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Convex Datacenter
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  • #1
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    Cambio 240v + flange da enfer + t-case da band




    A todos que colocaram esta configuração nos ENGESAS/CAMPER .

    Coloquei este conjunto ha 4 anos e funcionou beleza até então , o meu FLANGE da ENFER foi confeccionado em uma chapa de aço de +- 30mm de espessura , a que o CARLOS SIQUEIRA comprou da ENFER tb foi de alumínio fundido de aspecto não muito bonito .

    O ROGERIO ( ROGER NUNES ) que instalou as duas , a minha e a do CARLOS SIQUEIRA .

    Não entendí o pq que a ENFER mudou o material na produção do FLANGE .

    Mas a minha nunca deu nada e a do CARLOS SIQUEIRA qdo chegou no Rio de Janeiro , +- 10 dias depois começou a vazar muito óleo o que o deixou na mão , ele verificou lá no Rio mesmo que os parafusos de fixação haviam folgado e foi usado cola de rosca e bem apertado , como foi feito no meu , eu acredito que o alumínio deve ter deformado um pouco e agora o CARLOS SIQUEIRA não falou mais nada , foi apenas reapertado lá no Rio e não folgou mais .

    MAS AGORA no meu caso começou a vazar muito óleo na junção entre a CAIXA DE MARCHA e o FLANGE da ENFER .

    O ROGERIO retirou todo o conjunto para analizar o que possa ter acontecido , ele imaginou que tivesse ocorrido a mesma coisa que aconteceu na do CARLOS SIQUEIRA e para surpresa dele estava tudo OK , tudo apertado todas as juntas no lugar , retentores OK , eu qdo fui trocar o óleo do motor o cara me avisou que inha vazamento na caixa e completou com 2.750 ml na caixa de marcha e 1.500 ml na T-CASE ou seja foram 4.500 ml nas duas caixas , ou seja estava prativcamente vazia , SE NÃO VOU TROCAR O ÓLEO DO MOTOR , TERIA UM PREJUÍZO ASTRONOMICO .

    Mas 15 dias após , ontem deixei o ENGESA no ROGERIO e ele me disse que só tinha +- 1000 ml de óleo , vazou muito em 15 dias e ele não viu por onde o óleo saiu , viu sim mas não detectou por onde , sabe que foi entre o FLANGE da ENFER e a CAIXA DE MARCHA .

    O ROGERIO observou que na T-CASE da BAND tem uma CAVILHA NA DIREÇÃO DE UM ORIFÍCIO QUE TEM NA CAIXA DE MARCHA , ele acha que ESTE ORIFÍCIO NA CAIXA DE MARCHA é para que o óleo que sai da CAIXA DE MARCHA PELO ROLAMENTO DO EIXO TEM A FUNÇÃO DE RETORNAR ESTE ÓLEO A CAIXA DE MARCHA NOVAMENTE ATRAVES DESTA CAVILHA QUE TEM NA T-CASE .

    Ou seja : o óleo que sai da caixa de marcha pelo rolamento do eixo e retornaria a caixa de marcha pela cavilha ( depressão ) que tem na t-case , esta cavilha na t-case faria a comunicação entre a t-case e a caixa de marcha E NO FLANGE DA ENFER NÃO TEM ESTA CAVILHA PARA FAZER O ÓLEO QUE SAI PELO ROLAMENTO RETORNAR A CAIXA , CRIANDO ALÍ UMA PRESSÃO . Ele fará um rebaixo/cavilha no FLANGE da ENFER na direção do orifício da CAIXA DE MARCHA como tem na T-CASE da BAND .

    Saí de lá hoje cedo e não ví o resultado .

    O ROGEIRO me disse que irá fotografar tudo e postar aqui .

    O que ele ficou intrigado foi o pq que durou 4 anos sem vazar nada e esta vazando agora com tudo no lugar e tudo muito bem apertado .

    VAMOS AGUARDAR
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de FernandoPedro
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    Olá Dr. Guilherme, ótimo depoimento.

    A configuração do meu Engesa tb está assim, vou ficar de olho no tópico e tb no vazamento. Faz por volta de 3 anos que fiz esta adaptação, e ainda não tive nenhum problema, e espero que continue assim... rsss.

