x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 49
    Usuário Avatar de FabricioSoares
    Entrada
    17/10/2004
    Local
    Porto Alegre / Santa Maria/RS
    Agradecimentos: 0

Smile SportAT97 esquenta vaza oléo da caixa na discarga,fumaceira, esfria para,MISTERIO

Pessoal, peço uma ajuda pois não sei mais o que fazer, meu mecânico menos ainda.

Tenho um Cherokee Sport 97AT

Ando com ela na cidade, normal, trechos de até uma hora...normal.

Rodo mais, tipo duas horas, seja trilha, estrada de chão ou até asfalto, começa a fumaceira de oléo queimado que pinga (depois jorra!) em cima da discarga.

Até agora não consegui identificar exatamente de onde sai, me parece que de dentro da capa seca. é oléo da caixa automática.

Espero ela esfriar BEM, tipo 30min. para o vazamento.

Já vi que alguns colegas do forum tiveram o mesmo problema, mandei MP a umas duas semanas e nada ainda, preciso fazer trilhaaa..hehe.. não aguento mais olhar faustão.

Me ajudem.

Obrigado.

Banido
    Entrada
    03/04/2008
    veja se a linha de resfriamento do oleo não esta obstruida.
    (..se o oleo sai do cambio, passa no radiador e se volta para o cambio)

Quando o seu cambio esquenta, como fica a temperatura do motor?

Faz quanto tempo que não faz troca regular de oleo atf + filtro?
    -Será que seu oleo já não venceu?

Se tudo estiver regular, vai ter que levar o cambio a alguem que realmente entenda disso,
    pois pode ser problema desde o conversor de torque as valvulas internas do cambio.

abraços

Entrada
    17/10/2004
    Local

Unhappy

Obrigado pela ajuda.
    Essa idéia de ver a linha de resfriamento eu não tinha pensado, vou ver amanhã.

A temperatura do motor fica normal sempre, logo que liga vai a 100graus e fica lá.

Dá impressão que acontece isso vinculado ao tempo do veículo em movimento (mais de 1h..1h30..) não a temperatura..

Porque demora o mesmo tempo para vazar em trilha do que o tempo em asfalto (mais ou menos).

Droga que meu mecânico nunca acha o lugar do vazamento, mas pinga (começa pingando, depois espirra..jorra mesmo) no coletor de descarga abaixo da capa seca.

Troquei recente todo óleo atf dexron III e a cada trilha (putz como é caro!) preencho meia caixa com o que vaza.

Help.
    Obrigado

Usuário Avatar de Marcelo Carvalhal
    Entrada
    31/05/2005
    Local
    RIO DE JANEIRO/RJ
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por FabricioSoares Ver Post
    Obrigado pela ajuda.

A temperatura do motor fica normal sempre, logo que liga vai a 100graus e fica lá.

Dá impressão que acontece isso vinculado ao tempo do veículo em movimento (mais de 1h..1h30..) não a temperatura..

Porque demora o mesmo tempo para vazar em trilha do que o tempo em asfalto (mais ou menos).

Droga que meu mecânico nunca acha o lugar do vazamento, mas pinga (começa pingando, depois espirra..jorra mesmo) no coletor de descarga abaixo da capa seca.

Troquei recente todo óleo atf dexron III e a cada trilha (putz como é caro!) preencho meia caixa com o que vaza.

Help.
    Obrigado
    Ta vazando pelo respiro da cx de marcha, fica de lado, perto da junção com o motor, tipo um pescoço de ganso, o óleo quando esquenta tá espandindo,, é é capaz de estar com exesso, ela para porque o óleo perde função...e o câmbio fica patinando, pode vazar também pelo retentor, no eixo,este respiro serve par aliviar "pressão" interna, mas se tá jorrando óleo...é exesso, filtro obstruido..pode ser até o conduit que vai para o radiador do motor que pode estar de alguma forma amassado...mas para jorrar..geralmente e muita pressão interna..ou exesso..tem analisar o conjunto com cuidado...

Qual a cx de transferência...é SELECT TRAC OU COMAND TRAC ?

Banido
    Entrada
    03/04/2008
    Obrigado pela ajuda.

Help.
    Obrigado

Bom, vou tentar ajudar mais um pouco...
    vamos ver até que ponto o "chutometro" vai funcionar...

com suas respostas, ficou claro que seu cambio at está esquentando, quando o oleo sai pelo respiro, é comumente excesso (de oleo ou de temperatura)

- pra testar a linha de resfriamento do oleo, desacople a mangueira (ou cano) de retorno justamente no ponto que ele tem que voltar pro cambio.
    pode ligar o motor em P com a mangueira fora, se jogar oleo (na capacidade maxima do cano) blz, é sinal que o arrefecimento de oleo está OK.
    Caso não vá oleo, procure por amassados no sistema, obstrução, etc.....
    se tudo estiver oK, faça o mesmo, mas solte o inicio do cano/magueira de oleo, se não sair oleo por ali tbm, vá direto na bomba de oleo do cambio.

- seu pneu é muito grande, ou a relação está muito longa?
    Será que o conversor de torque do seu carro está trabalhando em uma rotação muito baixa e não chegando a atingir o ponto de stall? (quando ele para de deslizar e trava sem deslizamento, transferindo 100% do torque do motor pro cambio) .... deslizamento continuo = aquecimento
    Quando o conversor de torque esta gasto, ele tbm não atinge o ponto de stall e desliza constantemente.

a partir dai a coisa tem que ser mais minuciosa no cambio, mas
    vale a pena observar o filtro de oleo antes de começar a mexer a fundo no cambio.

Se fosse EU:

trocaria o filtro de oleo e todo o oleo ATF antes de partir pro plano B.

Espero ter ajudado.
    Abraços
    4X4 Brasil

Entrada
    17/10/2004
    Local
    Amanhã de manhã vou fazer o teste de desacoplar a mangueira, mas agora comecei a me preocupar...

Bravo... como um vidente você descrevendo o exato funcionamento da minha cherokee.... pneus grandes.. 33x12,5 ..relação longa (longa demais...) patinação... muita panitação... parece que nunca transfere a força do motor para as rodas...parece um carro com embreagem patinando o tempo todo..um saco... não fazia isso com os pneus lingucinha.

O respiro eu vi onde é e sei que nele não vaza pois ele esta sempre bem sequinho, dá impressão que vem de dentro da caixa, tem tudo para ser o retentor do eixo.

Mas se vaza só quando anda muito, o retentor esta danificado? terei que trocar ou se descobrir o motivo do excesso de pressão já resolve?

vou descobrir que filtro vai na caixa automatica e trocar ele tb.

Mas como faço parar de patinar? vi uns projetos de awshift na internet que poe alavanca e passa as marchas como tiptronic...tem tb um botao que trava o conversor de torque da segunda para cima..em tese isso pararia a patinação..tenho todo projeto só não consigo achar a TCU que seria o modulo que comanda a caixa para fazer a ligação, dizem que é atrás do porta-luvas, desmontei mas não acho, será que travar o conversor de torque resolve?

Obrigado pela ajuda... desvendando o mistério com ajuda dos amigos...

Banido
    Entrada
    03/04/2008
    Amanhã de manhã vou fazer o teste de desacoplar a mangueira, mas agora comecei a me preocupar...

Bravo... como um vidente você descrevendo o exato funcionamento da minha cherokee.... pneus grandes.. 33x12,5 ..relação longa (longa demais...) patinação... muita panitação... parece que nunca transfere a força do motor para as rodas...parece um carro com embreagem patinando o tempo todo..um saco... não fazia isso com os pneus lingucinha.

O respiro eu vi onde é e sei que nele não vaza pois ele esta sempre bem sequinho, dá impressão que vem de dentro da caixa, tem tudo para ser o retentor do eixo.

Mas se vaza só quando anda muito, o retentor esta danificado? terei que trocar ou se descobrir o motivo do excesso de pressão já resolve?

vou descobrir que filtro vai na caixa automatica e trocar ele tb.

Mas como faço parar de patinar? vi uns projetos de awshift na internet que poe alavanca e passa as marchas como tiptronic...tem tb um botao que trava o conversor de torque da segunda para cima..em tese isso pararia a patinação..tenho todo projeto só não consigo achar a TCU que seria o modulo que comanda a caixa para fazer a ligação, dizem que é atrás do porta-luvas, desmontei mas não acho, será que travar o conversor de torque resolve?

Obrigado pela ajuda... desvendando o mistério com ajuda dos amigos...

bom, vamos no chutometro novamente:

depois de verificado o sistema de arrefecimento do cambio, e estando tudo ok:

- vamos tentar uma coisa simples: que tal verificar se o respiro do seu cambio não está obstruido? acho que uma mangueirinha ligada ali, e vc tentando soprar ar pra dentro já é uma boa maneira de checar obstruções. Se passar, tá ok. É improvavel, mas não impossivel. Já pensou se este excesso de pressão é causado pelo respiro tampado?
    É possivel, que se essa for a causa, talvez pare de vazar.

- Oleo e filtro, agora é uma boa hora de trocar e testar novamente, afinal o filtro não é perdido, se tiver mesmo que mexer no cambio, é algo a menos pra comprar.

- pode ser que o retentor esteja danificado sim, é uma possibilidade que "todo" o problema seja só ele.

- assim como pode ser que o filtro esteja semi-obstruido, causando aumento de pressão.

- Se tentou tudo citado anteriormente e não deu certo, levou um cambio pra um reparador e foi constatado o problema no conversor, aí não tem jeito, o ideial é trocar o dito cujo mesmo. (aí vc decide se compra um com ponto de stall mais baixo)
    Assim como se for problema em valvulas ou outra parte do cambio, a recomendação é reparo imediato. Cambio AT, quanto mais vc tenta levar com a barriga, maior é o prejuizo depois.

- Se tudo no cambio está ok, o carro esta longo, patinando bastante o conversor e demorando pra chegar no stall, acho que o melhor seria trocar as relações do diferencial por uma mais curta. Assim vai ter o carro mais forte e vai resolver a questão do stall, com baixo custo.

- eu não conheco especificamente as cherokas, sei que elas tem modulo para gerenciar o cambio, mas sou completamente leigo no funcionamento especifico e possiveis alterações nos parametros. Para isso, o melhor é esperar alguem aqui do forum que entenda mais sobre o assunto.

- Desde o momento que vc dá partida no carro, ele fica patinando e ruim de andar, ou isso piora de acordo com que o carro ganha temperatura?

- Só por desencargo de consciencia, vc não está usando GNV, está?

abraços e boa sorte aí!
    Estou torcendo pra que seja simples seu problema, e mais simples ainda a solução.

obs: Para os doutores aqui no forum, se eu escrevi alguma besteira ou esqueci de algo, sorry!

Entrada
    17/10/2004
    Local

o mistério continua...

Amigo,

Ela patina sempre, desde o momento que liga já ao sair da garagem (fria ou quente)

Tá a gasolina, nunca teve gnv.

Consegui só ontem um tempo para fazer os testes;

Respiro ok, desobstruido;

Radiador de óleo passando óleo e bomba funcionando;

Troquei o óleo (estava bom) e o filtro (estava bom).

O retentor fico encucado pois se fosse ele vazaria sempre, certo? só vaza depois de duas horas de uso, nem é a temperatura, porque ela atinge a temperatura de funcionamento (100graus no painel, no meio, todas são assim) nos primeiros minutos.

Pode ser o ponto de Stall... será que travar o conversor de torque da segunda para cima resolve? tenho um projeto para isso, sem custos... os gringos fazem muito.. mas será q não dá efeito colateral?

Abraço
    Fabrício

Usuário Avatar de Marcelo Carvalhal
    Entrada
    31/05/2005
    Local
    RIO DE JANEIRO/RJ
    Agradecimentos: 2
    Amigo,

Ela patina sempre, desde o momento que liga já ao sair da garagem (fria ou quente)

O retentor fico encucado pois se fosse ele vazaria sempre, certo? só vaza depois de duas horas de uso, nem é a temperatura, porque ela atinge a temperatura de funcionamento (100graus no painel, no meio, todas são assim) nos primeiros minutos.

Pode ser o ponto de Stall... será que travar o conversor de torque da segunda para cima resolve? tenho um projeto para isso, sem custos... os gringos fazem muito.. mas será q não dá efeito colateral?

Abraço
    Fabrício

Seus discos da cx já foram pro saco, vai ter que trocar todo o KIT do automático, o óleo tá vazando porque não tem pra onde correr..acho que seu AT..já mais que pifou....abre logo..senão vc vai fritar seu conversor de torque.

Existe também uma má formação do embolo de pressão, nas caixas AUT 97, por isso pergunto de novo...sue carro usa a CT de que tipo?

COMAND TRAC ou SELECT TRAC ?

Se seu carro for COMAND TRAC, seu automático é diferente, assim como seu diferencial..eles não tem o TOWN KIT, e pode até vir com o DIF TRASEIRO CRYSLER 8.

A solução eu post de depois de saber qual a T.Case...

só para fazer charminho....8)

Banido
    Entrada
    03/04/2008
    Amigo,

Abraço
    Fabrício

Xi, parceiro....
    vai ter que abrir.

É o melhor a se fazer.

Com suas respostas, não acredito que seja o stall.

Amigo,

Abraço
    Fabrício
    Fabricio, não confunda temperatura de motor com a de cambio. A do cambio só esquenta bem depois de andar no asfalto um bom tempo.

Cambio de cherokee patina mesmo, mas o quanto patina é que seria o problema. Se vc tem um carro de rua tipo um chevrolet ou um fiat ele deverá patinar menos que a cherokee. Os aw4 são conhecidos por "comerem" alguns cv na arrancada e mantendo a velocidade, como os c6 dos fords. Quando trava o conversor melhora muito, mas ferve o óleo. O aw4 é um cambio "quente". Não abuse do conversor e coloque um radiador de óleo só pra ele. Dos grandes...

Se vaza e para, deve estar pingando de algum lugar. Tem que achar o vazamento. Se aventure por dentro do capo usando espelhos de maquiagem (Não precisa ser a sua maquiagem ).

Sai muita fumaça? Se sai pouca veja se é o retentor do vira na parte de trás que liga no cambio. Ele, quando vaza, pega na curva do escape e "fumaceia" tudo.

Tira uma foto que ajuda

abs

Usuário
    Entrada
    19/12/2007
    Local
    Porto Alegre/RS
    Aproveitando o embalo, o retentor do virabrequim(traseiro) quando vaza, acontece iso meso q o Samukanvas falou, pinga na curva do cano, fumaceia e fede prá c.
    Mas pelo sintoma de baixar o óleo da caixa (do moto não?) deve ser algum vazamento na dita cuja mesmo, já vi fissura nos canos de resfriamento do óleo que só aparecia depois do sistema esquentar e pessurizar, dificil de achar, tem de ser na ora e com luz par ver, é quase um vaporizador, e for o caso.
    Boa sorte na solução do mistério.
    Badia

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem