Alguem pode me dizer , se o reservatório de agua do radiador, só serve para captar a agua que sai do radiador quando aumenta a pressão do mesmo? Ela não retorna para o radiador, se não abrirmos a tampa certo?
É assim que o meu está funcionando. Está correto ou tem alguma errada?
Abs
Alguem pode me dizer , se o reservatório de agua do radiador, só serve para captar a agua que sai do radiador quando aumenta a pressão do mesmo? Ela não retorna para o radiador, se não abrirmos a tampa certo?
É assim que o meu está funcionando. Está correto ou tem alguma errada?
Abs
Sérgio, o sistema de arrefecimento original realmente não tem a mangueira de retorno ao reservatório de expansão.
[]s
SOLDIER ADVENTURES Land Rover Defender 110 - Peregrina
Do Manual do Mecânico (NIVA), foi retirado o que consta da imagem.
Esquema da tampa do radiador e reservatório (documento Word)
Obs.: Habilitando as macros e o conteúdo ActiveX do Word, será vista uma animação do funcionamento da tampa do radiador, clicando na palavra "SUPERAQUECER". (NÃO É VÍRUS)
A tampa do radiador segura a pressão até um certo patamar. Após isso ela abre e deixa passar a água e vapor que se condensa no reservatório. Após esfriar o radiador, cria-se um déficit de pressão que puxa novamente a água para dentro do mesmo através da mesma mangueira que o expulsou. Isso se sua tampa do radiador estiver ok. Mas mesmo assim sempre ocorre perda nesse processo por ser de circuito aberto. Além disso o reservatório tem de estar posicionado no nível correto (posição original).
Entendeu?
Abraços!
A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
Fábio.
Como não?
Na foto abaixo, é justamente ela assinalada com o número 6.
Exato Bacalhau
Postado originalmente por shuther4x4
A tampa do radiador segura a pressão até um certo patamar. Após isso ela abre e deixa passar a água e vapor que se condensa no reservatório. Após esfriar o radiador, cria-se um déficit de pressão que puxa novamente a água para dentro do mesmo através da mesma mangueira que o expulsou. Isso se sua tampa do radiador estiver ok. Mas mesmo assim sempre ocorre perda nesse processo por ser de circuito aberto. Além disso o reservatório tem de estar posicionado no nível correto (posição original).
Entendeu?
Abraços!
Como o "Shuther" bem explicou, a mesma mangueira faz o serviço de "ida e volta" desde que a tampa do radiador esteja funcionando bem. Diferente dos sistemas comuns ou mais modernos que possuem uma mangueira pra um sentido e outra para o retorno, como acredito que seja a dúvida do Sérgio.
[]s
SOLDIER ADVENTURES Land Rover Defender 110 - Peregrina
Caros Shuther e Soldier; Não entendo como a agua vai voltar para o radiador, se a tampa do mesmo tem aquela mola(valvula), fazendo que só abra sobre pressão (saida). Até agora não entendi como vai retornar.
Antes, não tinha problema, agora sempre que uso o CHERNOBYL, depois de esfriar o radiador, tenho que abrir a tampa para deixar a agua entrar.
Se eu bem me lembro (dêem um desconto, faz anos que meu Niva não tem mais isto) a tampa que vai sobre o radiador funciona como uma válvula de retorno. Só não consigo lembrar se tem uma valvulazinha no centro da vedação ou se este retorno é propiciado pela borda da válvula mesmo (acho difícil).
Se eu bem me lembro (dêem um desconto, faz anos que meu Niva não tem mais isto) a tampa que vai sobre o radiador funciona como uma válvula de retorno. Só não consigo lembrar se tem uma valvulazinha no centro da vedação ou se este retorno é propiciado pela borda da válvula mesmo (acho difícil).
exatamente caro mraizer, a tampa do radidor funciona como uma valvula, o problema do nosso amigo pode ser ferrugem impedindo o retorno da agua ao sistema?
Caro Wltreis; Ferrugem, posso te garantir que não é, pois o radiador está devidamente aditivado. Se possivel me explique como a agua retorna ao radiador, se a tampa (valvula) só abre quando cria-se pressão dentro do radiador, mandando a agua para o reservatório.
Abs
Agora consegui abrir o anexo que nosso amigo BACALHAU postou. Agora já acabaram minhas dúvidas, é so eu conferir se a tampa do radiador está boa e se é a correta.
BACALHAU
Abs a todos
O caramba. Vou mandar, via MP, o número da minha conta bancária para você depositar os meus honorários pela consultoria. Qualquer dúvida por aí, grita. A segunda consulta eu cobro mais barato.