Existem três tipos de amortecedores telescópicos. Comuns, pressurizados, e a gás. Comum é o nosso velho e conhecido de sempre. Um tubo de óleo com um pistão ligado a uma haste. O reservatório de óleo fica em volta em um tubo envolvente. O pressurizado é exatamente isso, somente se adiciona uma carga de nitrogênio (não lembro mais qual pressão, mas é leve, algo próximo a 01 bar). É mais eficiente que o comum, pois tende a não deixar haver formação de bolhas e espuma no óleo, quando o amortecedor trabalha em altas frequências (piso ruim, costelinhas, estradas tupiniquins, etc.).
Finalmente o chamado amortecedor a gás (nada a ver com Turbogás que é pressuriazado, assim como os Ranchos, etc.). Ele é monotubo, e o reservatório de gás pode ficar na extremidade oposta a da entrada da haste, separado do óleo por um pistão livre, ou pode ficar num reservatório à parte, interligado ao amortecedor por uma mangueira resistente a alta pressão. Este tipo é muito comum em veículos de competição, ou motocicletas de boa cepa. A vantagem do amortecedor a gás é que não há contato direto entre o óleo e o gás, eliminando completamente a possibilidade de formação de bolhas e espuma no óleo. Trabalha usualmente com pressões mais elevadas (penso que acima de 05 bar). São bem mais caros. E muito melhores. O fabricante mais popular é a Koni. Antigamente se via muito sticker da Koni nos carros da F1.
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