x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 20 de 20

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13

No HSD 2.5, a rotação ideal para viagens longas é 3000 rpm, dá os 117 km/h, mas raramente eu sigo isso, sempre acabo andando nos 3500, 3700 rpm.
    O torque máximo fica nos 3500 rpm, e a faixa rubro avermelhada começa nos 3800 rpm, é só olhar no painel das F1000 HSD, pois na Ranger é tudo preto. Se fincar o pé ela morre nos 160 km/h a 4000 rpm onde entra a faixa vermelha contínua, mas só passa desse giro se tiver a favor de vento forte ou na descida. As ranger 3.0 andam mais devido a caixa mais longa assim como as S-10 que demoram mais mas também páram nos 4000 rpm em 5a marcha porque a bomba corta o combustível. Para passar de 4000 rpm só em primeira marcha ou com o motor solto que vai até 4500 rpm, em segunda também estaciona nos 4000.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Citação Postado originalmente por Wallace
    Bill, Edvado e Regis pode confirmar isso de um desvio rapido que tive que fazer uma vez .

foi soda mesmo.............

Abraços,

Citação Postado originalmente por billj
    Citação Postado originalmente por Wallace
    Bill, Edvado e Regis pode confirmar isso de um desvio rapido que tive que fazer uma vez .

foi soda mesmo.............

Abraços,
    He he foi o dia que uólace foi ver o submarino e o gringo perdeu a fala por 1/2 hora

Rafael, entra neste site:
    http://www.picapesgm.com.br
    Vá na seção dicas e cálculo de marchas.
    Coloque as mediads de pneus, relação, etc que vai te dar uma tabela legal.

Edintruder e outros;

Putz, não imaginava que dava pra andar o tempo todo nessa faixa de giro entre 3.500 e 3.700, e com relação ao consumo como fica?
    Com esses numeros acho que meu jeep vai andar legal, assim não preciso mexer nas relações do diferencial, já que são originais, legal!!!!

Como eu estarei de jeep, e é claro que a estabilidade é outra, andar a 100, 110 e em algumas descidas e ultrapassagens chegar a 120, está legal

Entrei no site para calcular a velocidade, só não sei como colocar as alturas e largura do pneu, uso o bf 33"..........

Obrigado a todos.....

Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Agradecimentos: 0
    Rafael

Eu acho que houve erro de digitação, pois eu não acredito que você consiga andar mais do que meia hora com o motor nessa rotação de 3,5 a 3,7 mil rpm

Rotação de torque máximo é quando o motor produz o máximo de força (medida em kgfm, Nm, entre outras), ou quando atinge o volante do motor atinge a velocidade inercial, seja lá o que isso quer dizer
    Rotação de potência máxima é mais alta (medida em cv ou hp, entre outras), e é dada pela limite de capacidade do motor em realizar trabalho, idem ao anterior.
    OUTRA coisa é rotação máxima, que é dada pelo máximo giro possível do motor, definido pela sua configurção mecânica, material usado, virabrequins, material e tamanho de bielas, válvulas etc.

Para calcular velocidade em cada rotação é simples, matemática básica

A= Altura do pneu
    D= relação do diferencial
    M= relação da marcha usada
    Pi = 3,1416

Multiplique A por Pi e você terá o perímetro do seu pneu, ou seja, quantos metros ele roda em 1 volta.
    Depois divida 1.000 pelo número encontrado e você terá quantas voltas o pneu terá de dar para rodar 1.000m.
    Depois multiplique esse valor por D e você terá quantos rpm tem de ser gerados na saída da caixa para rodar a 01km/MINUTO (60km/h)
    Depois multiplique pela relação da marcha desejada para saber em quantos RPM o motor tem de estar para rodar a 01km/MINUTO naquela marcha.
    Depois .......

Ah, sim! Um pneu 33 tem 33 polegadas de altura, pode variar um pouco por causa do tamanho dos gomos. Já um 285/75R15 tem [(285mm*2*0,75)+15 polegadas].

Eriksom

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Rafael

Eu acho que houve erro de digitação, pois eu não acredito que você consiga andar mais do que meia hora com o motor nessa rotação de 3,5 a 3,7 mil rpm
    Não houve erro nenhum!

Putz, não imaginava que dava pra andar o tempo todo nessa faixa de giro entre 3.500 e 3.700, e com relação ao consumo como fica?
    Sem problemas. Viajei trechos de 385 Km com velocidades médias de 145Km/h com 5 ocupantes mais bagagem com um consumo de 8,9Km/l e RPM sempre acima de 3500.

O HSD tem uma resistência e performance muito elogiáveis por sinal. O que se sente é que quando passa dos 3500 rpm as retomadas e desempenho caem bastante e finaliza nos 4000 rpm onde entra na faixa vermelha contínua acima da rpm de potência máxima que fica em 3800 rpm.
    A última vez que peguei estrada viajei de Rio Grande ao Chuí 245 km em 1h e 45 min, mantendo velocidades constantes de 150 km e chegando em vários trechos a andar a 160 km/h (vel máxima) porém nesse regime com o pé colado o ponteiro do combustível baixa vertiginosamente! Na volta vim na manha pois voltei pela beira da praia até o Cassino.
    Faz um tempinho que eu ando com a bomba injetora com uma volta a mais no óleo diesel e com a válvula Waste Gate isolada (não abre) !
    Em rotações muito baixas fumaceia preto, mas em rpm mais altas ela some.
    A Vel máxima não aumentou pois a bomba corta o diesel nessa rpm quando entra no vermelho, mas as retomadas melhoraram muito.
    No dia 21 de maio vou voltar ao Chuí para o casamento do meu irmão... mais uma usinadinha no HSD!

Quem diz que não agüenta é porque nunca teve um, não conhece ou é puxa saco do MWM!

Só para explicar melhor, eu não ando sempre esmerilhando, no dia a dia eu ando feito um velho, pois tem muito buraco aqui no balneário, troco as marchas sem embreagem engatando todas elas na lenta do motor, e a minha esposa anda mais que eu com a caminhonete, o caso é só estrada, em terrenos arenosos ou lamacentos mesmo! Ah! E de vez em quando numa sinaleira...
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Agradecimentos: 0
    Edintruder,

Você tem toda a razão, ... se não puder ajudar, atrapalhe

Como eu NUNCA tive MWM, só dirigi veículos que o usam. Agora, entre nós, fala sério, do Rio Grande ao Chuí a 150km/h, só com vento a favor. (eu já andei muito por aí a trabalho e sei da força do ventos).

Sua sugestão realmente funciona, o motor pega mais torque (velocidade final maior só se você alongasse o diferencial ). Agora, eu não faria isso, pois como eu rodo muito em viagens (a de férias foram 8 mil km), esse motor não aguentaria 150 mil km. Para ser verdadeiro, a minha s-10 eu vendi rapidinho com 120 mil km, morrendo de medo que ela explodisse o motor.

Volto ao que escrevi: depende do uso que se faça, o motor pode ser adequado. Para viagens como você descreve, os pequeninos são bons (ou ótimos).

Para uso misto (trilhas médias/pesadas + viagens longas), eu prefiro o Toyota 14B, que alia robustez e versatilidade, ou um Cummins que eu uso todo dia e gosto (talvez em trilha ele não funcione bem, nunca testei, pois a merda do Dodge Ram é pesada e larga pra k7).

Agora, se eu só fizesse trilhas pesadas (e eventualmente viagens), não tenha dúvidas, tascaria um 4 ou 6 bocas de opala e seria muito feliz.

Eriksom

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. GM Tracker.
      Por mpsouza no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 4348
      Última resposta: 03/06/2025, 18:56
    2. Trilha do Telegrafo
      Por Rodrigo Lopes no fórum Trilhas
      Respostas: 263
      Última resposta: 03/10/2018, 16:30
    3. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26