x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 34
    Usuário
    Entrada
    27/02/2011
    Agradecimentos: 0

Question como usar tração 4x4 na SW4 97 / 98 ?

Caros colegas, comprei meu 1º carro 4x4, uma SW4 97 / 98 com 196.000 Km e estou muito satisfeito, contudo, não sei usar a tração manual 4x4, olhei o manual dela e não há informações suficientes.
    Por favor, alguém poderia me dar orientação de como usar H2, H4, N e L4 ? Obrigado e abraço a todos que adoram este novo espírito sob 4 rodas

olá amigo!

estranho que nao encontrou as informacoes no manual.. elas estao todas la!
    mas resumindo...
    H2 - "high 2" uso no dia a dia, tracao nas 2 rodas trazeiras podendo ser usada em altas velocidades
    H4 - "high 4" uso em situacoes como chuva na estrada, estrada de chao.. garante mais estabilidade ao carro.. tracao nas 4 rodas podendo ser usado em altas velocidades
    N - neutro, o carro nao anda mesmo com a marcha engatada
    L4 - "low 4" a famosa reduzida, nao deve ser utilizada em altas velocidades (máx. 60 km/h) situacoes onde requer muita forca do motor

para mudar de um pra outro tem os detalhes no manual mas é basicamente o seguinte:

de H2 para H4 - com o carro em "baixa" velocidade (até uns 50 km/h) e de preferencia com o volante reto pare de acelerar (pode ser com a marcha engatada) movimentando a alavanca para a posicao H4, após engatar pode voltar a acelerar normalmente deverá acender uma luz verde no canto direito do painel

de H4 para H2 - a mudanca pode ser realizada a qualquer velocidade com as mesmas etapas (volante reto pare de acelerar, mude a alavanca para H2 e continue a dirigir normalmente) a luz verde deve apagar do painel

de H2/H4 para L4 - o carro deve estar a velocidade baixissima ou parado (eu recomendo parado), com o volante reto mude a alavanca para L4 e continue dirigindo normalmente, a luz verde deve acender no painel

de L4 para H2/H4 - mesmos procedimentos descritos acima

tentei ser claro, mas como falei no manual tem tudo detalhado (e as as velocidades de uso tambem)

seja feliz com a viatura
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    27/02/2011

Muito obrigado, red_camel

Valeu, mesmo.
    Tinha principalmente dúvidas, quanto a posição N (afinal serve para deixar parado, travado ?! )
    Abraço e estou muito satisfeito com minha 1ª viatura.

Usuário Avatar de Léo Gameiro
    Entrada
    08/06/2010
    Local
    Campo Grande/MS
    N é Neutro, livre de tudo! Utilize somente qdo vc estiver sendo rebocado (de quebrado, não de atolado)! Caso ao contrário, nem use!

Usuário Avatar de Pitão
    Entrada
    08/04/2005
    Local
    Sampa City/SP
    FDias,

só um alerta: as SW 97/98 não possuem diferencial central, portanto, evite utilizar H4 ou L4 em pisos com boa aderência (asfalto, por exemplo). Ainda que conste no manual o uso de H4 em asfalto molhado, eu evitaria.

Sem o diferencial central, não há compensação nas curvas entre as diferentes velocidades do eixo dianteiro e traseiro, forçando desnecessariamente os componentes da caixa de transferência.

Procure acionar o H4 sempre que possível para manter o sistema de tração dianteiro lubrificado.

[ ]s
    Henrique Pitão

Boa colocação a do Pitão

lembrando que o manual recomenda utilizar o H4 pelo menos 16 km ao mes para manter o sistema lubrificado!

Usuário
    Entrada
    27/02/2011
    Valeu, pessoal ! !

Fiquei com uma dúvida: para completar os 16 Km por mês em tração 4x4 em asfalto (boa aderência) deve-se utilizar apenas em retas (por ausência do diferencial central) ?

Usuário
    Entrada
    27/02/2011
    Obrigado, Léo.
    Entendi, devo utilizar N, apenas quando estiver quebrado para ser rebocado. Mas, há problema, nesta situação, em deixar em H2 ?

Usuário Avatar de herbs
    Entrada
    27/06/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por FDias Ver Post
    Valeu, pessoal ! !

Fiquei com uma dúvida: para completar os 16 Km por mês em tração 4x4 em asfalto (boa aderência) deve-se utilizar apenas em retas (por ausência do diferencial central) ?

O Pitão tentou dizer que o uso continuo do h4 em estradas com boa aderência causa o desgaste prematuro da caixa de transferência, o que é IDEAL ser evitado, mas pode utilizar normalmente para lubrificar o eixo dianteiro.

E claro, não precisa ser obrigatóriamente 16 km.

Eu faço o seguinte, como ando diariamente com a minha, pego 1 semana do mês (tem vez que esqueço e fica até mais) e fico em 4x4 depois volto ao normal.

Abs
    Hilux CD 1994 - Em constante montagem...

Usuário Avatar de Pitão
    Entrada
    08/04/2005
    Local
    Sampa City/SP
    Citação Postado originalmente por FDias Ver Post
    Valeu, pessoal ! !

É por aí, mas não esquente muito a cabeça com estes 16 Km/mês. Simplesmente ligue toda vez que pegar uma via de terra, nem que seja a cada dois ou três meses.

É melhor não ligar nenhuma vez no mês do que ficar forçando a caixa no asfalto.

[ ]s
    Henrique Pitão

Usuário
    Entrada
    27/02/2011

Thumbs up

Citação Postado originalmente por Pitão Ver Post
    É por aí, mas não esquente muito a cabeça com estes 16 Km/mês. Simplesmente ligue toda vez que pegar uma via de terra, nem que seja a cada dois ou três meses.

É melhor não ligar nenhuma vez no mês do que ficar forçando a caixa no asfalto.

[ ]s
    Obrigado, Pitão. Para iniciante, orientação muito importante.

Usuário
    Entrada
    27/02/2011

Thumbs up

Citação Postado originalmente por herbs Ver Post
    O Pitão tentou dizer que o uso continuo do h4 em estradas com boa aderência causa o desgaste prematuro da caixa de transferência, o que é IDEAL ser evitado, mas pode utilizar normalmente para lubrificar o eixo dianteiro.

E claro, não precisa ser obrigatóriamente 16 km.

Eu faço o seguinte, como ando diariamente com a minha, pego 1 semana do mês (tem vez que esqueço e fica até mais) e fico em 4x4 depois volto ao normal.

Abs
    Valeu, Herbs ! Vou adaptar a minha rotina.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem