Pessoal, acabei de fazer algumas adaptações na minha Rural, mas fiquei um pouco insatisfeito.
Coloquei motor de opala 4cil, cx c-10 3m, servo freio do opala, ignição eletrônica do opala e pedaleira suspensa também do opala.
Primeiro: para arrancar em lomba tem que queimar muita embreagem;
Segundo: quando pego a estrada os freios travam sozinhos, para descer uma lomba tem que acelerar senão vai diminuindo aos poucos. Obs.: após uns 10 min na estrada.
Terceiro: como a alavanca do câmbio sai pelo lado da caixa, empurrou o pedal do acelerador para muito perto do pedal do freio, não vou nem citar exemplos práticos.
Quarto: um mecânico conhecido disse que esse motor (cor azul) não é muito compatível para a ignição eletrônica, podendo dar a centelha antes do momento exato.
POR FAVOR, ME AJUDEM. NÃO AGUENTO MAIS GASTAR E NÃO VER MELHORA, BEM PELO CONTRÁRIO TÁ CADA VEZ PIOR.!!!!
Coloquei motor de opala 4cil, cx c-10 3m, servo freio do opala, ignição eletrônica do opala e pedaleira suspensa também do opala.
Vc trocou a mecânica do seu bisavô pela do seu avô... E ainda por cima diminuindo a força (torque). A Rural é um monte de lata, pesa muito! Não espere grande coisa desse motor.
Primeiro: para arrancar em lomba tem que queimar muita embreagem;
Verifique que diferencial vc tem. Não confie na plaqueta da tampa, se é que ainda existe. Tire a tampa e conte os dentes da coroa. Marque um e vá girando o cardã. Faça isso com uma roda no ar e câmbio na neutra. Aí poderemos saber se não está longo demais.
Segundo: quando pego a estrada os freios travam sozinhos, para descer uma lomba tem que acelerar senão vai diminuindo aos poucos. Obs.: após uns 10 min na estrada.
Isso não tem nada à ver com o servo-freio, as campanas devem estar desreguladas, ficando muito próximas dos cubos. Tem um parafuso excêntrico que regula isso. Mas uma boa revisão em todo o sistema é bem vinda.
Terceiro: como a alavanca do câmbio sai pelo lado da caixa, empurrou o pedal do acelerador para muito perto do pedal do freio, não vou nem citar exemplos práticos.
Isso é problema de adaptação, tem Rural e F-75 que não acontece isso. O motor deve estar muito pra frente. Nessas adaptações não se deve alterar a posição da cx. de redução e tamanho de cardãs. Se bem que esse câmbio, na minha opinião é uma bost@! Pode ser resistente, mas 3 marchas, sem sincronizado e saindo pelo lado... Vai me desculpar... :P
Quarto: um mecânico conhecido disse que esse motor (cor azul) não é muito compatível para a ignição eletrônica, podendo dar a centelha antes do momento exato.
Folclore... Ache um "MECÂNICO"...
POR FAVOR, ME AJUDEM. NÃO AGUENTO MAIS GASTAR E NÃO VER MELHORA, BEM PELO CONTRÁRIO TÁ CADA VEZ PIOR.!!!!
Faça o seguinte, daqui pra frente: Participe do fórum, pesquise muito e tire todas as dúvidas ANTES de fazer alguma coisa.
Calma amigo.....
Apesar de seu descontentamento generalizado, você precisa enxergar as coisas por partes, pois são independentes.
1. Experimente voltar com o platinado (pelo que eu entendi o motor era platinado e você que colocou a ignição, certo ?) no seu motor, se ainda for possível,'apesar dos incovenientes do "velho"platinado, você poderá comparar o desempenho com o que você tem agora, esta já vai ser uma grande resposta sobre potencia. Particularmente acho que qualquer motor de opala, mesmo os mais velhinhos, tem um desempenho melhor que nossos motores originais de jipes e Rurais.
1.1 Após esse teste leve em um bom mecânico e verifique o ponto (com um estrobo).
1.2 Uma regulagem de carburador também é essencial que você quer tirar essas dúvidas da cabeça.
1.3 Verifique o estado das velas, cabos de velas e bobina.
2. Com relação ao hidrovácuo, isso tudo é lenda, os sistemas funcionam perfeitamente em opalas, bem velhinhos por aí. Tem que levar em um especialista em freios.
