Estes dias eu tive uma surpreza quando tentei frear a minha Tracker em uma descida de cascalho. O ABS atuou não deixando as rodas travarem, só que o carro não parava nunca, pois as pedras sempre rolavam sob os pneus não deixando os freios atuarem. Cheguei a conclusão que em terrenos extremamente escorregadios, o ABS, pelo menos deste carro, não atua bem no off-road.
Ouvi dizer que existe uma nova geração de ABS usado pela Mitsubishi que detecta o terreno off-road para atuar diferente sobre o freio. Fiz um teste drive em uma L200 naquelas pistas itinerantes da Mitsubishi e o ABS deles funciona realmente nestas condições.
Para checar esta minha dúvida eu fiz um teste. Fui em uma estrada de terra batida com uma fina camada de saibro, mantive 50Km/h e marquei a distância em 3 situações:
1º ABS LIGADO - percorri 15 metros para parar;
2º ABS DESLIGADO (pé fincado no freio/rodas travadas)- 10 metros para parar;
3º ABS DESLIGADO (tentei controlar o pé para não travar total)- 9 metros para parar.
Repeti a medição em cada situação pelo menos duas vezes e o resultado se repetiu.
Fiquei assustado com o resultado! De 10 para 15 metros, a diferença é muito grande!
Fiz outras frenagens de emergência em locais mais escorregadios e em velocidades mais altas e o resultado é assustador. A conclusão é simples: Se voce precisar parar o carro em uma situação destas, esquece! O CARRO NÃO PÁRA!!! O máximo que voce pode fazer é tentar contornar o obstáculo, POIS ESTA SERÁ A ÚNICA VANTAGEM DESTE ABS NO OFF-ROAD.
Para andar com o ABS desligado eu tirei o Fusível nº2 do compartimento do motor. Fiz isso com o carro desligado. Quando liguei o carro, a luz "ABS" e a luz de freio ficaram acesas no painel. Alguém saberia dizer se existe alguma outro meio de desativar o ABS sem precisar abrir o capô e sacar o fusível?
Estou pensando seriamente em desativar o ABS sempre que for usar o carro em trechos longos no off-road, em rallys ou trilhas!
Façam este teste! Muitas vezes podemos pensar que voce não vai precisar freiar forte e que voce sempre freia devagar e anda na boa, mas uma situação de emergência nunca é previsível.
Ainda quero fazer um teste destes na lama ...
()s
Daniel