Ola amigos, estou tendo um problema com meu niva na roda dianteira, em um dos lados a porca que segura a roda na ponta do eixo homocinetico externo não ta segurando de jeito nenhum, até pensei que tava espanada a rosca do parafuso mas naum ta não, a porca sim estava e ai troquei por uma porca nova e nada !! coloquei locktite e apertei horrores e em 2km a roda quase me sai, mas ai fiquei sabendo que tem de fazer uma regulagem e um tipo de travamento alguem sabe como se faz??? alguem sabe uma solução ?? to até com medo de sair com ele por duas vezes a roda quase saiu na estrada!!!
Diblasio esta porca quando nova e original ela tem uma parte mais fina e ai que é a trava desta porca ,você tem que bater com uma talhadeira para ela amassar e o amassado tem que ficar naquele rasgo da homocinética deste jeito ela esta travada, mas você tem que fazer uma regulagem na roda antes de tudo e se você nunca fez isto acho que seria melhor levar em um mecanico que saiba fazer esta regulagem dai você acompanha e na proxima fica facil é porque se você apertar de mais ela trava a roda e estoura os rolamentos e se você deixar com muita folga a roda fica com jogo e estraga os rolamentos, nos dois casos é preju
agora entendi, eu achava uma put* gambiarra aquela remachada na porca, putz um sisteminha meio ruim esse ein, será que ficaria bom fura a ponta e coloca um contrapino e aquelas porca castelo???? , tinha pensado em faze isso no meu!, tenho medo de ficar fraco...
Não recomendo o contrapino não deve travar comsegurança... mas tens razão em uma coisa: o sistema é ruim mesmo
O Gerson foi preciso. Se não tens experiência em ajustar a roda dianteira (etapa anterior à colocação desta porca), não o faça. Dá uma M. enorme nos rolamentos e no cubo de roda.
Não recomendo o contrapino não deve travar comsegurança... mas tens razão em uma coisa: o sistema é ruim mesmo
O Gerson foi preciso. Se não tens experiência em ajustar a roda dianteira (etapa anterior à colocação desta porca), não o faça. Dá uma M. enorme nos rolamentos e no cubo de roda.
Márcio o sistema de porca castelo e cupilha não é ruim não. Aliás eu estou pensando e colocar no Kalash.
As porcas castelo são muito mais resistentes e não são de uso único. Como o esforço na cupilha é mínimo (só pra não permitir que a porca gire), é muito mais eficiente que o "amassado" na porca.
Amigão, vc tem que apertar somente até um limite, se apertar muito conforme outros veículos ela certamente soltará mesmo que esteja travada. Tive muito problema e mesmo alguns mecânicos não sabem fazer o procedimento correto, até que alguem me orientou, faça assim: aperte até o limite máximo depois volte a porca de maneira que fique sem jogo, aí é só travar a porca, com certeza não soltará mais.
Puxa vida , se um mecanico não souber regular um aperto de rolamento conico , fuja dele .
Se usar o sistema por cupilha , como vai regular o aperto ?
Márcio, a corca castelo tem rasgos em suas 6 faces, fornecendo assim as regulagens necessárias. Eu já usei muita porca castelo quando fazia carros off-road para as competições de mini-baja na facul.
É garantido... Muito melhor que as de bater...
Amigo, o problema do Niva, não está na porca, vc tem que apertar de forma que não fique com jogo e nem muito apertada, porque quando muito apertada a porca solta mesmo travada, vc tem que deixá-la livre e a roda sem jogo para não comprometer o rolamento.
Amigo, o problema do Niva, não está na porca, vc tem que apertar de forma que não fique com jogo e nem muito apertada, porque quando muito apertada a porca solta mesmo travada, vc tem que deixá-la livre e a roda sem jogo para não comprometer o rolamento.
Entendo que não, só acho que a porca castelo é mais eficiente. Se o cidadão que coloca a porca não martelar direito ela pode se soltar. Com a castelo não existe essa possibilidade, a menos que o cara "esqueça" a cupilha... Difícil, mas possível.
De qualquer jeito, verificações rotineiras são as melhores amigas de qq carro. Novo ou velho. Nacional ou soviético...
Sobre o ajuste da porca castelo, imaginem o seguinte: Se o passo da rosca for 1.5mm cada volta completa avança a porca 1.5mm. Assim sendo, como a porca tem 6 rasgos, vc pode avançar 60 graus de cada vez ou 0.25mm em cada rasgo. Bastante preciso, não.
Não sei exatamente qual é o passo daquela rosca, mas deve ser por ai...
Amigão, tbm acho que com a porca castelo a segurança será muito maior, mas o ajuste tem que deixá-la solta, mas sem jogo para que o rolamento não vá pro pau.
abçs
Gostaria de saber se existe alguma outra porca auto travante para ponta de eixo do niva, ou se aquela porca é tipo universal, só levar em alguma casa de parafusos e pedir uma igual?! a do meu niva nao esta mais travando, então já viu né, to seriamente pensando em colocar porca castelo, porém não sei qual diametro deve ser o furo que passa a trava, e pra mim furar eu teria que regular quando estiver na regulagem certa que marco e faço o furo ne isso?