3. Leia bastante antes de fazer qualquer alteração na originalidade.
Apesar da idade de nossas "máquinas" e de existirem sistemas bem mais modernos para quase tudo, foram engenheiros bem ou mal que projetaram aquele troço todo. Discuta com seu mecânico as modificações que outras pessoas já fizeram e verá se ele diz coisas coerentes.
Faça uma coisa de cada vez senão você perderá as referencias anteriores.
Valeu pessoal !!!!
O freio ainda tá encrencando, levei em um outro mecânico que trocou todo o servo e cil mestre e cil das rodas, lonas tudo. Quando fui andar o freio estava +ou- e na volta pra casa travou geral. O mecânico olhou e deu mais folga no pedal, deixando o freio lá em baixo, pois quando trava fica lá em cima e bem firme.Hoje dei uma volta com ela e quando parei (uns 30 min depois) uma das rodas traseiras estava muito quente mesmo e com cheiro de queimado, mas as outras não, talvez seje aí o problema.
Botei um esguicho (giclê, eu acho) maior um pouco (29 para 31) já deu uma melhorada sensível na hora de esgaçar a marcha, não na arrancada.
Quanto a ignição eletrônica acho que está funcionando bem (cabo, vela, bobina é tudo novo). Obs.: a bobina, a caixa da ignição eletrônica e uma resistência foram colocadas dentro da cabine embaixo do porta-luvas, não tem problema de um superaquecimento desses componentes, né?
Por enquanto muito obrigado pelas dicas, daqui a pouco devem surgir mais dúvidas !!!!
Tem certeza que o cambio é c 10 , pois o cambio do dodge 3m, é semelhante externamente, mas tem a primeira mais longa, o que faz com que o motor sofra para sair em primeira marcha(principalmente em subidas e com alguma carga). Quanto a ser um cambio sem sincronizado, so os das camionetes anteriores a 1964(3100,3800, marta rocha,etc...)é que nao tem a primeira sincronizada, todas os cambios de c 10 nacionais(inclua-se ai os do dodge, landau e f 100 v8 nacionais) tem todas as marchas sincronizadas. a adaptação da alavanca na tampa lateral, realmente faz com que a alavanca fique deslocada para a esquerda, o que de acordo com a adaptação pode fazer com que o acelerador fique proximo ao pedal de freio. Porem existem adaptaçoes com a alavanca sobre a caixa(utilizando a tampa do willys 3 marchas, mas que por questoes de custo, nao sao muito utilizados).
Valeu pessoal !!!!
O freio ainda tá encrencando, levei em um outro mecânico que trocou todo o servo e cil mestre e cil das rodas, lonas tudo. Quando fui andar o freio estava +ou- e na volta pra casa travou geral. O mecânico olhou e deu mais folga no pedal, deixando o freio lá em baixo, pois quando trava fica lá em cima e bem firme.Hoje dei uma volta com ela e quando parei (uns 30 min depois) uma das rodas traseiras estava muito quente mesmo e com cheiro de queimado, mas as outras não, talvez seje aí o problema.
Fala Belmar!!!
Olha só:
Postado originalmente por Giovani
Isso não tem nada à ver com o servo-freio, as campanas devem estar desreguladas, ficando muito próximas dos cubos. Tem um parafuso excêntrico que regula isso.
Na boa, esse cara não é mecânico! É só um cara à fim de tomar dinheiro dos outros.
Já verificou o diferencial??? Não adianta nada ir mexendo em tudo sem ao menos saber o quê vc tem ali dentro. Conte os dentes da coroa! (nada à ver com a velhinha... )
Se não estiver a fim de trocar o motor existe a possibilidade de passá-lo para 3.0, procure em casas especializadas em preparação (em SP), há um kit com novo virabrequim, bielas e pistões, seu motor passa de 2.5 para 3.0.
Pensei em fazer isto mas quando descobri a oficina que tinha o kit para vender já tinha recondicionado o motor 4 cil que instalei no CJ, dai iria gastar outro tanto, deixei para um futuro distante.
Pessoal,
aquela roda que ficava quente e com cheiro de queimado estava mesmo com alona muito próxima do cubo. Macaquiei esta roda e tentei girá-la com a mão, as vezes girava com um pouco de dificuldade e as vezes travava mesmo precisando fazer muita força para ela girar. Abri o cubo e descobri como funciona este parafuso para afastar ou aproximar as lonas (um para cada lona) e afastei o máximo que dava as duas lonas do cubo. Mesmo assim o cubo entrou com um pouco de dificuldade raspando na lona (nova) mas a roda já está muito mais solta que antes, mas conforme gira a roda tem um ponto que ela dá uma trancada. Hoje vou dar uma volta longa e ver se a roda esquenta.
Mais uma coisa: as vezes quando vou arrancar normalmente, quando estou soltando a embreagem, faz um zzzzzzzuuuuuuuummmmm, e para logo em seguida. O que será isso?
Em Jan de 2003 troquei o motor (6 cil Willys - original) da minha Rural (4x2) por um motor 4 cil da C10 (volante e embreagens maiores que do Opala), com ignicao eletronica original. Este motor e de cor azul (famoso 151).
Nao fiz esta troca por problemas no motor original, e sim visando uma mecanica um pouco mais novo, economica e livre do platinado.
Instalei, tambem, um cambio Clarck de 5 marchas da C 20, freios a disco (SBD) na dianteira.
Mantive o diferencial que estava na Rural (44 dentes na coroa e 10 dentes no pinhao)
Apos esta alteracao so tive alegrias, senao vejamos
1 - Frente da Rural mais leve,
2 - Motor mais economico,
3 - Primeira marcha forte como uma reduzida,
4 - Velocidade final superior ao do velho 6 cil Willys,
Estas adaptacoes foram feitas de forma criteriosa e por um MECANICO que conhece do assunto. Nem parece que houve uma adaptacao, de tao bem feito.
Nao instalei, ainda, servo freio, nem pedaleira suspensa, prõximas adaptacoes, alem de freio a disco na traseira (discos e suportes de pincas ja comprados, faltando so as pincas do Kadett ou Monza - freios traseiros).
Acredito que os motores 4 cil GM (os conhecidos Opala), sem em boas condicoes, podem substituir com vantagens os velhos, pesados e beberroes Willys.
Tudo isto para uma Rural 4x2, pois para trilha a forca e o torque do velho Willys sao maiores. Mas este nao e o meu caso.
Acredito, como ja disseram outros colegas do site que os seus problemas devem estar nas adpatacoes.
Quanto aos freios, sem discussao, os freios originais Willys sao horriveis. Podendo troque logo por freio a disco.
Pessoal,
a minha regulagem no freio não adiantou nada, a roda continua esquentando e o tambor entra com muita dificuldade no lugar, acho que o cara que trocou as lonas botou uma muito grossa, vou ter que trocar.
A relação do meu diferencial é 44/9, talvez se colocar um mais reduzido melhora na arrancada, talvez 43/8 ???
Obs.: assim que puder vou botar freio a disco nas 4 rodas. Se puderem dar uma dica de quem faz este serviço aqui no RS, já vou pensando no assunto !!!!
Obs.2: tem uma manguerinha com um parafuso na ponta vedando-a que sai do carburador. Um cara disse que é do avanço e que não está ligado. O que eu faço, mando ligar ???
Valeu !!!!
Pessoal,
a minha regulagem no freio não adiantou nada, a roda continua esquentando e o tambor entra com muita dificuldade no lugar, acho que o cara que trocou as lonas botou uma muito grossa, vou ter que trocar.
Belmar, pode ser que ele só montou errado. Se vc olhar a campana, vai ver que a lona é menor e sobram alguns furos. Esse espaço "vazio" deve ficar na ponta que encaixa no cilindro.
A relação do meu diferencial é 44/9, talvez se colocar um mais reduzido melhora na arrancada, talvez 43/8 ???
Melhora sim, mas normalmente a 44/9 é suficiente. Claro que vc não pode esperar da Rural uma arrancada esperta, como de um Golzinho p/ exemplo...
Obs.: assim que puder vou botar freio a disco nas 4 rodas. Se puderem dar uma dica de quem faz este serviço aqui no RS, já vou pensando no assunto !!!!
Obs.2: tem uma manguerinha com um parafuso na ponta vedando-a que sai do carburador. Um cara disse que é do avanço e que não está ligado. O que eu faço, mando ligar ???