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Convex Datacenter
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  • #1
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    27/09/2007
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    Motor vibrando entre 1200 e 1300 rpm, depois para.




    Caros Foristas

    Se eu contar toda a história a turma chora, portanto vou ater-me aos detalhes importantes.

    Preciso de vossa ajuda para descobrir a causa de uma vibração forte que está ocorrendo no meu motor, somente entre 1200 e 1300 rpm.

    Minha SW4 98 fazia muita fumaça branca nas aceleradas, depois que ficasse muito tempo em ponto morto ou descendo serra, com o motor servindo de freio. Levei o carro em uma das maiores retíficas da cidade (Retífica Itajaíense) e o dignóstico apresentado foi que seria necessária a tetífica completa do motor, turbina e bomba injetora. Tudo "baratinho"...

    Começamos do começo: turbina reformada, a fumaça continuava. Bomba injetora feita toda nova, a dita fumaça tava lá ainda. Aí mandei abrir o motor e trocar tudo, só sobrou a tampa e o bloco. Apromeitei ainda para trocar a embreagem, que estava dura e trepidava um pouco.

    Com tudo isso o carro deveria ter ficado perfeito, concordam? Não ficou.

    Apareceu esta vibração que parece querer desmanchar o carro. O motor já foi desmontado e montado outras 2 vezes, a bomba já passou por 3 oficinas e já testei outras 2 turbinas e outra embreagem e nada resolve.

    Deixei o carro na retífica no final de setembro/2010, até hoje 25/jan/2011 estou sem o carro. Só Vocês, que também andam de Toyota sabem o quanto isso é desesperador.

    Cheguei a um ponto que não tenho mais o que tentar para descobrir o defeito, portanto recorro aos colegas de fórum, para saber se alguém já passou por situação semelhante e sabe a possível causa dessa falha inistente.

    Agradeço desde já a atenção dos senhores.

    Abraços

    Paulo Fornari - Itajaí/SC

  • #2
    Usuário Avatar de jorge.duarte
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    Paulo,
    Como vc comentou que retificou "todo" o motor, trocou embreagem, etc...nao poderia ter alterado o balanceamento do motor? Pode parecer bobagem, mas quando andava com carro "preparado" onde aliviamos peso das peças do motor era comum, vibrações...só resolvia mandando fazer o balanceamento na retifica...são poucas que fazem. Motor diesel não sei se acontece isso.
    Abraços

  • #3
    Exato.

    Eu iriai sugerir o mesmo.

    Balancear o virabrequim.

    Principalmente se foi preciso cortá-lo durante retífica....

    Abs.
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #4
    Usuário Avatar de Sergioporto
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    Citação Postado originalmente por Loras Ver Post
    Exato.

    Eu iriai sugerir o mesmo.

    Balancear o virabrequim.

    Principalmente se foi preciso cortá-lo durante retífica....

    Abs.
    Nao conheço este motor mas vou dar meu pitaco.
    Loras ,ao inves de corta-lo nao será retifica-lo ?
    Band 92 , a branquela! Direçao,turbo,intercoler,5 marchas, guincho biselli,33x12,5, flutuante,disco nas quatro,Freio àr,train horn.

  • #5
    Usuário Avatar de Sergioporto
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    Citação Postado originalmente por Sergioporto Ver Post
    Nao conheço este motor mas vou dar meu pitaco.
    Loras ,ao inves de corta-lo nao será retifica-lo ?
    No meu MB 364 da toy quando mexo em embreagem mando balancear volante ,disco e plato c/ balanceamento dinamieco e se polia dinteira do motor tiver aquele disco ou amortecedor de borracha pior ainda . Tai meu pitaco .Retificar um motor influi em : Se Elmer tiver por ai corrija ,pesos de cad biela ,pistao ,balaceamentro dinamico de muitas peças influi no equilibrio total do motor, bicos injetores,bomba injetora corretamente calibradas influi e muito no motor ficar redondinho.
    Band 92 , a branquela! Direçao,turbo,intercoler,5 marchas, guincho biselli,33x12,5, flutuante,disco nas quatro,Freio àr,train horn.

