Bem Aproveitei o dia de folga ja que eu resolvi não ficar saindo com o freio ruim resolvi postar aqui como trocar a cremalheira e o eixo do vidro eletrico da ranger.
vamos lá a cremalheira é simples de fazer e mais simples ainda de comprar
bem pra refazer a cremaleira é muito simples porem ninguem faz porque nunca querem pouco dinheiro...
bem apos a retirada dela se o problema for na cremalheira ou no eixo basta levar em um torneiro e pedir pra ele encher e depois frizar mas se resolver trocar e colocar uma nova segue como tira-la
foto
1ª
apos retirar o forro e retirar os parafusos que prendem a maquina de vidro preste bem atenção ao retirar a maquina na pressão da mola atras do braço da maquina.
2ª
com uma lixadeira lixe o lado aposto da cremalheira até aparecer tres pontos... que são os pontos que prendem ela.
3ª com um martelo e uma ponteira(talhadeira) de umas batidas entre os braços e a cremalheira. até ela se soltar
4ª pegue a cremalheira nova e verifique que os furos da cremalheira se encaixam perfeitamente no braço da maquina. com uma arrebitadeira arrebite a cremalheira no braço apenas pra mantela no lugar. ai leva em um soldador e pede pra ele dar uns pingos de solda pra realmente ficar firme.
5ª certifique que não existe folga entre o eixo do motor e a cremalheira se tiver folga é recomendavel trocar tambem o eixo. Ele é simples de ser trocado basta retirar o motor limpalo e com uma chave de fenda empurra-lo pra fora ele é so encaixado na pressão então puxe de um lado depois de outro até que ele saia. se estiver so reparando o torneiro faz isso na peça mesmo sem precisar de tira-la.
6ª
ja que a maquina esta fora limpe todas as peças e coloque um pouco de graxa entre os dentes da cremalheira e na mola do braço.
certifique que a mola está com pressão de uma volta e meia, (que é o necessario pra ajudar a levantar o vidro)
pronto agora é so colocar a maquina de volta.
aproveitando que a maquina está fora limpe tudo passe um pouco de graxa no elevador e pronto maquina zerada.
É, dá para perceber que os dentes estão, mesmo, bem gastos.
Nas fotos: a nova está colocada, e a velha está fora ?
Conseguiu essas peças separadas ? Ou teve que levar no torneiro para encher ?
É, dá para perceber que os dentes estão, mesmo, bem gastos.
Nas fotos: a nova está colocada, e a velha está fora ?
Conseguiu essas peças separadas ? Ou teve que levar no torneiro para encher ?
Anthon
Consegui tudo no mercado livre mesmo gastei 60 pilas... decidi por fazer eu mesmo pois a galera das lojas ja condena a maquina toda e ainda quer levar da gente umas 300 pilas.
O causa esse desgaste é o desgaste das canaletas do vidro. A canaleta é feita de borracha e a parte que fica em contato com o vidro é aveludada. Com tempo esse veludo se desgasta e o vidro fica em contato direto com a borracha. A borracha freia o vidro aumenta o esforço do mecanismo e ele se desgasta mais rápido.
Então, pra consertar direito fica caro. Coisa de carro velho...
O causa esse desgaste é o desgaste das canaletas do vidro. A canaleta é feita de borracha e a parte que fica em contato com o vidro é aveludada. Com tempo esse veludo se desgasta e o vidro fica em contato direto com a borracha. A borracha freia o vidro aumenta o esforço do mecanismo e ele se desgasta mais rápido.
Então, pra consertar direito fica caro. Coisa de carro velho...
pra passar nas borrachas existe um santo remédio grafite em spray é notavel a diferença mas se mesmo assim estiver ruim e vc não quiser gastar dinheiro com canaletas novas basta um pouco de cola super bonder e alguns metros de fita aveludada... no outro carro(peugeot 106) ficou show de bola pois as canaletas do peugeot são um absurdo alem de ter que esperar 10 dias na concessionaria e paralela não encontrei.