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  • #1
    Usuário Avatar de fabiano soriano
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    Quebras perigosas!!!




    Gostaria de abrir esse tópico para mostrar alguns pontos de quebra de peças importantes de segurança, que aconteceram comigo e que talvez este tópico sirva para mais pessoas que ainda não passaram por tais experiências e que devem abrir o olho e também para outras pessoas que tiveram outras experiências de quebras e até acidentes, devido a alguma anomalia ocorrida, ou alguam alteração inadequada.

    Para minha sorte, eu estava muito devagar com a band quando estas quebras ocorreram.

    1ª ocorreu com a minha band longa com eixos semi-flutuantes, depois de uma viagem para joanópolis e várias estradas de terra e subidas em morros, voltei pra sumaré city e saindo com uns amigos pra tomar uma cerveja fui atravessar um canteiro central, que por sinal era "nada" tomando como base os buracos que enfiei a band nas últimas viagens e quando passei com os eixos traseiros, só ouvi o estálo e a minha roda traseira esquerda aparecendo inteirinha no meu retrovisor....era o semi eixo que se partiu e já estava soltando a minha roda esquerda.
    Minha sorte que aconteceu com o jipe quase parado, verificamos que o semi eixo já estava bem surrado, agora imaginem esta quebra em uma rodovia? (não tenho fotos deste episódio, pois foi em 2000 e eu não tinha tecnologia digital na epoca)

    2ª ocorreu com minha band atual, com o braço pitman da direção, estava eu, ansioso para instalar os meus amortecedores rancho novos e estava voltando pra casa pra começar a retirar os amortecedores a gás cofap e colocar os rancho....umas 3 ruas pra chegar em casa, ao fazer a curva para direita, escutei um estálo e a direção ficou levissima, porém, descontroladissima...era a merda do pitman rompido, parei o jipe e o "estacionei" próximo a guia. resultado R$ 95,00 para o novo pitman no Chico toyota e mais 2 horas para trocar a peça na rua. Foi verificado que o pitman estava com uma trinca muito antiga e quando forcei para passar na valeta de água de chuva na curva ele terminou de rasgar. Minha sorte é que também estava bem devagar e dentro da cidade, agora imaginem descendo uma serra, exemplo a serra para chegar em Ubatuba? (segue fotos da peça com detalhe para a trinca)

    Aos desavisados....favor verificar estes itens, pois a brincadeira é boa....mais é muito séria.

    Se alguém puder relatar mais alguma experiência como estas, seria muito bom.

    Abraços
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Quebras perigosas!!!-28052010-004-.jpg   Quebras perigosas!!!-28052010-010-.jpg   Quebras perigosas!!!-28052010-009-.jpg   Quebras perigosas!!!-28052010-008-.jpg  
    Jabiraca I band longa 79 (desaparecida desde dez/2001)
    Jabiraca II band curta 90

  • #2
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    Boa iniciativa a sua.
    Isso tudo é fadiga de material. Veja que as peças que vc mencionou que quebraram suportam muito esforço nas trilhas, e acabam por quebrar mesmo. É o risco com qual inevitavelmente temos que conviver.
    Comigo aconteceu de quebrar o braço do terminal da direção da cúpula do munhão do Willys, que deixou o jipe totalmente sem direção. A sorte é que estava entre amigos e um outro jipeiro tinha a peça de reserva e me ajudou. 2 horas parado na trilha, churrasco e cerveja rolando enquanto eu trocava a danada (pelo menos teve esse lado positivo). Como vc, tive sorte que estava iniciando uma subida em erosões, bem devagar. Se fosse na estrada....


    Abraço

  • #3
    Legal o tópico.

    Vale a pena dar uma conferida neste aqui também: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=75855


    "1ª ocorreu com a minha band longa com eixos semi-flutuantes, depois de uma viagem para joanópolis e várias estradas de terra e subidas em morros, voltei pra sumaré city e saindo com uns amigos pra tomar uma cerveja fui atravessar um canteiro central, que por sinal era "nada" tomando como base os buracos que enfiei a band nas últimas viagens e quando passei com os eixos traseiros, só ouvi o estálo e a minha roda traseira esquerda aparecendo inteirinha no meu retrovisor....era o semi eixo que se partiu e já estava soltando a minha roda esquerda.
    Minha sorte que aconteceu com o jipe quase parado, verificamos que o semi eixo já estava bem surrado, agora imaginem esta quebra em uma rodovia? (não tenho fotos deste episódio, pois foi em 2000 e eu não tinha tecnologia digital na epoca)"

    Comigo aconteceu algo parecido, mas quebrou aquele braço que sai da direção hidraulica (pensei que fosse esse o pitman?!). E o pior, o mecanico que arrumei na hora pra me ajudar fez a burrada de tirar essa peça na pancada e não com um sacador. Conclusão: arrebentou minha caixa de direção hidráulica inteira.
    Aqui na região de Campinas (Sumaré como o amigo Fabiano) seu Chico Toyota é o cara certo. Nesses 7 anos de Band, nunca vi ninguem mexer nos brinquedos como ele.

    Valeu
    Mitroto

  • #4
    Usuário Avatar de alexandre diniz
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    boa colocação sobre o seu Chico

    vale lembrar q ate um tempo atras tinha em campinas tbem a mecanica da Tor Off road com os mecanicos Paulo, Tonho e Renato

    que por sinal Paulo e Tonho assim que sairam e até hj trabalham juntos com seu chico

    ai formou um trio que conhecem muito as bandeirantes e são gente honesta
    dificil encontrar hj em dia

    em campinas com certeza se temos de indicar alguem é esse trio

  • #5
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    ACONTECEU COMIGO

    No meu ENGESA antes de colocar EIXOS FLUTUANTES , tem o tópico sobre este caso .


    PNEUS 33" OU MAIORES , " TEM QUE COLOCAR FLUTUANTE " PARA SUA SEGURANÇA E DE SUA FAMÍLIA .

    Não vou relatar tudo , pois já tem este relato no forum , MAS CAIU A RODA TRASEIRA POR TER QUEBRADO O SEMIEIXO sorte que estava a 30km/h , NÃO ACHO QUE FOI SORTE , " TENHO CERTEZA QUE FOI A MÃO DE DEUS " .

    ABRAÇO A TODOS , e não deixe de colocar FLUTUANTES na traseira se usar pneus 33" ou maiores e/ou rodas com OFF-SET muito negativos como -44 como tem nas BBS tala 10" , com pneus 33" é semieixo quebrado na certa , este foi meu caso .

  • #6
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    É isso aí Guilherme, sem querer desviar o assunto (mas já desviando um pouco) na verdade é sempre a mão de Deus e não sorte...

  • #7
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    Citação Postado originalmente por Fernando Massad Ver Post
    É isso aí Guilherme, sem querer desviar o assunto (mas já desviando um pouco) na verdade é sempre a mão de Deus e não sorte...
    AMIGO FERNANDO MASSAD

    Com CERTEZA ABSOLUTA .

    NADA EM NOSSA VIDA É POR ACASO , TUDO TEM UMA RAZÃO DE SER .

    ABRAÇO e bom fim de semana .

  • #8
    Usuário Avatar de fabiano soriano
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    Eixo flutuante

    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
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    No meu ENGESA antes de colocar EIXOS FLUTUANTES , tem o tópico sobre este caso .


    PNEUS 33" OU MAIORES , " TEM QUE COLOCAR FLUTUANTE " PARA SUA SEGURANÇA E DE SUA FAMÍLIA .

    Não vou relatar tudo , pois já tem este relato no forum , MAS CAIU A RODA TRASEIRA POR TER QUEBRADO O SEMIEIXO sorte que estava a 30km/h , NÃO ACHO QUE FOI SORTE , " TENHO CERTEZA QUE FOI A MÃO DE DEUS " .

    ABRAÇO A TODOS , e não deixe de colocar FLUTUANTES na traseira se usar pneus 33" ou maiores e/ou rodas com OFF-SET muito negativos como -44 como tem nas BBS tala 10" , com pneus 33" é semieixo quebrado na certa , este foi meu caso .
    Guilherme...é isso mesmo, já comprei meu kit eixo flutuante da macrotorque, só falta chegar e instalar, pois meus pneus também são de 33".

