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Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de carioca10
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    Post Bosch Diesel-Gás & Diesel-Etanol




    Bosch apresenta novas alternativas bicombustíveis para motores diesel

    http://www.revistafator.com.br/ver_n....php?not=92968

  • #2
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    Opa! Vamos ver como fica.
    O motor diesel queima qualquer outro combustível, basta adaptar um sistema de injeção adequada ao combustível a ser injetado. O GNV é mais fácil pois pode ser injetado na própria admissão.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #3
    É o tão esperado FLEX DIESEL.
    E, se é Bosch é bom ! - Dizem: Nem tanto os cabos e as velas !!!

    Mas, não nos esqueçamos do FLEX OV
    (óleo vegetal). Cadê o FLEX OV ? Vamos ter que continuar improvisando ?

    Abs
    Anthon
    4X4 Brasil

  • #4
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    Menos os cabos e as velas né...

  • #5
    Usuário Avatar de Renato Fraga
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    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Opa! Vamos ver como fica.
    O motor diesel queima qualquer outro combustível, basta adaptar um sistema de injeção adequada ao combustível a ser injetado. O GNV é mais fácil pois pode ser injetado na própria admissão.
    Só não se esqueça que por conta da compressão e da ausência do controle da ignição, não é bem qualquer combustível que pode ser queimado ainda mais admitido pelo coletor, num motor de ciclo diesel.

    A injeção eletrônica veio pra colaborar mas se vale apenas para combustíveis líquidos.

    GNV fica difícil de ser injetado na câmara devido à pressão envolvida. Os motores que queimam GNV o fazem parcialmente, minimizando assim o consumo do Diesel. Nunca 100% de GNV. Se não me engano em Curitiba já tem Ônibus rodando com apenas 40% de Diesel e 60% de GNV.



    Abraços

  • #6
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    ...O GNV é mais fácil pois pode ser injetado na própria admissão...
    Num motor diesel não dá, não tem vela de ignição. O GNV deve ser injetado diretamente dentro da câmara de combustão...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #7
    Usuário Avatar de Renato Fraga
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    Pois é, mas já exise motor Diesel queimando GNV e pela admissão tal como num motor qualquer.

    O que não dá é pra queimar só GNV, apesar de existir um esquema de conversão mais complexo, que visa a troca dos cabeçotes, pistões, redução da taxa de compressão e adoção de sistema de ignição. É o chamado processo de OTTOLIZAÇÃO, que permite então uso de combustíveis misturados ao ar admitido. É um processo mais caro e sem "flexibilidade", pois só poderá usar um único tipo de combustível.

    Atualmente tem se estudado a alternativa dos motores "Diesel-Gas" que permite a adaptação de um Kit num motor convencional obtendo assim relativa economia e melhora nas emissões de poluentes. É "flexível" e não depende de uma produção específica.
    Assim o pouco de Diesel que é utilizado, faz o papel do ignitor e lembrem-se que a taxa usada para o Diesel é bem compatível com a taxa ideal para o GNV.

    Tem mais informações neste arquivo.

    Agora vejam pelo lado econômico que dificilmente isso será aplicável a nós simples mortais.

    Já tem tempos que em usinas de álcool, caminhões e demais máquinas diesel queimam álcool. E fica mais econômico só porque é só nessa modalidade que pode-se usar álcool a preço de custo, abastecendo direto na usina, sem passar pela refinaria. Portanto, abastecendo no posto essa conta deixa de ser vantagem.

    Já na frota de transporte urbano, fica a maior vantagem em usar parcialmente o GNV por causa da poluição.

    Portanto, pode ser uma revolução tecnológica, mas não vai trazer grandes benefícios à maioria dos motoristas.


    Abraços

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