x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 49

Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de FabricioSoares
    Entrada
    17/10/2004
    Local
    Porto Alegre / Santa Maria/RS
    Idade
    46
    Posts
    184
    Agradecimentos: 0

    Smile SportAT97 esquenta vaza oléo da caixa na discarga,fumaceira, esfria para,MISTERIO




    Pessoal, peço uma ajuda pois não sei mais o que fazer, meu mecânico menos ainda.

    Tenho um Cherokee Sport 97AT

    Ando com ela na cidade, normal, trechos de até uma hora...normal.

    Rodo mais, tipo duas horas, seja trilha, estrada de chão ou até asfalto, começa a fumaceira de oléo queimado que pinga (depois jorra!) em cima da discarga.

    Até agora não consegui identificar exatamente de onde sai, me parece que de dentro da capa seca. é oléo da caixa automática.

    Espero ela esfriar BEM, tipo 30min. para o vazamento.

    Já vi que alguns colegas do forum tiveram o mesmo problema, mandei MP a umas duas semanas e nada ainda, preciso fazer trilhaaa..hehe.. não aguento mais olhar faustão.

    Me ajudem.

    Obrigado.

  • #2
    Banido
    Entrada
    03/04/2008
    Posts
    829
    Agradecimentos: 0
    veja se a linha de resfriamento do oleo não esta obstruida.
    (..se o oleo sai do cambio, passa no radiador e se volta para o cambio)

    Quando o seu cambio esquenta, como fica a temperatura do motor?

    Faz quanto tempo que não faz troca regular de oleo atf + filtro?
    -Será que seu oleo já não venceu?

    Se tudo estiver regular, vai ter que levar o cambio a alguem que realmente entenda disso,
    pois pode ser problema desde o conversor de torque as valvulas internas do cambio.

    abraços

  • #3
    Usuário Avatar de FabricioSoares
    Entrada
    17/10/2004
    Local
    Porto Alegre / Santa Maria/RS
    Idade
    46
    Posts
    184
    Agradecimentos: 0

    Unhappy

    Obrigado pela ajuda.
    Essa idéia de ver a linha de resfriamento eu não tinha pensado, vou ver amanhã.

    A temperatura do motor fica normal sempre, logo que liga vai a 100graus e fica lá.

    Dá impressão que acontece isso vinculado ao tempo do veículo em movimento (mais de 1h..1h30..) não a temperatura..

    Porque demora o mesmo tempo para vazar em trilha do que o tempo em asfalto (mais ou menos).

    Droga que meu mecânico nunca acha o lugar do vazamento, mas pinga (começa pingando, depois espirra..jorra mesmo) no coletor de descarga abaixo da capa seca.

    Troquei recente todo óleo atf dexron III e a cada trilha (putz como é caro!) preencho meia caixa com o que vaza.

    Help.
    Obrigado

  • #4
    Usuário Avatar de Marcelo Carvalhal
    Entrada
    31/05/2005
    Local
    RIO DE JANEIRO/RJ
    Idade
    53
    Posts
    2,473
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por FabricioSoares Ver Post
    Obrigado pela ajuda.
    Essa idéia de ver a linha de resfriamento eu não tinha pensado, vou ver amanhã.

    A temperatura do motor fica normal sempre, logo que liga vai a 100graus e fica lá.

    Dá impressão que acontece isso vinculado ao tempo do veículo em movimento (mais de 1h..1h30..) não a temperatura..

    Porque demora o mesmo tempo para vazar em trilha do que o tempo em asfalto (mais ou menos).

    Droga que meu mecânico nunca acha o lugar do vazamento, mas pinga (começa pingando, depois espirra..jorra mesmo) no coletor de descarga abaixo da capa seca.

    Troquei recente todo óleo atf dexron III e a cada trilha (putz como é caro!) preencho meia caixa com o que vaza.