    Não é que os eixos semi-flutuante na traseira não dão conta do recado, pelo contrário, aguentam e muito, porém, vc tem que ter certeza que estão novos e sem nehuma avaria. MANUTENÇÃO, CHECAGEM, MANUTENÇÃO, CHECAGEM.

    Lembrei de outra m3rda que deu também na minha band longa:

    Fui até a Reserva da Juréia com 6 pessoas e tralha para acampamento, cozinha e tudo mais. A estrada de terra até chegar na barra do Una é horrível cheio de costelinha e buracos, pra ir foi tudo bem, mas na volta, quando retornei para rodovia e descendo uma serrinha que tem por ali, senti o pedal do freio afundar, como se tivesse pisado numa bosta de vaca feita na hora..........Na serra, sem freio, ainda bem que eu tava de band....hehehe, quando terminou a serra chegando na promeira oficina aberta, verificamos que a tubulação de cobre do fluído de freio traseiro sacudiu tanto na estrada de terra que fez uma fissura no caninho e daí me deixou sem freio, quebrou bem na tubulação que fica em cima do diferencial traseiro, acho que estava roçando num ponto de fixação e com a trepidação ele rompeu.

    Mais 3 horas parado para o mecanico fazer refazer a tubulação e a conexão de união.
    Jabiraca I band longa 79 (desaparecida desde dez/2001)
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  • #9
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    Citação Postado originalmente por fabiano soriano Ver Post
    Guilherme...é isso mesmo, já comprei meu kit eixo flutuante da macrotorque, só falta chegar e instalar, pois meus pneus também são de 33".

    Não é que os eixos semi-flutuante na traseira não dão conta do recado, pelo contrário, aguentam e muito, porém, vc tem que ter certeza que estão novos e sem nehuma avaria. MANUTENÇÃO, CHECAGEM, MANUTENÇÃO, CHECAGEM.

    Lembrei de outra m3rda que deu também na minha band longa:

    Fui até a Reserva da Juréia com 6 pessoas e tralha para acampamento, cozinha e tudo mais. A estrada de terra até chegar na barra do Una é horrível cheio de costelinha e buracos, pra ir foi tudo bem, mas na volta, quando retornei para rodovia e descendo uma serrinha que tem por ali, senti o pedal do freio afundar, como se tivesse pisado numa bosta de vaca feita na hora..........Na serra, sem freio, ainda bem que eu tava de band....hehehe, quando terminou a serra chegando na promeira oficina aberta, verificamos que a tubulação de cobre do fluído de freio traseiro sacudiu tanto na estrada de terra que fez uma fissura no caninho e daí me deixou sem freio, quebrou bem na tubulação que fica em cima do diferencial traseiro, acho que estava roçando num ponto de fixação e com a trepidação ele rompeu.

    Mais 3 horas parado para o mecanico fazer refazer a tubulação e a conexão de união.
    FABIANO SORIANO

    Realmente os semi-flutuantes na traseira DÃO CONTA DO RECADO MAS COM OS " PNEUS E RODAS ORIGINAIS " , eles foram projetados pra aguentar todo o serviço proposto pelo fabricante , agora chegamos nós e mudamos tudo PRA FICAR BONITO , e sem nenhum cálculo estrutural , aí é FERRO NA CERTA .

    Já fui na reserva da Juréia e na barra do Una , lugar paradisíaco , tem uma puta de uma área de camping lá , me deu vontade de acampar lá , gosto de pescar em rio e lá deve ser excelente para ROBALOS . Conheço a estradinha toda , é ísto mesmo que vc relatou .

    É por ísto que todos os meus caninhos de freio são de ferro , APODRECEM COM O CUPIM DE FERRO mas são mais resistentes as trepidações .

    ABRAÇO

  • #10
    Usuário Avatar de Acurvelo
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    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    ACONTECEU COMIGO

    No meu ENGESA antes de colocar EIXOS FLUTUANTES , tem o tópico sobre este caso .


    PNEUS 33" OU MAIORES , " TEM QUE COLOCAR FLUTUANTE " PARA SUA SEGURANÇA E DE SUA FAMÍLIA .