  • #6
    Ola Paulo, nao sou nenhum especialista, mas tenho uma sw99 e como sempre tbm tenho meus palpites. Primeriro vc precisa dar mais detalhes dessa vibraçao, se isso ocorre em ponto morto com o carro parado, ou só com o carro andando, parece que vem de dentro do motor, ou de fora(tipo cambio, cardã, diferencial), faz barulhos?.. Há varias possibilidades, mas para um diagnostico mais preciso passe o maximo de detalhes e informe o motor, se é o 3.0 1kzt etc.., e dou uma conversada com o pessoal das sw por aqui, e te mando os palpites ok. Valeu !

  • #7
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    06/11/2009
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    ... alguns mecanicos ao retificar o motor simplesmente "retiram" o eixo balanceador, que tem por finalidade reduzir as vibrações do motor... de uma olhada nisso!!!
    TINO - SW4 TD 1999

  • #8
    Esse motor tem 2 conjuntos de massas que fazem o baanceamento do conjunto, as vezes apresentam folgas e são indevidamente removidas durante a retífica. O resultado é que o veículo vibra na lenta e pára de vibrar totalmente qdo se acelera,verifique porque parece que foram removidos.

    Abraço

    Marco Antonio

  • #9
    Usuário Avatar de Marcelo_Taz
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    08/01/2007
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    Palpite idiota, uma vez a minha trepidava geral ao ligar e era simplesmente um calço do motor.
    A PRESSA PASSA E A MERDA FICA Nada como um dia após o outro
    Toyota SW4 3.0 TD - 99 ( Oncovô )

  • #10
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    27/09/2007
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    Caros Amigos

    Depois de muita dor de cabeça com o carro, inclusive executando precedimentos que também foram lembrados por vocês, como balanceamento estático e dinâmico, descobri o defeito...

    O bombista picareta em que eu levei o carro, após inúmeras recomendações da retífica, colocou peças "recondicionadas" na bomba.

    Instalei uma bomba que estava em outra SW e a vibração desapareceu.

    Voltei a oficina com a notícia e o cara inventou várias lendas, desmontou a bomba e montou de novo. Não ficou 100%, mas o carro agora está utilizável.

    Tirei o carro da oficina para que não fosse estragado mais nada e entreguei o caso na mão do advogado. Vou pedir a substituição da bomba e indenização por danos morais e materiais.

    Não faço mais nenhum serviço em Itajaí. Se precisar, mando o carro em uma prancha para Blumenau ou Joinville.

    Agradeço a todos pelas dicas. Foram úteis na solução do caso.

  • #11
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    bom dia amigos!!
    Estava pesquisando sobre vibração no motor e achei esse tópico, cita exatamente o que está acontecendo com a minha sw 3.0 98.
    Deixei o carro no meu mecânico (especialista em Toyota e muito competente por sinal) ontem para uma recalibragem da bomba, uma vez que foi feita totalmente a 2 meses, então me ligou informando que achou o carro vibrando muito na lenta e foi investigar, eis que me diz exatamente o que foi relatado pelo TINO "alguns mecanicos ao retificar o motor simplesmente "retiram" o eixo balanceador, que tem por finalidade reduzir as vibrações do motor... de uma olhada nisso!!!"
    Meu motor foi feito aos 150.000km por um erro do ex proprietário. Hj está com 306.000km e em perfeito funcionamento, mas infelizmente, ao fazer o motor com 150.000km o mecânico dele retirou os eixos balanceadores, não entendi direito a explicação por telefone, mas me parece que são dois , um de cada lado e ficam dentro do bloco, é isso?
    Pois é, ele identificou esse problema em relação a vibração.
    Fica aí uma dica sobre o tópico, caso alguém esteja passando por isso no momento.
    Abraços!!
    Hilux SW4 00/01 3.0

  • #12
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    01/08/2012
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    Não ouvi falar nesses eixos balanceadores, talvez o Elmer Jeep, que tem experiência na área de retífica, possa nos dar uma explicação.

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