    Abs.

  • #3
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    Citação Postado originalmente por FernandoPedro Ver Post
    Olá Dr. Guilherme, ótimo depoimento.

    A configuração do meu Engesa tb está assim, vou ficar de olho no tópico e tb no vazamento. Faz por volta de 3 anos que fiz esta adaptação, e ainda não tive nenhum problema, e espero que continue assim... rsss.

    Abs.
    AMIGO FERNANDO PEDRO

    Como vc viu meu relato , no meu caso durou 4 anos sem nenhum problema .

    O que estou relatando é mais para que os amigos que tem esta configuração FICAREM MAIS ATENTOS AOS NÍVEIS DE ÓLEO DAS CAIXAS ( DE MARCHA E T-CASE ) .

    Não quer dizer que vcs terão tb este problema , MAS QUE TEM ESTA CAVILHA NA T-CASE NA DIREÇÃO DO ORIFÍCIO DA CAIXA DE MARCHA , ÍSTO TEM E NO FLANGE DA ENFER NÃO TEM , " DEVERIA TER " .

    É por ísto que o ROGERIO irá fazer esta CAVILHA NO FLANGE .

  • #4
    Usuário Avatar de Kim
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    17/10/2005
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    Minha contribuição.

    Dr. Rodou 4 anos sem problemas, certo?

    Então, verifique os respiros.

    Tive um problema sério de vazamento pelo retentor do diferencial traseiro.

    Vazava bastante, e trocava o retentor, vazava.

    Diagnóstico?

    Respiro obstruído!

    Limpei o respiro, e o óleo ficou na bolota do diferencial!

    Criava pressão interna quando andando, e o óleo saia pelo retentor.

    É a minha contribuição!

  • #5
    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Minha contribuição.

    Dr. Rodou 4 anos sem problemas, certo?

    Então, verifique os respiros.

    Tive um problema sério de vazamento pelo retentor do diferencial traseiro.

    Vazava bastante, e trocava o retentor, vazava.

    Diagnóstico?

    Respiro obstruído!

    Limpei o respiro, e o óleo ficou na bolota do diferencial!

    Criava pressão interna quando andando, e o óleo saia pelo retentor.

    É a minha contribuição!
    Dr. Guilherme isso que o kim disse e uma otima observação, se tiver com algum ponto entupido a pressão aumenta muito, em alguns casos danifica o retentor ou junta . Outra observação e a questão do oleo, será que colocaram o oleo correto ? Vou ficar atento tambem porque vou colocar uma flange desta no meu jipe .
    Abraço a todos.

  • #6
    Usuário Avatar de MaGao
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    Gruilherme,

    Meu irmão usa essa config e não vaza nada.. nem baixa nada.. ta tudo normal.. o problema do meu irmão é somente a solda da engrenagem que nenhum torneiro acertou aqui fazer.. ja mandei pra rota4x4 a engrenagem pra eles soldarem e mandarem pra ca..

    Abraços,

  • #7
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    KIM E OUTROS

    Todos os respiros estão desobstruídos , sem problema neste aspecto inclusive dos diferenciais , todos revisados e reconfirmados agora , todos desobstruídos .

    Qdo coloquei aqui é pq é coisa nova acontecendo , lembrando que todos os retentores estão OK intactos , é coisa nova mesmo , o ROGERIO irá colocar fotos ainda pra vcs verem .

    MAGAOZINHO , como falei , o meu tb nunca vasou nada , mas agora não vasa , entorna quase todo o óleo das caixas em 10 dias de após ter completado , chega a lavar o chassi e sujar a traseira do ENGESA com os respingos que é sugado pelo vácuo que forma atras do jipe .

    VAMOS AGUARDAR O ROGERIO SE MANIFESTAR , pq não estou acompanhando o serviço para dizer mais alguma coisa .

    Não estou plantando terrorismo a respeito do FLANGE da ENFER , é só um alerta pra vcs ficarem de olho no nível de óleo das caixas .

    A MANEIRA MAIS SIMPLES QUE OBSERVO QUE ESTA VASANDO ÓLEO POR BAIXO ( CAIXAS E/OU DIFERENCIAL ) É QDO VEJO RESPINGOS DE ÓLEO NA TRASEIRA DO JIPE . NÃO TEM ERRO , SE ÍSTO ACONTECER COM VCS DA UMA CHECADA NO NÍVEL DO ÓLEO E OLHE DE ONDE QUE ESTA VASANDO , É SIMPLES .
    4X4 Brasil

  • #8
    Usuário Avatar de CARLOS SIQUEIRA
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    25/07/2006
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    Guilhermão, o susto é grande mesmo. O meu kit foi comprado na PIRADIESEL, indicada aqui no forum e não da ENFER, realmente a flange de alumínio apresentou folga depois de quase um ano montada. Isto aconteceu na semana do último encontro em Ibitipoca, ainda bem que antes da viagem, caso contrário daria M. A causa provável, teria sido a falta de arruelas de pressão nos parafusos, o que permitiu a flange, por ser de alumínio, "trabalhar", folgando os mesmos. Depois de revisto, ficou tudo nos "trinks", mas sempre verifico o nível.

    []'s
    EE4 F1 Q20bTD 86/D 44(3,07)flut.+bloq.+disco nas 4BBS+BF33"/ct Band:"MULO"
    Hilux SW4 3.0 TD 2000:"CRIÔLA" QRA - PU1MUL
    arieuqisolrac@gmail,com

  • #9
    Usuário Avatar de JOÃO R.
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    Tenho essa configuração, mas não sei qual é a minha flange, pois já comprei o engesa assim... como faço pra saber qual é a minha flange????
    Ah, e o meu baixava o óleo, mas era o retentor da saída do cardã traseiro e o local da cebolinha do 4x4, que vazava muuuuuito.... conclusão: tirei a cebolinha, que nunca funcionava e tampei o local com solda amarela e troquei o retentor... e hoje não vaza mais nada.
    Toyota Hilux 4x4 Aut. 2011 - REBOCADORA
    Engesa F1 86 Q20B Turbo Diesel - LAGARTAURO

  • #10
    Usuário Avatar de Beto Murad
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    Uso a flange da Enfer há um ano, até agora tudo tranquilo. Mas como o Guilherme afirmou, no dele só começou a vazar a partir do 4o ano. Uma perguntinha Guilherme, a sua T-case é da caixa de 4 ou de 5 marchas?
    Engesa FI - Tucandeira - TD27 + Tcase ToyBand + Full Lock + 75% diant. + Work 15000 lb
    F-250 CS 4x4 2008
    Ex CJ-5 - X-Tudo

  • #11
    Usuário
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    Citação Postado originalmente por Beto Murad Ver Post
    Uso a flange da Enfer há um ano, até agora tudo tranquilo. Mas como o Guilherme afirmou, no dele só começou a vazar a partir do 4o ano. Uma perguntinha Guilherme, a sua T-case é da caixa de 4 ou de 5 marchas?
    CARO BETO MURAD

    Confesso que não sei te responder , pois as duas são muito parecidas externamente , qdo comprei a pessoa que me vendeu tb não sabia informar , pois ele havia pego como parte de um pagamento de um negócio feito , o ROGERIO meu meca/professor desmontou varias vezes para revisar e trocar retentores e um pino interno não se ele saberá dizer .

    Mas na caixa tem um orifício e na T-CASE tem uma cavidade na mesma direção do orifício para que o óleo que sai da caixa pelo rolamento , retorne a mesma por esta cavidade da T-CASE e orífício da caixa .

    Deve causar algum problema com o decorrer do tempo a ausencia desta canaleta na flange de adaptação da T-CASE da BAND , pois sem esta cavidade na flange o óleo que sai da caixa não tem como retornar a mesma .

    Com o ROGERIO observar este detalhe e ao inspecionar o vazamento de óleo da caixa e viu que foi entre a caixa de marcha e a flange , ele aproveitou e fez a cavidade na flange na mesma posição que tem na T-CASE .

    Vamos usar agora por mais 4 anos e ver se vai acontedcer de novo , acredito que não , mas tudo é possível né ??????????
    4X4 Brasil

  • #12
    Usuário Avatar de franzlana
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    Guilherme.
    4 anos sem vazar e agora vazando? Não é esta cavidade não. Sua carcaça não tá trincada não?

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