    Não vou relatar tudo , pois já tem este relato no forum , MAS CAIU A RODA TRASEIRA POR TER QUEBRADO O SEMIEIXO sorte que estava a 30km/h , NÃO ACHO QUE FOI SORTE , " TENHO CERTEZA QUE FOI A MÃO DE DEUS " .

    ABRAÇO A TODOS , e não deixe de colocar FLUTUANTES na traseira se usar pneus 33" ou maiores e/ou rodas com OFF-SET muito negativos como -44 como tem nas BBS tala 10" , com pneus 33" é semieixo quebrado na certa , este foi meu caso .
    Guilhereme,

    Eu estou usando os 33" e estou com diferencial comum. To com uma pulga atras da orelha agora, ando com a familia pra serra todo final de semana. Voce Ja tinha flutuante ou instalou?

    Sds,

    André
    Andre Curvelo
    Band-Jeep 59 / OM-364-LA / 33" / 5-Speed

  • #11
    André,

    Tá com duvida? troca a ponta de eixo por uma nova!

    Abrass

  • #12
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    Guilhereme,

    Eu estou usando os 33" e estou com diferencial comum. To com uma pulga atras da orelha agora, ando com a familia pra serra todo final de semana. Voce Ja tinha flutuante ou instalou?

    Sds,

    André
    ACURVELO

    Estou pertinho de vc , é vc que tem um ENGESA amrelo igual ao meu ?

    MAS VAMOS A PULGA ATRAS DA SUA ORELHA .

    Estava respondendo a vc , toquei o dedo em uma tecla aqui e sumiu tudo , pqp , estou muito P da vida , estava enorme a mensagem , mas vamos lá :

    Qdo comprei o ENGESA não tinha flutuante , MAS DEPOIS QUE COLOQUEI RODAS BBS TALA 10" COM OFF-SET DE - 44 E PNEUS 33" começou meu sofrimento com as quebras , ora rolamento de roda traseira ora ponteiras de direção , perdí a conta de qtos troquei , daí pensei em colocar o flutuante e fui comprando devagar e guardando as peças .

    Mas num dia eu indo trabalhar em Cardoso Moreira , só ando a 100/120 km/h , ao chegar em Cardoso Moreira na 1ª esquina o semi-eixo traseiro quebra e a RODA CAI , puts , foi DEUS que me segurou até alí com certeza .

    Daí coloquei logo o flutuante na traseria e acabaram-se as quebras .

    SUGIRO A VC O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL REDIRECIONAR SEU ORÇAMENTO PARA COLOCAR O FLUTUANTE O MAIS BREVE POSSÍVEL , ainda mais que vc faz passeios com a família na serra daí que muito bonita .

    Sei que irá aparecer um monte de ENGESEIROS dizendo que tem pneus 33" sem flutuante e nunca quebraram nada , ÍSTO PROVAVELMENTE PQ ELES NÃO TEM OU NÃO USAM RODAS COM TALA 10" E OFF-SET DE -44 COMO EU USEI , aí sim irá durar mais com certeza , mas É CERTO QUE ELES ESTÃO ANDANDO NO LIMITE DA QUEBRA , SE NÃO QUEBRAR TUDO BEM , " MAS SE QUEBRAR , PODERÁ ACONTECER UMA TRAGÉDIA IRREPARÁVEL " .

    Tire esta pulga atras da orelha e segue este meu conselho , pq vc ESTARÁ NO MÁXIMO PECANDO POR EXCESSO DE ZELO E NÃO POR OMISSÃO . O seu ENGESA ? FICARÁ COM A GARANTIA DE NUNCA MAIS TER A POSSIBILIDADE DE UMA RODA TRASEIRA CAIR .

    Espero ter ajudado a tirar a pulga atras da sua orelha .

    Vira e mexe eu estou indo aí em Macaé para resolver uns assuntos meus e qdo o meu ENGESA saír do estaleiro eu irei com ele e ligo pra vc para nos encontrarmos aí .

    ABRAÇÃO

    EM TEMPO

    Se seu jipe for uma BAND , aí muda um pouco a estória , os semi-eixos da BAND são bem mais parrudos do que os do DANA44 , e se vc não usa RODAS com OFF-SET muito negativo , aí é tranquilo , não precisa de se preocupar . A BAND é bem superdimensionada nas suas peças .
    4X4 Brasil

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