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Convex Datacenter
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  • #1

    amortecedor hilux. Qual comprar?




    Estou precisando trocar os amortecedores da minha criança. Os ranchos estão fora de questão, muito caros e não faço trilha pesada.
    Alguém pode me dizer se os pressurizados são melhores do que os hidraulicos. Qual diferença.

    desde já agradeço o apoio de todos.
    []'s

  • #2
    Usuário Avatar de Luca
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    Daniel,

    Existem três tipos de amortecedores telescópicos. Comuns, pressurizados, e a gás. Comum é o nosso velho e conhecido de sempre. Um tubo de óleo com um pistão ligado a uma haste. O reservatório de óleo fica em volta em um tubo envolvente. O pressurizado é exatamente isso, somente se adiciona uma carga de nitrogênio (não lembro mais qual pressão, mas é leve, algo próximo a 01 bar). É mais eficiente que o comum, pois tende a não deixar haver formação de bolhas e espuma no óleo, quando o amortecedor trabalha em altas frequências (piso ruim, costelinhas, estradas tupiniquins, etc.).
    Finalmente o chamado amortecedor a gás (nada a ver com Turbogás que é pressuriazado, assim como os Ranchos, etc.). Ele é monotubo, e o reservatório de gás pode ficar na extremidade oposta a da entrada da haste, separado do óleo por um pistão livre, ou pode ficar num reservatório à parte, interligado ao amortecedor por uma mangueira resistente a alta pressão. Este tipo é muito comum em veículos de competição, ou motocicletas de boa cepa. A vantagem do amortecedor a gás é que não há contato direto entre o óleo e o gás, eliminando completamente a possibilidade de formação de bolhas e espuma no óleo. Trabalha usualmente com pressões mais elevadas (penso que acima de 05 bar). São bem mais caros. E muito melhores. O fabricante mais popular é a Koni. Antigamente se via muito sticker da Koni nos carros da F1.
    []´s
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  • #3
    Tem muitas outras diferenças entre amortecedor.
    Começa por ser ação simples ou dupla, ou seja, amortece em um unico sentido ou em ambos.
    Pode ter regulagens também, não como a do Rancho 9000 X que você regula, mas uma automatica que regula sozinha com o movimento do amortedor.
    E muitas outras.
    O Rancho 9000 X que vendo por US$ 140,00 não tem nada a ver com fazer trilha pesada ou não. A vantagem dele é mudar o comportamento da suspensão.
    Isso pode permitir um maior conforto em cidade e trilha e maior segurança em estrada.
    Ou permitir um ajuste com a carga.
    Tenho os HDS que também são importados, de dupla ação que custam R$ 220,00 cada e ajudam a suspensão a manter o pneu em contato com o solo em velocidade.

  • #4
    Valeu Luca pela explicação foi muito clara. Tirou muitas duvidas.
    Wallace qual as vantagens do HDS em relação aos de mercado cofap, monroe, etc.
    Outra pergunta. Os originais são pressurizados?

    Desde já agradeço a atenção
    Forte []'s

  • #5
    Usuário Avatar de Luca
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    Daniel,
    Amortecedor comum é uma peça passiva. Não é inteligente. Não entre em fria. Se o am não tiver regulagem externa (qq um deles, qq marca, acredite em mim) é burro feito uma porta. É totalmente passivo. Ou seja, a resposta dele é proporcional ao esforço. Ponto final. É sempre uma solução de compromisso. Não existe nenhum que seja bom prá tudo (como tudo que existe na natureza, ou tudo criado pelo "cerumano").
    Existem amortecedores ativos, mas é outro departamento. Se vc vai comprar um pneu, tem lá a medida prá vc avaliar a conveniência e o acerto da escolha. Amortecedor não tem isso. Você não compra um am de 5kgf , ou 10 kgf, ou 100 kgf. A avaliação do acerto é a posteriori e subjetiva. E cara, se a escolha for errada. Mas ninguém nunca vai te falar isso. Neguinho vende sem nem saber do que se trata.
    Se o amortecedor tiver regulagem externa, vc mesmo regula. Mas regulou, tá regulado. É passivo praquela regulagem. Nada mais. Depois tem que regular prá outra condição (ou deixar assim mesmo até achar que deve mudar de novo a regulagem).
    Os am´s Toyota, são pressurizados, sim. E tem uma baita durabilidadde. Já me garantiram que os Ranchos, dinamicamente, são excelentes, como outras marcas também podem ser. Mas até hoje não comprei. Pode ser que mais prá frente eu faça. Só aí, vou saber da durabilidade e resistência.
    Se vais sair da linha Toyota, pense bem, antes de comprar. Não trabalho com nada disso, mas já xeretei muito. Detalhe, houve uma época em que uma linha da Rancho era produzida no Brasil. E num tinha nada de sofisticado, não.
    []´s
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  • #6
    Daniel, não posso falar em vantagem (se é que vai ter alguma) sem saber de exatamente qual amortecedor estamos falando na compararção já que existem muitos modelos em algumas marcas.
    E sempre tem que ver as caracteristicas de uso do veiculo.
    Dependendo do uso, como no Trial, pode nem precisar de um amortecedor!

