Olá, to com vontade de aliviar o volante da minha gaiola, será que fica bom? mas não sei onde devo tirar o material e nem o quanto devo tirar pra que ela não fique muito fraca. alguem pode me ajudar, mandar algumas fotos.
Olá, to com vontade de aliviar o volante da minha gaiola, será que fica bom? mas não sei onde devo tirar o material e nem o quanto devo tirar pra que ela não fique muito fraca. alguem pode me ajudar, mandar algumas fotos.
Se você não sabe aonde fazer, o quanto fazer, nem as consequências deste tipo de serviço (prós e contras) ....É melhor não fazer.
Da uma pesquisado aqui no forum ou no google que terá as respostas para suas dúvidas.
Amigo
se vc fizer isto, vai perder torque inercial, o motor vai girar mais rapido, mas o torque em baixa rotação vai diminuir. depois que o motor gira um pouco, o motor no embalo do volante fica com mais torque, se vc alivia o peso este torque inercial diminui.
Tenho um amigo aqui com uma gaiola com motor AP 1.6 alcool, que fez o contrario, ele colocou peso no volante, claro o motor não gira muito ,mas ele faz trilhas quase na lenta, devido ao torque causado pela inercia do volante. No meu AP 1.8 deixei o volante original e to muito contente
quer um conselho, deixa como está...
Aliviar o volante é melhor para asfalto e arrancadas rapidas, onde o que vale é subir o giro rapido, e alcançar maior rotação possivel para trilhas não é bem assim
Mas vejão por outro lado, eu uso motor 1600 com pneus 225/70/15 carburação simples, em subisdas muito ingremes ela perde força pq o é bloqueada os pneus são pesados e se agarrão bem, se eu aliviar o volante ela vai subir mais o giro, assim ela não vai apanhar.
Costella,
O buraco é bem mais embaixo, não é tão simples assim.
O giro sobe mais rápido, mas com menor torque, que é o que tá faltando no seu caso.
A não ser que faça uma preparação no seu motor que compense este alívio.
Senão, vai ficar pior ainda.
A título de comparação, uma carreta carregada descendo na banguela vai mais rápido do que uma vazia, por causa da inércia que a carga proporciona.
[]'s
Ex-CJ5 '63 Ex-Rural '67 Gaiola '11 - Foi também...
Cara, "eu acho" que em uma subida vc tem que pensar em força e nao velocidade, mesmo em se tratando de gaiola, e ainda mais com pneus de agarre.
Agora veja bem, independente de qualquer coisa, tudo é uma questao de equilibrio, pois se vc puxa mais de um lado, descobre outro, entao se o seu problema esta nas subidas ingremes, vc precisa de torque, entao concordo com o que o pedrao disse, vlw abraços.
se for pra ter torque ... ESQUEÇE ... vc não tinha falado do que se tratava antes.
Deixa como está. Não alivia nada. Se poder acrescentar, seria melhor.
Em trilhas, vc precisa MUITO MAIS de torque do que giro alto.
Td depende da proposta do motor que tu vai usa......se o motor é totamente original não se deve aliviar mesmo pq vai da pra traz, mas se voce compensar com taxa carburação comando vale e muito a pena aliviar. pq gaiola não eh jipe que prescisa de torque em baixa e sim giro e aceleração rapida para passar os obstaculos!!!
eu uso e sempre usei volante leve no meu baja, mas aliviado com critério e com as devidas compensações como citei acima ( taxa carburação comando trabalho no cabeçotes) e fica muuuuutio bom mesmo!!
Mas vejão por outro lado, eu uso motor 1600 com pneus 225/70/15 carburação simples, em subisdas muito ingremes ela perde força pq o é bloqueada os pneus são pesados e se agarrão bem, se eu aliviar o volante ela vai subir mais o giro, assim ela não vai apanhar.
Amigo
se vc esta sem força para subidas, ai o problema é outro. quando eu tinha o motor ar 1600 nunca faltou força, mesmo usando pneus 235 x 75 x 15, e os meus colegas bajeiros daqui a maioria tem motor a ar e fica bom, e olha que por aqui tem muita subida, as vezes parece que o carro vai virar de volta. Da uma olhada no seu diferencial que parece ser muito longo para o uso, deve ser de sp2 ou outro muito longo. Eu uso diferencial 7:36 da kombi, é o mais curto que tem , vai ficar forte e a rotação vai subir rapido, com diferencial longo fica muito ruim. O diferencial do fusca 1200 tb é muito bom e parrudo mas quase não se encontra
da uma revisada nisto vera como vai melhorar
outra coisa, meu baja sempre foi bloqueado (soldado 100%) e isto não faz muita diferença na força, deveria subir normalmente se vc tem motor 1600 deveria sobrar força