x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
    Usuário
    Entrada
    04/07/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0

Guincho Mecânico ou elétrico (híbrido)

Olá pessoal!!!! Como foram de final de semana!!!!!??? Tudo bem??? Cara aqui em Sampa fez um frio danado, aqueles de trincar os queixos!!!!!!! Espero que todos vcs estejam bem!!!!! Eu graças a Deus estou!!! Mas chega de churumelas e vamos logo ao que interessa... Tenho a intenção, ou melhor a necessidade, de montar um guincho híbrido, ou seja que funcione de forma mecânica (sistema de cardan dianteiro) e de forma elétrica (motor) é claro que alternadamente. então aqui em Sampa, temos uma região que é bem conhecida (BRÁS) não pelos jeepeiros, mas pelo compradores de roupas baratas, e no Brás tem uma rua ( que por sinal me esqueci do nome) que só trabalha com partes de motrizes e forças motrizes (motores, engrenagens, redutores, sistemas de acoplamentos, etc). Então foi nessa rua que tudo começou: Comprei um redutor de 1 por 40 autro travante, ou seja vc dá quarenta voltas de um lado e ele gira apenas uma volta do outro lado e quando o sistema está parado ele se torna auto travante (não retorna de ré). Somente retorna quando girado ao contrário. Comprei também um carretél para colocar o cabo de aço. então para fazer o acoplamento entre as partes, confeccionei uma flange com um aço especial para torção (não me lembro bem ao certo a especificação). Para gerar a força motriz, estou pensando em me utilizar (parte mecânica) do sistema de cardãn desses convencionais de guinchos mecânicos e para a parte da força motriz (elétrica), estou pensando em me utilizar do motor de arranque do motor de caminhão PERKINS. Então depois dessa história todo, é que vem a minha pergunta:
    Alguem já fez esse tipo de montagem/adaptação??? Funcionou ??? Se ninguém fez, vocês que são detentores do conhecimento do ramo, fisicamente, matematicamente, egenhariamente (essa é boa) funciona????

Um forte abraço a todos vcs e tenham uma ótima semana!!!!!!

Usuário Avatar de Cícero Franco
    Entrada
    09/06/2003
    Local
    Florianópolis/SC
    Oi, nunca vi nada assim. A princípio teria que ter um "câmbio" para selecionar o motor elétrico ou o mecânico. A Bosh tem um motor específico para guinchos. Dá uma olhada no seguinte atalho:

http://www.bosch.com.br/br/motores/produtos/mhmr.htm

Tu deves encontrá-lo nas boas casas do ramo!!!

[]s
    Cícero Franco
    Floripa, SC
    Petiço: Jimny 4sport 2022

Usuário
    Entrada
    04/07/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Então meu prezado Cícero. A vantagem deste motor ( o de partida do motor perkins) é que ele é bastante robusto, com fácil acesso a peças de manutenção, custo mais acessível - desmanche e pelo fato de trabalhar com sistema de BENDIX ( não sei se é assim que se escreve). então quando não for acionado (ligado) a engrenagem do motor está distante da cremalheira ( como se fosse o volante do motor, que por sinal me parece que da pra usar o do gurgel BR 800 que é bastante pequeno) e o sistema de cardan já possui sistema de alavancas dentro do carro no assoalho para acionar e deixar livre. Me parece que o sistema como um todo funiona, eu só queria ver a opinião da galera!!!!!

Forte abraço!!!!!!!

Eduardo

Entrada
    09/06/2003
    Local
    Florianópolis/SC
    Acho que funciona, Eduardo, só que nunca vi nem ouvi falar...

[]s
    Cícero Franco
    Floripa, SC

Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por EduardoLang
    A vantagem deste motor ( o de partida do motor perkins) é que ele é bastante robusto, com fácil acesso a peças de manutenção, custo mais acessível - desmanche e pelo fato de trabalhar com sistema de BENDIX...
    Olá Eduardo!

Teve um tempo que eu também tentava fazer esse tipo de coisa... Então, naquela época, já me daparei com um problema: motor de partida é selado, não possui ventilação. Foi projetado para uso em curto espaço de tempo e grande força. Se vc acioná-lo por um período longo, 2, 3, 4 minutos (tempo de uma guinchada) ele vai torrar!!!! Ele simplesmente "gruda"!!!
    :P Faça um teste: tire o cabo da bobina de sua viatura e deixe girar no motor de partida por uns 3 minutos...

Citação Postado originalmente por EduardoLang
    Me parece que o sistema como um todo funiona, eu só queria ver a opinião da galera!!!!!
    Eduardo,
    Tem um cara aki na minha cidade que já fez um guincho utilizando motor de arranque do caminhão mercedes.... segundo ele o guincho tirou ele de varios enroscos, porém a bateria tinha que ser NINJA! hehehehehe... esgotava a bateria em um tapa...
    De continuidade a sua idéia sim... eu também estou com a idéia de bolar um guincho mecanico para mim.. quem sabe jah não juntamos os conhecimentos e eu faço um hibrido tbem...

O que o Giovani falow, eh uma verdade mesmo... ele eh selado, e pode acontecer de GRUDAH o bixo... temos que bolar um esquema de refrigeração para o mesmo, senão vai ter que viver trocando de motor...

Qualquer novidade posta aki, blz?

[]´s

Entrada
    09/06/2003
    Local
    Florianópolis/SC
    O negócio nestes motores é que se ficar mexendo muito nele, termina saindo mais caro que um fabricado para uso em guincho, que tem ventilação e é projetado para trabalhos mais pesados e por mais tempo.

[]s
    Cícero Franco
    Floripa, SC

Usuário
    Entrada
    04/07/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Pois é pessoal!!!

Acho realmente que o melhor será então me utilizar de um motor desses que o Cicero me indicou ( Bosh) e fazer um sistema com um "câmbio", para acionamento do motor elétrico. Não sei se seria possível de se deixar a engrenagem do motor ligada diretamente na cremalheira do guincho quando do funcionamento através de acionamento mecânico, ou seja o motor iria rodar inpulsionado pelo sistema mecânico (cardãn).

Alguém teria uma sugestão??? E a respeito da capacidade de tracionamento, alguem saberia me dizer se existe uma relação direta (redução x tração) do redutor por ser 1x40 em relação ao total de tração que ele pode fazer???? Levando em consideração que ele funciona através de banho hidráulico!!!!

Forte abraço a todos!!!!

SDS

Eduardo

Entrada
    09/06/2003
    Local
    Florianópolis/SC
    Nos sites americanos dos fabricantes de guinchos tem bastante informações que te podem ser úteis. Digita www.marcadoguincho.com que normalmente dá certo.

[]s
    Cícero Franco
    Floripa, SC

Usuário Avatar de monge
    Entrada
    11/03/2003
    Local
    Campo Belo/MG
    Agradecimentos: 7

guinco made in casa

Fala gente...

Há muito tempo atrás eu vi uma história de uma cara que fez um guincho made in casa, usando a cremalheira do fiat 147, redudores e mais uns trecos...

Li isso na jipenet, o Walter deve lembrar deste assunto quando rolou lá...

E os caras diziam que funcionava e ficou ótimo.

Agora eu fico imaginando o tamanho da tranqueira na frente do jeep...

[]'s sem grana pra comprar, mas achando os guinchos prontos a melhor opção

Eugênio
    o|||||o Monge® - CJ5 - 68 - "Bacate Atômico"
    []-o-[] Campo Belo - Sul de Minas Gerais
    https://www.youtube.com/user/mongeogeno/videos

Fala Monge... lembro sim.. =DDD
    Na verdade, na verdade....
    Sobre o tamanho da tranqueirada...
    É... eu acho que pode ficar meio EXTRAVAGANTE mesmo, mas se quiser dá pra fazer pequeno também.... resumindo, a maior parte seria a capa da cremalheira do 147... Estou dando um retrieve nas mensagens da Jipenet pra relembrar melhor do assunto... :P

[]´s querendo um CJ todo made-in-casa...

E o redutor aguenta?!?
    Me corrijam se eu entendi errado, mas pelo que eu li, me parece que a intenção é de fazer as conexões para usar o guincho como se fosse mecânico, e, se desejar, simplesmente trocar a tração pro motor elétrico, por exemplo, se o motor pifar. Certo?
    A pergunta é... o redutor aguenta a tração do motor?!? Uma coisa é o redutor trabalhar com um motor elétrico de 1 ou 1,5 hp... outra é trabalhar com um motor a explosão, com torque e potência beeem maiores...
    []s,

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem