Postado originalmente por
Paulo Medeiros
Caros colegas, boa noite, gostaria se possível que me esclarecessem algumas dúvidas: Este fim de semana peguei a estrada p/ mais um fim de semana com a família e como o meu carro tem espaço p/ três na frente estava neste a minha filha caçula e que durante o trajeto dormiu, resolveu ajeitar-se no banco justamente na hora em que eu estava trocando a marcha (3ª p/ 4ª) e empurrou o meu braço de modo que ao invés de entrar a 3ª entrou a 2ª fazendo o giro do motor ir nas alturas, pois bem, passado o episódio, continuei a viagem sem que se apresentassem nem um problema ou barulho estanho no motor porém no domingo quando voltava ocarro continuava sem qualquer sintoma anormal durante metade da viagem, quando de repente começou a fazer um barulho como se tivesse algo solto e sendo moído pelo motor e de imediato parei o veículo e se não estivesse em uma rodovia com infra estrutura (socorro) estaria numa roubada com certeza. Bem passado isto e o transtorno de conseguir um reboque (Não tenho seguro) levei o carro a uma oficina indicada p/ um amigo. Resultado preeliminar do estrago, após retirar a tampa do cabeçote vimos logo de cara a mola de uma das válvulas quebrada, duas das varetas de tucho empenadas, e a suspeita de ter danificado esta válvula, as outras válvulas estavam intactas e suas respectivas varetas também:
Estes problemas poderiam ter sido ocasionados por este súbito aumento na rotação do motor durante a troca equivocada de marcha?
Estas peças danificadas justificariam a retífica do cabeçote? ou bastaria a substituição destas peças sem precisar retirar o cabeçote?
desculpem o tamanho da carta mas precisava relatar tudo o que ocorreu para um melhor entendimento.