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Convex Datacenter
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  • #1
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    Suspiro de oleo e coletor de ar da Ranger




    Ola moçada.

    Seguinte
    A mangueira que liga o filtro de ar na turbina da minha rager rasgou.
    A parte estragada da mangueira é aquela em S que conecta na turbina.

    A questão é a aseguinte.
    Essa mangueira tem uma derivação bem fina que conecta ao respiro de óleo do motor.
    Qual a função do respiro de óleo do motor jogar seus excedentes para a entrada de ar da turbina?
    Posso trocar a mangueira do coloetor de ar por uma mangueira genérica e jogar o respiro de óleo do motor para fora?
    Frontier SE 4x4 - 2006

  • #2
    Usuário Avatar de Kim
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    17/10/2005
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    Caro lucasam!

    Poder, pode!

    Mais...

    Todo o vapor/fumaça que o motor produz, sai por ali, se jugar na atmosfera, ficará saindo fumaça, principalmente se o motor estiver "cansado".

    Coloque um,a genérica, mais tente colocar o respiro como no original.

    Vá em uma loja de escapamentos (de preferencia a uma que faça adaptações) e faça um "T", onde o principal é o diâmetro da mangueira de ar com uma derivação para o respiro.

    Assim, não terá mais problemas.

    Abraços.

    Kim.

  • #3
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    A propósito, se fores parado em uma barreira de fiscalização e alguém reparar nesse tubo solto da admissão, dá multa por poluição do ar, da mesma forma que ocorre quando o motor está queimando muito óleo.
    Isso serve justamente para reduzir a poluição que o motor gera.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #4
    Geralmente essas mangueiras rasgam porque são colocadas em cima de abraçadeiras das mangueiras do radiador (InterKiller). Os porcânicos, por preguiça, deixam o parafuso das abraçadeiras para cima, e com as vibrações vai havendo o roimento, até furar as mangueiras que estão assentadas sobre eles.
    Sugestão: Compra uma original ou semelhante, ou faça uma igual.
    Cuídado: Os vapores que saem do respiro (anti-chama) podem inflamar-se, e são carcinogênicos.
    Abs
    Anthon
    4X4 Brasil

  • #5
    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Os vapores que saem do respiro (anti-chama) podem inflamar-se, e são carcinogênicos
    precisa de mais algum motivo para manter o cpv funcionando regularmente?

  • #6
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    13/04/2008
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    So para agente ter certeza que estamos falando da mesma coisa.

    Abaixo a foto da mangueira que esta rompida.


    O rompimento no detalhe

    Como da pra ver na foto 2 a mangueira cortada tem um acesso do lado direito que liga a uma peça que eu acredito ser o suspiro de óleo do motor.

    Abaixo a foto da peça que eu acredito ser o suspiro de óleo.




    1 - Eu acredito que os gases que saiam do suspiro de óleo não sejam muito diferentes dos gases do escapamento.
    2 - O que eventualmente sair do suspiro será sugado pelo coletor de ar do motor e irá ser queimado. O que parece uma boa idéia para não deixar o motor sujo de óleo ou pingar na garagem.
    3 - Pelo que fui informado esse óleo que sai do suspiro não é o óleo que lubrifica a turbina, portanto não vejo qual o mal em desconectar esse respiro e jogar ele para baixo.

    Pediria que me digam onde meu raciocínio está errado

    Ja esclarecendo o motor está sujo porque o porco que efetuou a ultima troca de óleo fez essa lambança (a única vez em 2 anos que não fui eu mesmo que troquei).

    A mangueira na ford custa oitocentos e alguns reais.
    Ontem achei uma para fazer pedido no paralelo por 150. Não vi a peça, não tenho certeza que tem a entrada do suspiro.
    Tentei fazer uma emenda, mas as borrachas são muito duras, acredito que irão rasgar.
    Frontier SE 4x4 - 2006

  • #7
    Na verdade essa mangueira custa R$215,00 (preço de lista, tem que chorar um desconto). Também poderia ser encontrada numa revenda MWM mais barata ainda...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #8
    Citação Postado originalmente por lucasam Ver Post
    1 - Eu acredito que os gases que saiam do suspiro de óleo não sejam muito diferentes dos gases do escapamento.
    2 - O que eventualmente sair do suspiro será sugado pelo coletor de ar do motor e irá ser queimado. O que parece uma boa idéia para não deixar o motor sujo de óleo ou pingar na garagem.
    3 - Pelo que fui informado esse óleo que sai do suspiro não é o óleo que lubrifica a turbina, portanto não vejo qual o mal em desconectar esse respiro e jogar ele para baixo.
    1 - NÃO é o mesmo gás do escapamento. É vapor de óleo lubrificante CRU misturado com subprodutos da queima do óleo, carcinogênico como diz o anthoniusnikos... se óleo não queimasse o nível não abaixava, e se não tivesse o respiro talvez o motor até explodisse dependendo da temperatura que fosse atingida...
    2 - o vapor do respiro é queimado para reduzir o impacto ambiental... mesmo um vazamento é nocivo ao ambiente, pode até penetrar no lençol freático...
    3 - ainda acha que vale a pena tirar o respiro?

  • #9
    Usuário Avatar de cbridi
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    Agradecimento: 1
    A peça que você acredita ser o "respiro de óleo do motor" é a válvula PCV. Use o Google para pesquisar e você verá a importância (e obrigatoriedade) dessa válvula para combater a poluição.

    []'s
    Bridi
    Ranger SuperCab 00/00 BF31" 2002 -> 2010 | L200 GLS Outdoor 07/07 BF265/70R16 2010 -> 2013 | Ranger XL 2.2 CD 13/14 2014 -> ...

  • #10
    Lucas, melhor recolocar a mangueira original, e lavar esse respiro (válvula PCV) com água e detergente.
    Aproveita e lava esse motor, cara !
    Sobre a válvula PCV ou respiro (exigência Euro II), o forista Tavares escreveu, muito bem: "Na válvula PCV, durante a operação do motor, os gases que escapam da câmara de combustão são acumulados no cárter. O acúmulo destes gases prejudiciais reduzirão a vida do motor consideravelmente. Estes gases possuem emissões prejudiciais tais como hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio e são uma fonte de poluição do ar.
    O sistema de Ventilação Positiva do Cárter (PVC) é utilizado para remover estes gases do cárter e direcioná-los de volta para a câmara de combustão, onde os mesmos podem ser queimados, em vez de liberá-los para a atmosfera. Este é um método mais eficiente de ventilação e é necessário para atender as normas atuais de emissão. A maioria dos sistemas usam uma válvula mecânica para controlar a velocidade do fluxo, enquanto outros usam um conjunto separador de óleo. A tensão da mola da válvula é projetada especificamente para cada motor.
    A tensão da mola controla o fluxo de vapores do cárter do motor. Isto impede a formação de pressão no cárter e o consumo excessivo de óleo.
    O ar fresco do filtro de ar é suprido ao cárter. Lá, o mesmo é misturado com gases que escapam do processo de combustão. A mistura de ar fresco e gases passa através da válvula do PCV para o coletor de admissão. Deste ponto, a mesma circula dentro do motor e é queimada no processo de combustão.
    Falha da válvula do PVC ou uma aplicação incorreta pode causar a formação de lama no cárter, pressões incorretas no cárter e problemas no desempenho do motor."

    Abs
    Anthon
    4X4 Brasil

  • #11
    Usuário
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    Valeu moçada

    Não realizo nenhuma manutenção na Viatura sem entender bem o problema. Utilizo essa estratégia justamente para ir aprendendo a cada dia.

    E é exatamente por isso que insisti no tópico.

    Fica bravo comigo não Criple
    Frontier SE 4x4 - 2006

  • #12
    arruma logo esse pcv então...

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