Pessoal,
Tenho uma Explorer 97 V6, tudo "funcionava" perfeitamente.... hehehe
Até que por motivo de manutenção preventiva eu troquei todos os óleos e filtros do veiculo, quando fui trocar o filtro de ar, percebi que o filtro que retirei era ligeiramente diferente do que eu havia comprado. O filtro tem as mesmas dimensões, encaixes iguais e tudo, a UNICA diferença é que o cilindro onde está o papel filtrante é maior... o diametro do elemento filtrante é maior, mas pouca coisa maior.
Instalando este filtro novo o veiculo fica sem marcha lenta, é parar no sinal e ele morre... tem que ficar segurando no acelerador e isso é um incomodo muito grande.
Instalando o filtro velho(e sujo) o carro fica normal de novo...
Inicialmente, achei que eu tivesse comprado o filtro errado, mas REVIREI a minha cidade e nao encontrei o tal filtro com diametro menor, inclusive no mercado livre existe pra vender o filtro igual ao que comprei, sendo este indicado para a Explorer 97 no anuncio... nos sites americanos tambem vendem o filtro para a Explorer sendo o de diametro maior(igual o que comprei)...
Alguém sabe como arrumar isso?? porque ela morre com filtro novo? O que testar? como testar?
Aguardo alguma ajuda!! enquanto isso eu ando com o filtro super sujo.... hehe
Porque vc não leva à uma Autorizada Ford? Entra lá dentro como quem nao quer nada, vai de fininho até o setor de oficina, procura por um mecanico "gente fina q se compromete a dar uma olhadinha no seu carro e quem sabe, resolve o problema? Vc procurou esse filtro na Ford tbm?
Abs!!
Na minha uso de ranger.
Mandei usinar o fundo da caixa do filtro, para assim a "ponta" do filtro encaixar.
É mais facil encontrar o filtro da ranger do que da exlplorer.
Atualmente esse filtro é vendido para a Explorer V8, as lojas esqueceram que é o mesmo de muitas V6.
Já usei o motocraft e fram. O motocraft possuí o diâmetro maior e o fram é bem menor, ambos apresentaram o mesmo resultado. Está usando um desses dois ou o wega? Esse maior chega a encostar nas paredes da caixa do filtro de ar?
O Fram possuí o menor diâmetro de todos.
Fram CA8141
Tenta saber com o distribuidor da Fram de sua cidade quem tem em estoque, caso não consiga, segue uma opção. http://www.jocar.com.br/Produto.aspx?CP=711592
Aproveita e faz uma limpeza com limpa contatos no sensor de temperatura do ar, MAF e atuador de marcha lenta, acredito que o problema esteja aí.
A Ford diz que não tem mais o filtro para a explorer, pois como ela é 1997 ja fazem mais de 10 anos da fabricação, pelo que me informaram, eles nao mantém estoque de reposição para carros com mais de 10 anos...
Com relação ao filtro, notei a facilidade em encontrar o outro modelo(com o bico) para comprar, inclusive com boa diferença de preço, sendo R$18 o com o bico e R$61 o modelo sem o bico(este que comprei).
Ambos são FRAM(o sujo e o novo). O que comprei é o CA8141. O interessante é que o filtro que eu retirei do carro tambem é CA8141 e tem o diametro menor... Só reparei nisso agora que fui conferir a referencia para postar aqui....
Ja fiz a limpeda do MAF com Car80, do atuador da lenta e do sensor da temperatura tambem.
Acho mais provavel que o problema seja o atuador da lenta, o dificil agora vai ser achar um pra trocar e ver se é o problema mesmo. Comprar pra instalar e perceber que nao é esse o problema é complicado já que o atuador está na faixa de R$350,00.
O filtro nao chega a encostar na parede da caixa do filtro.
Na Só Injeção e Armageddom você compra o atuador por R$200,00, mas mesmo que fosse R$10,00, gastar sem ter certeza não é um bom negócio.
A marcha lenta está oscilando? Se possível, descreva melhor o que está acontecendo. Com o motor funcionando retire a tomada do atuador e verifique se altera alguma coisa. O certo é a aceleração cair bastante e pode chegar a desligar o motor. Retirando a tomada e não percebendo nenhuma alteração na marcha lenta, verifique se está passando corrente nos dois fios, se estiver, a chance dela estar com problema aumenta.
Só acho estranho uma simples troca de filtro afetar o atuador
Conseguindo confirmar que ele é o responsável, se estiver incomodando MUITO, desliga e acelera pelo cabo.
Vazamento de vácuo e defeito na válvula EGR também causam marcha lenta deficiente, mas não deve ser o caso.
Querendo comprar o filtro original, você encontra na Metropolitana(PR), Memorial, Formax, Worlds Imports, Belford, BH Forte...
Depois de alguns testes:
Tirando a tomada do atuador a lenta nao muda em nada...
A marcha lenta não oscila com o filtro velho, com o novo tem que segurar no acelerador ou ele morre.
Quando comprei o carro a lenta era em 2mil RPM, aí fiz uma limpeza do atuador da lenta e resolveu, até que fui trocar o filtro de ar e deu nisso agora rs rs
Ja pensei em acelerar pelo cabo mesmo, porém, ficando assim a hora que eu dou uma acelerada no motor ele dá uma engasgada antes de levantar o giro...
Certa vez vi uma tecnica de como reconhecer se tem vazamento de vacuo, mas nao lembro onde vi isso e nao achei mais... alguem sabe como fazer este teste?
Depois destes testes estou apostando no atuador da lenta.... deve ser ele o problema...