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  • #1

    Question Retirada da Vávula Termostática




    Quais seriam os prós e os contras para a retirada da Vávula Termostática do motor original do Niva??
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de Dinola
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    Citação Postado originalmente por Curumim! Ver Post
    Quais seriam os prós e os contras para a retirada da Vávula Termostática do motor original do Niva??
    Vai demorar mais para atingir a temperatura normal de trabalho.

  • #3
    Eu acho totalmente furada andar sem a termostatica pelos seguintes motivos.

    1- O motor nunca trabalha na temperatura certa, o que influencia na queima e na economia.

    2 - Se você passar muito tempo exigindo do motor na trilha ou no trânsito parado, o motor vai ferver, o que acaba com o óleo, juntas, e vai diminuindo a vida do seu motor.

    3 - Em dias muito gelados, o carro fica fraco, ruim de dirigir porque esta sempre abaixo a temperatura certa. (gasto de combustível).

    Então acho melhor manter a válvula no lugar e o carro funcionando como se deve.
    Eu para garantir que esta tudo certo, limpo, troco a água e sempre coloco aditivo no meu Niva a cada um ano, assim ele nunca esquenta ou da problemas.

  • #4
    Pois é o meu deu uma "fervida " estes dias em uma trilha no Morro da Cruz...vou fazer uma limpeza geral este fim de semana e dar uma revisada na válvula..!
    4X4 Brasil

  • #5
    Citação Postado originalmente por edneyccruz Ver Post
    Eu acho totalmente furada andar sem a termostatica pelos seguintes motivos.

    ...

    2 - Se você passar muito tempo exigindo do motor na trilha ou no trânsito parado, o motor vai ferver, o que acaba com o óleo, juntas, e vai diminuindo a vida do seu motor.

    ..

    Não entendi o que o item 2 tem a ver com a válvula termostática.

  • #6
    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Não entendi o que o item 2 tem a ver com a válvula termostática.
    A válvula segura a água no radiador e quando o motor esquenta ela abre e troca a água mais fria que esta no radiador pela quente que esta no motor, esse tempo que ela passa fechada, faz com que a água fique mais tempo no radiador e esfrie mais, só a liberando para entrar no motor quando realmente é necessário. Sem a válvula, a água circula direto, sem parar no radiador tempo suficiente, então motor vai esquentando o volume todo de água, que não para de circular, até ferver.

    Eu tive esse problema com o meu diplomata, que tinha um radiador muito maior que o original, parado no transito, e no caso do Niva na trilha, por mais que a ventoinha tente, não desloca ar o suficiente, a água não resfria como deve e o que acontece é que depois de um tempo o carro acaba fervendo.

  • #7
    Citação Postado originalmente por edneyccruz Ver Post
    A válvula segura a água no radiador e quando o motor esquenta ela abre e troca a água mais fria que esta no radiador pela quente que esta no motor, esse tempo que ela passa fechada, faz com que a água fique mais tempo no radiador e esfrie mais, só a liberando para entrar no motor quando realmente é necessário. Sem a válvula, a água circula direto, sem parar no radiador tempo suficiente, então motor vai esquentando o volume todo de água, que não para de circular, até ferver.

    Eu tive esse problema com o meu diplomata, que tinha um radiador muito maior que o original, parado no transito, e no caso do Niva na trilha, por mais que a ventoinha tente, não desloca ar o suficiente, a água não resfria como deve e o que acontece é que depois de um tempo o carro acaba fervendo.
    Creio que o amigo está equivocado.
    A válvula termostática não segura a água no radiador para ela esfriar mais não.
    Ela, quando o motor está frio, fica fechada para que o motor aqueça mais depressa, bloqueando a passagem do líquido para o radiador. Quando atinge uma determinada temperatura (normalmente acima dos 80ºC) ela começa a abrir. Quanto o líquido de arrefecimento atinge cerca de 100ºC, ela já está totalmente aberta, assim permanecendo até o motor esfriar novamente.
    Se o carro ferver, não é porque a água "não parou tempo suficiente no radiador".

    http://www.motorpasion.com.br/geral-...ia-e-os-mitos/

  • #8
    Usuário Avatar de cesar_am
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    Válvula

    É isso mesmo Bacalhau .....

    A água precisa circular pelo radiador para refrigerar .... e não ficar parada .....

    Já imaginou a água parada no radiador ....esfriando...e ....água parada no motor.... esquentando.....

    Foi mal, edney...
    Jimny 2012
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  • #9
    Usuário Avatar de Prieto 4x4
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    Citação Postado originalmente por cesar_am Ver Post
    É isso mesmo Bacalhau .....

    A água precisa circular pelo radiador para refrigerar .... e não ficar parada .....

    Já imaginou a água parada no radiador ....esfriando...e ....água parada no motor.... esquentando.....

    Foi mal, edney...
    Belo choque térmico ia acontecer....

    acho que aí sim, poderia até comprometer o bloco.....será???

  • #10
    Pois é fiquei com esta dúvida poissei de diversos relatos de donos de 4x4 e até de carros de passeio (em especial o gol 1.0 16v) que eliminaram a válvula e segundo os mesmos a melhora do arrefecimento foi considerável...mas a dúvida paira sobre a aplicação disso no Niva.
    Alguém tem um Niva sem esta válvula?
    E sea retirou poderia relatar como ficou o funcionamneto do motor?

  • #11
    Se estou errado, me desculpem, mas foi assim que aprendi. No Início achei esquisito, mas o mecânico e preparador do meu diplomata, que tinha motor de Stockcar, me mostrou com o carro parado e a tampa do radiador aberta como funciona, isso em alguns carros. Toda a vez que a válvula abre, jorra água do radiador, em seguida fecha e tudo volta ao normal. Segundo ele o choque térmico é mínimo porque a água se mistura e não é trocada de uma vez só.

    Quando ele me mostrou funcionando, e em mais de um carro, me convenceu, até porque também li um texto técnico de um curso de injeção que falava a mesma coisa.

    Agora, se ela ficar aberta direto mesmo, porque o carro não ferve no trânsito mais pesado e sem a válvula, fervia?

    OBS: Não estou duvidando dos amigos, mas eu gosto de aprender, por isso continuo o assunto.

  • #12
    Curumin, de uma maneira definitiva: Não tire a válvula termostática do motor de nenhum carro, inclusive do NIVA, principalmente aí no Sul.
    O carro funciona? Funciona.
    Em um país tropical como o nosso, um motor não leva muito tempo para aquecer, principalmente aqui no nordeste, onde neste momento está 35ºC, dentro de casa, à sombra.
    Aí no Sul, no inverno principalmente, o líquido de arrefecimento do seu carro, de manhã, vai estar muito gelado (água em um recepiente metálico esfria muito).
    Quando você for ligar o seu carro, sem a válvula, ele vai levar muuuuuuito mais tempo até atingir a temperatura normal de funcionamento. Enquanto isso ele vai gastar mais combustível, vai poluir mais, vai ter um rendimento bem inferior, a lubrificação do mesmo vai ser mais deficiente, ...
    E com isso, sua vida útil será sensivelmente abreviada.
    Quer tirar? Tire.
    Deve tirar? NÃO.
    Tem muita gente abestada que tira e acha que é mais esperto? Tem.
    Que tipo de gente é você?

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