Olá pessoal. Estive estudando esse sistema nas Ranger, e parece que encontrei a resposta para o enegrecimento mais rápido do oléo lubrificante, nos motores diesel que nos gasolina, e ainda menos quando se faz uso do GNV.
Relembrando que Blow-by é a recirculação dos gases que vazam da câmara de explosão pela fenda dos entre-pontas dos anéis dos pistons, juntamente com os vapores de óleo lubrificante, vão para o carter, passam pela válvula PCV, e são aspirados pela entrada de ar na turbina e voltam para a câmara de explosão, para serem queimados definitivamente.
Bom, nas Ranger mais antigas, como na minha, vou fazer uma adaptação do separador tipo ciclone, como a que encontrei num Gurgel BR-800 da foto.
Os amigos que tem as Ranger mais modernas, poderiam nos informar se esse SEPARADOR TIPO CICLONE já vem instalado ? Se já virem, aí vou adaptar na minha um desses. Também, se existem dois fios que fazem contato da válvula canister(solenóide) com a ECU, informando se a mesma está abrindo corretamente.
Abs
Anthon