x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 32
    Usuário
    Entrada
    07/12/2009
    Local
    Resende/RJ
    Agradecimento: 1

Question Barulho no motor da SW4

Pessoal, minha hilux SW4 2001 3.0 TD, tem 133.000km quando liga de manha cedo faz um barulho no motor tipo um chocalho depois de uns 2 minutos para o barulho, mesmo sem o motor ter atingido a temperatura ideal, isto é normal ??? seriam as válvulas ??? tem alguma regulagem a ser feita ???
    Obrigado pela ajuda.
    Abraços.
    Carlos Feitosa.
    LAND CRUISER PRADO 2009
    EX - SW4 3.0 TD 2002

Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Agradecimentos: 186
    Citação Postado originalmente por feitosac Ver Post
    Pessoal, minha hilux SW4 2001 3.0 TD, tem 133.000km quando liga de manha cedo faz um barulho no motor tipo um chocalho depois de uns 2 minutos para o barulho, mesmo sem o motor ter atingido a temperatura ideal, isto é normal ??? seriam as válvulas ??? tem alguma regulagem a ser feita ???
    Obrigado pela ajuda.
    Abraços.
    Pela quilometragem e tipo de carro, não é problema do motor propriamente dito.
    Todavia, seria o caso de verificar pressão do óleo e filtro, para ver se não há perda de capacidade de lubrificação.
    E boa sorte!

Usuário
    Entrada
    07/12/2009
    Local
    Resende/RJ
    Obrigado Glaicon, óleo e filtro foram trocados tem 200km, sao novos , a lampada do painel apaga normalmente, só notei que o óleo esta um pouco acima do máximo talvez 1/2 litro, não sei se pode ser isso ????
    Abraços,
    Carlos Feitosa.
    LAND CRUISER PRADO 2009
    EX - SW4 3.0 TD 2002

Usuário Avatar de dpab
    Entrada
    04/06/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 5

Feitosa,

Leia o texto abaixo:

Nível de óleo do motor acima do recomendado

O problema que se tem é um só: excesso na pressão de óleo. O sistema de lubrificação é dimensionado para uma certa quantidade média de óleo, de modo que o óleo seja bombeado e retorne dentro de um certo tempo. Mas a bomba de óleo tem uma capacidade de recalque maior que essa velocidade de aspersão e retorno do óleo, e com isso, acaba aspirando um pouco de ar prá dentro do circuito de lubrificação. Isso é intencional, pois o ar aspirado funcionará como um amortecedor de pressão, impedindo que a pressão possa atingir picos que rompam retentores e vedações, além de criar borrifos nos bicos de lubrificação, ao invés de lançar o óleo em forma jato compacto, que é menos eficiente em distribuir o lubrificante.
    Se o nível do óleo ficar acima do nível indicado, a bomba de óleo recalcará o excesso de lubrificante ao invés de aspirar ar, elevando a pressão e criando jatos de aspersão, podendo danificar retentores e facilitar a queima de óleo através da aspiração das hastes das válvulas e do excesso na parede do cilindro não controlado pelo anel de óleo do pistão.

Autor: Gryphon

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 10
    Obrigado pela ajuda.
    Abraços.
    CARO AMIGO FEITOSA

Realmente teria que verificar a pressão da bomba de óleo , mas pela minha experiencia este barulho , não é bom sinal infelizmente .

Este barulho é característico de qdo existe falta de lubrificação inicial + pequena folga nos casquilhos fixos e móveis .

Aí ao invez de ajudar , acabo colocando minhoca em sua cabeça , como vc comprou esta SW4 de 2ª 3ª mão , vc acaba não sabendo o que fizeram com ela antes , como por exemplo a respeito do velocímetro , não estou afirmando que foi adulterado , mas existe a possibilidade .

Na minha opinião vc teria que levar ela num EXPERT em motores a díesel para te dar uma opinião mais correta , aqui em Campos tem o mecanico que fez o motor da minha e tenho muita confiança nele , é um coroa +- 70 anos e já foi para Argentina se aperfiçoar , é muito criterioso , valeria até a pena em vc vir aqui para pegar uma opinião com ele .

Como vc tem que vir aqui esporadicamente , poderia ír neste mecanico , mas este barulho tenho certeza que não impedirá de vc andar com ela por um bom tempo , abaixa óleo de uma troca para outra ?

ABRAÇO
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    07/12/2009
    Local
    Resende/RJ
    Obrigado Dpab e Guilherme,
    Bom esclarecendo um pouco mais, o barulho só faz se o carro ficar sem uso uns 3 dias, de um dia pro outro não tem o barulho, só preciso completar 0,5 lt de óleo depois dos 4.000km rodados, troco óleo e filtro a cada 5.000km, uso Top Turbo da Petrobras.
    Como faço pra medir a pressão da bomba de óleo ????
    Abraços.
    Carlos Feitosa.
    LAND CRUISER PRADO 2009
    EX - SW4 3.0 TD 2002

Usuário Avatar de Leonardo Dic
    Entrada
    01/05/2004
    Local
    Sorocaba/SP
    Agradecimentos: 4
    Esse motor tem tuchos hidráulicos ? Se for ta com cara que eles estão descarregando por ficar parado por mais tempo. Aí até carregar de novo faz o barulho.
    Leonardo Diccini
    Blazer "Chalana"
    Exs: Land Cruiser HDJ80, Hilux CD 95 TDI, Band 14B TDI, JPX 2.5TDI Mit, Niva 1.8AP

Usuário
    Entrada
    04/11/2005
    Local
    82825375764/OUTRO PAÍS
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Leonardo Dic Ver Post
    Esse motor tem tuchos hidráulicos ? Se for ta com cara que eles estão descarregando por ficar parado por mais tempo. Aí até carregar de novo faz o barulho.
    Leoanardo esse motor 1KZT usa tucho mecânico.
    Como disseram os nssos amigos acima, o melhor é medir a pressão de óleo. Na minha eu adaptei um T, junto com o interruptor de óleo original, que é facilmente encontrado em casa de conexões.

O que pode estar acontecendo, porém não estou afirmando, é uma possível folga de válvulas. A minha estava assim. Ficava parada uns 3 dias parada e o motor fazia o tal barulho. Preocupado fui logo medir a pressão da bomba de óleo, que estava normal.
    Então no meu caso, resolvi fazendo a correção das folgas de válvulas mais a troca dos tuchos. É um serviço fácil de fazer, porém requer ferramentas especiais tais como micrometro para medida a espessura da pastilha da válvula e um calibre de lámina para medição da folga, as demais ferramentas são as normais.

No meu caso, de tanto a pastilha bater no tucho, acabou desgastando o ressalto que tem no tucho que fica em contato com a pastilha, como eu tinha desmontado, acabei trocando os tuchos também.
    Resultado: O motor agora está sem nenhum barulho, parece barulho de zero km.

Obs.: Lembrando que a pressão do óleo tem que ser medida com o carro em temperatura normal de funcionamento. Quando o carro está frio a pressão fica muito elevada e na medida que o carro vai esquentando a pressão diminui até atingir o que determina o fabricante.

Espero ter ajudado.

Abraços,

Rubens

Usuário
    Entrada
    07/12/2009
    Local
    Resende/RJ
    Ok, Rubens ajudou sim, qual a pressão da bomba de óleo na temperatura normal de funcionamento ???
    Abraços.
    Carlos Feitosa.
    LAND CRUISER PRADO 2009
    EX - SW4 3.0 TD 2002

Usuário
    Entrada
    04/11/2005
    Local
    82825375764/OUTRO PAÍS
    Carlos,

Segue abaixo as informações solicitadas:

Em macha lenta = 0.3 kgf/cm2, 4.3 psi, 29 kPa ou mais
    Com 3000 rpm = 2.5 kgf/cm2, 33 psi, 245 kPa ou mais

Abraços,

Rubens

Usuário
    Entrada
    07/12/2009
    Local
    Resende/RJ
    Rubens,
    Obrigado pelas informações.
    Fui ontem em uma Retifica aqui de Resende e a pressão apresentada foi de 1,5 a 2kg/cm2, cheguei ja com o motor quente, só que depois de algum tempo caiu para 1kg/cm2, fiquei intrigado mas pela suas medidas esta normal, o cara da retifica disse que tambem esta normal, só que o ponteiro do relógio fica variando entre 1,5 e 2 a maior parte do tempo, é normal esta variação ou tem que ficar parado ??? ai ele falou que tem uma valvula equalizadora de pressão na base do filtro de óleo, fui no meu mecanico, ele tirou a valvula e ela aparentemente tem um leve desgaste no copinho que vai na ponta da mola, pode ser isso ???? ( meu mecanico nao é especializado em Hilux, ele sempre mexeu na minha Band), liguei para a Toyomec no Rio, eles são especializados em Toyota, e o chefe da oficina disse que pode ser despressurização nos bicos injetores ai da o barulho ate encher de diesel, pode ser filtro de diesel ou n problemas no sistema de injeção. agora tenho duas linhas de pesquisa totalmente diferentes.
    Abraços.
    Carlos Feitosa.
    LAND CRUISER PRADO 2009
    EX - SW4 3.0 TD 2002

Usuário
    Entrada
    04/11/2005
    Local
    82825375764/OUTRO PAÍS
    Rubens,
    Obrigado pelas informações.
    Fui ontem em uma Retifica aqui de Resende e a pressão apresentada foi de 1,5 a 2kg/cm2, cheguei ja com o motor quente, só que depois de algum tempo caiu para 1kg/cm2, fiquei intrigado mas pela suas medidas esta normal, o cara da retifica disse que tambem esta normal, só que o ponteiro do relógio fica variando entre 1,5 e 2 a maior parte do tempo, é normal esta variação ou tem que ficar parado ???
    Carlos respondi pelo e-mail. Qualquer dúvida é só avisar.

Abs,

Rubens

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem