x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 20

RPM Ideal para Estrada HSD 2.5?

Estava lendo a discussão aqui no fórum sobre os motores higt e low speed.
    Possuo uma Engesa com motor HSD 2.5, e gostaria de saber qual o giro do motor ideal para viagens longas sem comprometer durabilidade e consumo.

Obrigado a todos.

Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Agradecimentos: 0
    Coloque exatamente na metade do giro entre o torque máximo e a potência máxima especificada para esse motor. Pelo menos é o que todo dono de Sprinter faz e dizem que funciona. Eu fazia assim na minha S-10 2.5.

Eriksom

Usuário
    Entrada
    09/12/2004
    Local
    Varginha - MG/MG
    E quanto era o da sua s-10 2.5?esse motor eh o mesmo da blazer turbodiesel?
    abraços

Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    2.500 rpm, forçando um pouco mais nas serras - 2.800/3000 rpm.

Eu tive de andar uns 200km para sair dos Lençois Maranhenses em direçao a Tutóia, o tempo inteiro com o pé embaixo (3500rpm em 1 e 2a.) e era obrigado a parar em cumes de areia dura a cada 20 minutos, pois o motor fervia.

O Maxion 2.5 equipava as antigas S-10, as Ranger e as Land. É o pior motor a diesel produzido no Brasil, na minha experiência e opinião. Os atuais são o MWM 2.8, mais robustos, mas não o suficiente. Eu prefiro os Toyota 14B ou os Maxion S4T (a Maxion só sabe fazer motor decente se for de grande porte, o que ela faz nos EUA)

Eriksom

Na 110 acho que são 1700 o troque e 4500 a maxima.
    O que daria 3000 na sugestão feita aqui.
    Na cidade vou normalmente até 2000, quando preciso esticar um pouco até 2500 e quando estico muito 3000, mas nunca 3000 em primera.
    Na estrada troco normalmente aos 2500, quando preciso esticar um pouco até 3000 e quando estico muito 3500 (normalmente só em retomadas no pedagio), mas nunca 3000 ou mais em primera ou segunda.
    A 120 km/h fica em 3000 rpm em quinta marcha. Acho um pouco exagerado e o torque cai com a rotação mais alta, mas acho que pode manter numa boa.
    A pressão do turbo fica normalmente no 1 kg no plano a 120 km/h (pisando fundo o máximo chega a 1,1 kg).

Usuário Avatar de GuTo_Cerulli
    Entrada
    14/08/2004
    Agradecimento: 1
    Ptza,

Esse motor é bem...safado. Antes de roubarem a minha Ranger (motor 2.5 diesel cabine dupla) andei bastante com ela, na estrada...a 100 KM/h a rotação era de 2.500a 2.700, com quase 1kg na turbina, nunca passou de 1,2 Kg, e a velocidade só 160 Km/h com o pé furando o assoalho a uns 4.000 e poucos RPM.
    O maior sofrimento é nas subidas...do 2.5 pro 2.8 tem um diferença asurda...MAs o píor mesmo é ouvir o barulho do motor o tempo inteiro...

A escolha pela adaptação do Maxion 2.5 se deu por basicamente dois motivos: Preço e pelo motor ser silencioso.
    Na minha opinião ele é silencioso mesmo, eu acho que ficou legal.
    A minha duvida é com relação ao desempenho e velocidade de cruzeiro.
    Meu Jeep está com as relações originais do diferencial (4,89) pneus Bf 33" e cambio com da 5º over drive de 0,81.
    Será que com essas configurações o comportamento em estradas vai ficar parecido com uma ranger, s 10, land rover ou outros que também utilizam esse motor?
    A intençào é fazer viagens longas em que o desejavel é manter uma velocidade média entre 100 e 120 km/h, será possivel?

Agradeço as respostas e a participaçào de todos nesse tópico.

Acho que não pela suspensão!

Wallace e outros;

Acho que por eu disponibilizar de amortecedores rancho a suspensão chega a ficar razoavel na estrada.
    A minha preocupaçào é com relação ao giro do motor, diferencial 4,89, e relação da 5º de 0,81.
    Com esse conjunto de relações é possivel andar entre 100 e 120 em viagens longas?

Wallace e outros;

Acho que por eu disponibilizar de amortecedores rancho a suspensão chega a ficar razoavel na estrada.
    A minha preocupaçào é com relação ao giro do motor, diferencial 4,89, e relação da 5º de 0,81.
    Com esse conjunto de relações é possivel andar entre 100 e 120 em viagens longas?

Usuário Avatar de GuTo_Cerulli
    Entrada
    14/08/2004
    Agradecimento: 1
    Rafael,

Acho que vai ser possível, mas, a única limitação fica pela suspensão mesmo...será que chega a ser um problema? Mas que vai ficar um putsa Jipe isso vai...

120 ou mesmo 100 é muito rápido para quase todos os jipes 4x4.
    Quando o asfalto é perfeito tudo bem, mas pega um bom buraco, desnivel na pista ou curva...
    Na Land que é alta não gosta nada de curvas ou de movimentos rapidos na direção, buracos preocupa mas até encara bem sem grandes desvios de trajetoria.
    A Cherokee Sport devora curvas para um 4x4, mas tem que ser bom para não se perder em movimentos rápidos, Bill, Edvado e Regis pode confirmar isso de um desvio rapido que tive que fazer uma vez
    Mas os feixes traseiros da Cherokee Sport acabam causando desvios de trajetoria quando se pega burraco grande em uma unica roda traseira ou em alguns tipos de desnivel.
    Num CJ com feixes em ambos o eixos a coisa deve ficar pior.

Já a relação tem que calcular, mas acho que vai dar os 3000 a 120.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. GM Tracker.
      Por mpsouza no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 4348
      Última resposta: 03/06/2025, 18:56
    2. Trilha do Telegrafo
      Por Rodrigo Lopes no fórum Trilhas
      Respostas: 263
      Última resposta: 03/10/2018, 16:30
    3. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26