A todos que colocaram esta configuração nos ENGESAS/CAMPER .
Coloquei este conjunto ha 4 anos e funcionou beleza até então , o meu FLANGE da ENFER foi confeccionado em uma chapa de aço de +- 30mm de espessura , a que o CARLOS SIQUEIRA comprou da ENFER tb foi de alumínio fundido de aspecto não muito bonito .
O ROGERIO ( ROGER NUNES ) que instalou as duas , a minha e a do CARLOS SIQUEIRA .
Não entendí o pq que a ENFER mudou o material na produção do FLANGE .
Mas a minha nunca deu nada e a do CARLOS SIQUEIRA qdo chegou no Rio de Janeiro , +- 10 dias depois começou a vazar muito óleo o que o deixou na mão , ele verificou lá no Rio mesmo que os parafusos de fixação haviam folgado e foi usado cola de rosca e bem apertado , como foi feito no meu , eu acredito que o alumínio deve ter deformado um pouco e agora o CARLOS SIQUEIRA não falou mais nada , foi apenas reapertado lá no Rio e não folgou mais .
MAS AGORA no meu caso começou a vazar muito óleo na junção entre a CAIXA DE MARCHA e o FLANGE da ENFER .
O ROGERIO retirou todo o conjunto para analizar o que possa ter acontecido , ele imaginou que tivesse ocorrido a mesma coisa que aconteceu na do CARLOS SIQUEIRA e para surpresa dele estava tudo OK , tudo apertado todas as juntas no lugar , retentores OK , eu qdo fui trocar o óleo do motor o cara me avisou que inha vazamento na caixa e completou com 2.750 ml na caixa de marcha e 1.500 ml na T-CASE ou seja foram 4.500 ml nas duas caixas , ou seja estava prativcamente vazia , SE NÃO VOU TROCAR O ÓLEO DO MOTOR , TERIA UM PREJUÍZO ASTRONOMICO .
Mas 15 dias após , ontem deixei o ENGESA no ROGERIO e ele me disse que só tinha +- 1000 ml de óleo , vazou muito em 15 dias e ele não viu por onde o óleo saiu , viu sim mas não detectou por onde , sabe que foi entre o FLANGE da ENFER e a CAIXA DE MARCHA .
O ROGERIO observou que na T-CASE da BAND tem uma CAVILHA NA DIREÇÃO DE UM ORIFÍCIO QUE TEM NA CAIXA DE MARCHA , ele acha que ESTE ORIFÍCIO NA CAIXA DE MARCHA é para que o óleo que sai da CAIXA DE MARCHA PELO ROLAMENTO DO EIXO TEM A FUNÇÃO DE RETORNAR ESTE ÓLEO A CAIXA DE MARCHA NOVAMENTE ATRAVES DESTA CAVILHA QUE TEM NA T-CASE .
Ou seja : o óleo que sai da caixa de marcha pelo rolamento do eixo e retornaria a caixa de marcha pela cavilha ( depressão ) que tem na t-case , esta cavilha na t-case faria a comunicação entre a t-case e a caixa de marcha E NO FLANGE DA ENFER NÃO TEM ESTA CAVILHA PARA FAZER O ÓLEO QUE SAI PELO ROLAMENTO RETORNAR A CAIXA , CRIANDO ALÍ UMA PRESSÃO . Ele fará um rebaixo/cavilha no FLANGE da ENFER na direção do orifício da CAIXA DE MARCHA como tem na T-CASE da BAND .
Saí de lá hoje cedo e não ví o resultado .
O ROGEIRO me disse que irá fotografar tudo e postar aqui .
O que ele ficou intrigado foi o pq que durou 4 anos sem vazar nada e esta vazando agora com tudo no lugar e tudo muito bem apertado .
VAMOS AGUARDAR