    Help.
    Obrigado
    Ta vazando pelo respiro da cx de marcha, fica de lado, perto da junção com o motor, tipo um pescoço de ganso, o óleo quando esquenta tá espandindo,, é é capaz de estar com exesso, ela para porque o óleo perde função...e o câmbio fica patinando, pode vazar também pelo retentor, no eixo,este respiro serve par aliviar "pressão" interna, mas se tá jorrando óleo...é exesso, filtro obstruido..pode ser até o conduit que vai para o radiador do motor que pode estar de alguma forma amassado...mas para jorrar..geralmente e muita pressão interna..ou exesso..tem analisar o conjunto com cuidado...

    Qual a cx de transferência...é SELECT TRAC OU COMAND TRAC ?

  • #5
    Banido
    Entrada
    03/04/2008
    Posts
    829
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por FabricioSoares Ver Post
    Obrigado pela ajuda.
    Essa idéia de ver a linha de resfriamento eu não tinha pensado, vou ver amanhã.

    A temperatura do motor fica normal sempre, logo que liga vai a 100graus e fica lá.

    Dá impressão que acontece isso vinculado ao tempo do veículo em movimento (mais de 1h..1h30..) não a temperatura..

    Porque demora o mesmo tempo para vazar em trilha do que o tempo em asfalto (mais ou menos).

    Droga que meu mecânico nunca acha o lugar do vazamento, mas pinga (começa pingando, depois espirra..jorra mesmo) no coletor de descarga abaixo da capa seca.

    Troquei recente todo óleo atf dexron III e a cada trilha (putz como é caro!) preencho meia caixa com o que vaza.

    Help.
    Obrigado


    Bom, vou tentar ajudar mais um pouco...
    vamos ver até que ponto o "chutometro" vai funcionar...

    com suas respostas, ficou claro que seu cambio at está esquentando, quando o oleo sai pelo respiro, é comumente excesso (de oleo ou de temperatura)

    - pra testar a linha de resfriamento do oleo, desacople a mangueira (ou cano) de retorno justamente no ponto que ele tem que voltar pro cambio.
    pode ligar o motor em P com a mangueira fora, se jogar oleo (na capacidade maxima do cano) blz, é sinal que o arrefecimento de oleo está OK.
    Caso não vá oleo, procure por amassados no sistema, obstrução, etc.....
    se tudo estiver oK, faça o mesmo, mas solte o inicio do cano/magueira de oleo, se não sair oleo por ali tbm, vá direto na bomba de oleo do cambio.

    - seu pneu é muito grande, ou a relação está muito longa?
    Será que o conversor de torque do seu carro está trabalhando em uma rotação muito baixa e não chegando a atingir o ponto de stall? (quando ele para de deslizar e trava sem deslizamento, transferindo 100% do torque do motor pro cambio) .... deslizamento continuo = aquecimento
    Quando o conversor de torque esta gasto, ele tbm não atinge o ponto de stall e desliza constantemente.


    a partir dai a coisa tem que ser mais minuciosa no cambio, mas
    vale a pena observar o filtro de oleo antes de começar a mexer a fundo no cambio.

    Se fosse EU:

    trocaria o filtro de oleo e todo o oleo ATF antes de partir pro plano B.


    Espero ter ajudado.
    Abraços
    4X4 Brasil

  • #6
    Usuário Avatar de FabricioSoares
    Entrada
    17/10/2004
    Local
    Porto Alegre / Santa Maria/RS
    Idade
    46
    Posts
    184
    Agradecimentos: 0
    Amanhã de manhã vou fazer o teste de desacoplar a mangueira, mas agora comecei a me preocupar...

    Bravo... como um vidente você descrevendo o exato funcionamento da minha cherokee.... pneus grandes.. 33x12,5 ..relação longa (longa demais...) patinação... muita panitação... parece que nunca transfere a força do motor para as rodas...parece um carro com embreagem patinando o tempo todo..um saco... não fazia isso com os pneus lingucinha.

    O respiro eu vi onde é e sei que nele não vaza pois ele esta sempre bem sequinho, dá impressão que vem de dentro da caixa, tem tudo para ser o retentor do eixo.

    Mas se vaza só quando anda muito, o retentor esta danificado? terei que trocar ou se descobrir o motivo do excesso de pressão já resolve?

    vou descobrir que filtro vai na caixa automatica e trocar ele tb.

    Mas como faço parar de patinar? vi uns projetos de awshift na internet que poe alavanca e passa as marchas como tiptronic...tem tb um botao que trava o conversor de torque da segunda para cima..em tese isso pararia a patinação..tenho todo projeto só não consigo achar a TCU que seria o modulo que comanda a caixa para fazer a ligação, dizem que é atrás do porta-luvas, desmontei mas não acho, será que travar o conversor de torque resolve?

    Obrigado pela ajuda... desvendando o mistério com ajuda dos amigos...

  • #7
    Banido
    Entrada
    03/04/2008
    Posts
    829
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por FabricioSoares Ver Post
    Amanhã de manhã vou fazer o teste de desacoplar a mangueira, mas agora comecei a me preocupar...

    Bravo... como um vidente você descrevendo o exato funcionamento da minha cherokee.... pneus grandes.. 33x12,5 ..relação longa (longa demais...) patinação... muita panitação... parece que nunca transfere a força do motor para as rodas...parece um carro com embreagem patinando o tempo todo..um saco... não fazia isso com os pneus lingucinha.

    O respiro eu vi onde é e sei que nele não vaza pois ele esta sempre bem sequinho, dá impressão que vem de dentro da caixa, tem tudo para ser o retentor do eixo.

    Mas se vaza só quando anda muito, o retentor esta danificado? terei que trocar ou se descobrir o motivo do excesso de pressão já resolve?

    vou descobrir que filtro vai na caixa automatica e trocar ele tb.

    Mas como faço parar de patinar? vi uns projetos de awshift na internet que poe alavanca e passa as marchas como tiptronic...tem tb um botao que trava o conversor de torque da segunda para cima..em tese isso pararia a patinação..tenho todo projeto só não consigo achar a TCU que seria o modulo que comanda a caixa para fazer a ligação, dizem que é atrás do porta-luvas, desmontei mas não acho, será que travar o conversor de torque resolve?

    Obrigado pela ajuda... desvendando o mistério com ajuda dos amigos...

    bom, vamos no chutometro novamente:

    depois de verificado o sistema de arrefecimento do cambio, e estando tudo ok:

    - vamos tentar uma coisa simples: que tal verificar se o respiro do seu cambio não está obstruido? acho que uma mangueirinha ligada ali, e vc tentando soprar ar pra dentro já é uma boa maneira de checar obstruções. Se passar, tá ok. É improvavel, mas não impossivel. Já pensou se este excesso de pressão é causado pelo respiro tampado?
    É possivel, que se essa for a causa, talvez pare de vazar.

    - Oleo e filtro, agora é uma boa hora de trocar e testar novamente, afinal o filtro não é perdido, se tiver mesmo que mexer no cambio, é algo a menos pra comprar.

    - pode ser que o retentor esteja danificado sim, é uma possibilidade que "todo" o problema seja só ele.

    - assim como pode ser que o filtro esteja semi-obstruido, causando aumento de pressão.

    - Se tentou tudo citado anteriormente e não deu certo, levou um cambio pra um reparador e foi constatado o problema no conversor, aí não tem jeito, o ideial é trocar o dito cujo mesmo. (aí vc decide se compra um com ponto de stall mais baixo)
    Assim como se for problema em valvulas ou outra parte do cambio, a recomendação é reparo imediato. Cambio AT, quanto mais vc tenta levar com a barriga, maior é o prejuizo depois.

    - Se tudo no cambio está ok, o carro esta longo, patinando bastante o conversor e demorando pra chegar no stall, acho que o melhor seria trocar as relações do diferencial por uma mais curta. Assim vai ter o carro mais forte e vai resolver a questão do stall, com baixo custo.

    - eu não conheco especificamente as cherokas, sei que elas tem modulo para gerenciar o cambio, mas sou completamente leigo no funcionamento especifico e possiveis alterações nos parametros. Para isso, o melhor é esperar alguem aqui do forum que entenda mais sobre o assunto.


    - Desde o momento que vc dá partida no carro, ele fica patinando e ruim de andar, ou isso piora de acordo com que o carro ganha temperatura?

    - Só por desencargo de consciencia, vc não está usando GNV, está?


    abraços e boa sorte aí!
    Estou torcendo pra que seja simples seu problema, e mais simples ainda a solução.


    obs: Para os doutores aqui no forum, se eu escrevi alguma besteira ou esqueci de algo, sorry!

  • #8
    o problema so vai ser resolvido quando voce trocar o retentor do conversor passei por isso com um vitara auto

  • #9
    acho que a troca das r&p melhora pois força menos o conjunto t case....e a xj vai ficar mais esperta. Porem vai ficar mais curta com o giro mais alto e acho que o vazamento vai aumentar. O vitara fazia isso quando eu

  • #10
    quando eu forçava, dava pau e tinha tb relaçoes curtas

  • #11
    Pessoal desculpe ter mandado minhas respostas fracionadas, mas minha conexão estava caindo....
    O que queria ter me referido é que o desgaste do retentor se da pelo tempo e tambem pelos giros do conversor pois o mesmo (conversor) é fixado ao volante do motor. E quanto mais curta a relação C&P, mais reduzido o veiculo e consequentemente o motor trabalha com o giro mais alto.(aqui me refiro principalmente em viajens)
    Tanto que no caso do vitara alem de ter que trocar o retentor, No conversor onde trabalha o retentor havia feito uma "casa"(desgaste do propio conversor). Mas o retentor novo deu conta de preencher essa "casa" e não vazou mais.

  • #12
    Usuário Avatar de FabricioSoares
    Entrada
    17/10/2004
    Local
    Porto Alegre / Santa Maria/RS
    Idade
    46
    Posts
    184
    Agradecimentos: 0
    Cada vez me impressiono mais com esse forum.
    Obrigado,
    Bom, realmente, tem abrir... há um problema.
    Deixando a ventuinha ligada demora mais ainda para vazar.
    Saí para trilha as 13hs com trajeto de uns 20Km de asfalto + 10Km de estradão...depois trilha...estradão trilha... começou a vazar só 16:30... pô.. isso que indigina... porque não vaza tudo logo de cara que ai o a gente se irrita e abre de uma vez... ela fica me iludindo..rss.

    Ai entro dentro de um rio, dou umas voltinhas, esfria os animos e para o vazamento...

    É temperatura da caixa...oleo afina...vaza pelo retentor do conversor de torque... quase tudo descoberto, aliás, descoberto tá, mas que probleminha mais chato.

    A idéia de trocar as relações irá melhorar muito mesmo, ela parece sempre estar forçando...

    Marcelo, vou fazer exatamente isso que você falou, resguardar e não fazer passeios longos no mes de janeiro, visto que 04 de fev vou para os EUA e já trago as relações 4.56 (liguei p Juliano de Poa...ja foi vendido mesmo) e o retentor do conversor de torque que lá é tudo muito barato, ai quando abrir, já para uma vez só e abre tudo uma vez só, a única dúvida é se compro o Kit master e aproveito para trocar da caixa, ou será q o meu dura mais (tá com 95.000km)? tem o Kit master e um outro que vi no site gringo... mas... acho que para trocar o retentor de conversor de torque tb n precisa abrir a caixa.. bom... o negócio é esperar.
    Novamente obrigado
    Fabricio

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade