Amigos,

Realizei um sonho antigo: viajar todo o Sul à bordo de uma Ranger... Maravilha...

Porém, como nem tudo é lindo, alguns probleminhas ocorreram: primeiro, quase fico sem o estepe, pois, como marinheiro de primeira viajem, não sabia que o mesmo bambeava após muitos quilometros de estrada de terra com muitos buracos. Foram +/- uns 80 km de estrada em péssimas condições.

Afinal, em estradas como as que descrevo o correto é andar devagar ou mais rápido ?

Já no caminho de volta, percebi que havia um barulho estranho no motor. Então, recorri a uma concessionária em Blumenau onde sugeriram que poderia ser o "Tensor da Correia Multifincional ou Tensor da Corrente Estabilizadora" - confesso que tenho que entender um pouco mais, pois não faço ideia do assunto -. Porém, os mesmos não tinham a "peça" em estoque, e me disseram que, provavelmente, não haveria problemas rodar até em casa. E foi o que fiz...

Amanhã levarei na concessionária para verificar, pois o barulho não é intermitente...

Percebi, também, uma trepidação e barulho nas rodas quando andava em trechos de asfalto com aquelas costelas... Isso é normal ?

No mais, foi muito bom...

Se for de interesse, tenho algumas dicas para quem for viajar pelo Sul.

LUIZ APC