  • #7
    Luca, amortecedores podem ter sim uma regulagem automatica.
    veja: http://www.gorancho.com/products/shocks/RS5000.stm
    ten-stage valving deliver a comfortable highway ride and superb off-road performance
    Ou seja, é uma valvula que deixa o amortecedor mais confortavel se o movimento é lento e mais rigido se o movimento é rapido.
    Não é uma coisa cara e muitos amortedores tem.
    Muito se fala nos Ranchos, que são bons amortecedores, mas existem outros muito melhores (mas depende da aplicação) e muito mais caros.

  • #8
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    amortecedores

    Acabei de passar por esta duvida pois tenho uma hilux sw4 3.0 td e estava achando muito mole, na estrada em trecho com buraco era dificil manter a trajetória, a pista ficava estreita de mais pra balançada que ela dava.fiquei na duvida, será que é assim mesmo ?. Fiz cotação do original, pararelo, rancho e acabei comprando mesmo os originais na propria toyota caltabiano aqui em são paulo e paguei r$ 189,00 cada mortecedor e r$ 200,00 de mão de obra p/ trocar. NO caso da cabine dupla já tem fabricante nacional cofap, monroe que são mais baratos.
    Como na sw4 não tem fabricação nacional e os originais alem de ter fama de serem duraveis achei melhor não testar mais nada e sim trocar pelos memos que duraram 90.000 kms.
    Agora sim a viatura esta 100 %, mais durinha e confiavel.

  • #9
    Valeu mesmo pessoal. è sempre bom ouvi-los amtes de tomar uma decisão, até porque não dá para confiar nos vendedores, ou melhor balconistas, é o que a maioria é. Estou mais voltado para seguir a opnião do Lucas e optar pelos originais. Sei que o que tem qualidade tem de ser mais caro, mas para meu bolso os originais vão satisfazer bem.

    Mesmo assim acho boa esta discussão. Se alguém tiver algoa mais a acrescentar sei que vais ser para aprendizado de todos.

    A duvida de um é a duvida de muitos que não tem coragem de perguntar.

  • #10
    Usuário Avatar de Luca
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    Citação Postado originalmente por Wallace
    ... Rancho 9000 X ... A vantagem dele é mudar o comportamento da suspensão. ... Tenho os HDS que também...
    Wallace,
    Sei nada sobre eles, a não ser "ouvi falar que...". Peço, aproveitando da deixa do Daniel RJ, para que fale algo sobre eles. Qual é a origem dos HDS? América, Japão, ... ? Como são vendidos? Aos pares? Jogo? Quais as dimensões? Curso? Medida am aberto? Medida am fechado? Tens uma tabela? Posso por no meu Engesa? Na Hilux? Quem aqui do fórum tem estes am´s nos seus brinquedos?
    []´s
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  • #11
    Boa pergunta Luca.

    Aguardo as respostas.

    []'s

  • #12
    Aqui tem um link com a tabela dos amortecedores HDS, http://www.garra4x4.com.br/Amortecedor.htm e aqui também http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=8320

    []'s
    Band 92, OM364, BF 33"
    Porto Velho - RO

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