x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 5 de 5
  • #1
    Usuário
    Entrada
    31/01/2008
    Local
    Lagoa/RJ
    Posts
    793
    Agradecimentos: 0

    Bosch DG Flex - Diesel + GNV




    Hoje o governo do Rio apresentou o ônibus movido a GNV + Diesel usando a tecnologia DG Flex da Bosch.
    Será que essa "moda" pega?
    Acho que servirá só pra coletivos urbanos mesmo.




    "Como funciona o sistema - O DG Flex permite que o motor passe a trabalhar com a mistura dos dois combustíveis (diesel e GNV), garantindo ao condutor a mesma potência e torque do veículo que circula apenas com diesel. Na mistura, a injeção do diesel é reduzida ao mínimo possível, mas permanece necessária, pois este combustível é o responsável pela queima do gás e manutenção da temperatura na câmara de combustão. A substituição do diesel, em certas condições de plena carga e rotação do motor, poderá atingir 90%. Já na ausência do GNV, o sistema de injeção de gás é automaticamente desligado e o motor passa a operar no modo diesel, conforme a regulagem original do veículo.

    Testes realizados mostram que veículos que receberam o sistema DG Flex Bosch apresentaram emissões totais inferiores às do motor original. A redução de particulados pode chegar até 75%, dependendo da aplicação e da condição de utilização, o que representa um grande ganho ambiental, já que os particulados são o principal agente poluidor encontrado nos corredores de ônibus e caminhões das grandes cidades. Desta forma, o DG Flex apresenta-se como opção viável para ser utilizado na frota já circulante de veículos comerciais do País.

    O sistema também representa ganhos em economia com combustível. Com o DG Flex rodando no modo diesel-gás, é possível chegar a uma economia de até 30%, levando-se em conta os preços ora vigentes. Além do uso do GNV, a operação com o sistema DG Flex também é possível com o Biodiesel (desde que dentro dos limites estabelecidos pelas normas brasileiras).

    Esses projetos desenvolvidos pela Bosch vêm ao encontro das exigências dos órgãos ambientais e governamentais para redução das emissões, principalmente nos grandes centros onde há grande concentração de poluentes. Ao mesmo tempo, essas tecnologias viabilizam soluções que contribuem para o desenvolvimento da matriz brasileira de combustíveis veiculares."


    Pra quem quiser saber mais:
    Rio lança primeiro ônibus flex GNV e diesel do país - O Globo
    Bosch do Brasil - Imprensa

  • #2
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    46
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Mas isso é exclusivo para motores eletrônicos...
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #3
    Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    36
    Posts
    5,369
    Agradecimentos: 30
    Não tem que me convença que o GNV é a solução...
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #4
    Tive o prazer de ajudar o desenvolvimento de alguns componentes deste sistema qdo trabalhei na bosch.
    O sistema é uma patente de um cientista caseiro australiano muito gente boa comprada pela bosch brasil.
    O sistema vem de encontro a economia de diesel e de redução de emissao para grandes frotas e principalmnte nos grandes centros. É totalmente controlado por computador e gera uma economia surpreendente.
    Sem chance de ser usado em picapes...o problema é o mesmo de sempre: custo do gas e o tamanho do cilindro. No caso de caminhoes/onibus são colocados 4 ou 8 cilindros sem problema. Na época custava cerca de 30 mil o kit DG.
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #5
    Usuário
    Entrada
    31/01/2008
    Local
    Lagoa/RJ
    Posts
    793
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Não tem que me convença que o GNV é a solução...
    Nem a mim! Tô fugindo de GNV. Já tive picape GNV, e embora funcionasse bem, nem todo lugar tinha GNV, a autonomia é pequena, perde caçamba, mais burocracia para renovar CRLV, etc.

    Mas pelo menos se os ônibus usarem GNV+Diesel, isso deve frear o aumento do consumo de diesel. Isso é bom. Deve diminuir as chances de aumento de preço do diesel. Já do GNV....

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Bosch Diesel-Gás & Diesel-Etanol
      Por carioca10 no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 6
      Última resposta: 03/10/2009, 21:11
    2. GNV/Diesel: Bosch DG Flex
      Por carioca10 no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 1
      Última resposta: 27/10/2008, 09:15
    3. Vendo BOMBA BOSCH diesel 1.9 / 2.0
      Por AdrianoJPX no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 1
      Última resposta: 03/05/2008, 01:02

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade