Acabo de ingressar no grupo de vcs e venho por indicação de um amigo.
Já chego pedindo orientação, portanto vou direto ao assunto. Tentarei
descrever a situação rapidamente e agradeço a quem puder contribuir
com qualquer informação.
Participo de um trabalho filantrópico que apóia a comunidade de uma
pequena cidade no interior do Brasil. Estamos organizados com
atividades tanto na área urbana como, e principalmente, na rural.
Precisamos de um veículo que possa transportar pessoas e alguns
volumes pequenos. Como fazermos muito uso de estradas de terra nos
pusemos a procurar um veiculo adequado a esse piso. Vimos que no
Brasil não há muitas escolhas principalmente para quem não pode gastar
muito, que é o nosso caso.
Indicaram-nos o jipe Bandeirante da Toyota nacional e era o que
estávamos procurando. Mas agora surgiu um impasse:
Uma pessoa sensibilizada pela necessidade do grupo resolveu doar um
Land Rover Discovery 2001, gasolina (não sei mais detalhes sobre o
modelo). No primeiro momento recusamos por se tratar de um veículo
importado (entenda-se manutenção DIFÍCIL e cara) e por ter um consumo
alto de combustível (nos informaram: 4 litros na terra; 6 na cidade e
8 na estrada).
Acontece que um mecânico especializado se opôs a essa decisão alegando
que o consumo é igual ou equivalente a um carro de passeio
(proporcional a seu porte) e que a manutenção seria baixa (ainda que
um veiculo de 10 anos), pois é um veiculo destinado a piso de terra e
um dos melhores da categoria, muito resistente e robusto.
Bem, ficamos sem saber o que decidir e essa dúvida nos trouxe até aqui
no site 4X4 Brasil.
Repito, agradecemos aos que puderem ajudar com informações sobre consumo, custo de manutenção, procura, compra e preço de peças e, também, opinião sobre qual decisão tomar.
Bem vindo ao forum! Vou tentar ajudar no que posso.
As Land Rovers são realmente carros projetados e fabricados para rodar nos ambientes ambientes mais severos. Porem, devido a grande fama, na minha modesta opiniao, mais do que merecida, de veiculos extremamente robustos e aptos ao off road, no Brasil eles sao vistos com um certo "status" o que acaba crescendo os olhos dos fornecedores de pecas nacionais. Esse problema pode ser facilmente resolvido importando-se diretamente as pecas de varias lojas no exterior conhecidas pelos nossos amigos aqui do forum (de uma pesquisada nos topicos sobre land rovers nessa mesma area do forum). Mas isso as vezes levas algum tempo (7 a 20 dias) o que para um carro de trabalho pode ser um grande problema. Por outro lado, sao EXTREMAMENTE robustos, desde que bem cuidados e com manutencao CRITERIOSA(novamente aqui no forum tem toda a informação necessaria). Nao é nada do outro mundo, mas algo que se nao feito pode lhe trazer grandes prejuizos e dores de cabeça. A mecanica é bem simples e nao tem grandes segredos. E mesmo se tiver algum a galera aqui trata de descobrir e passar a informação adiante.
Entao, quanto a manutenção:mao de obra bem facil, com muita coisa "faça você mesmo" e preco de pecas: no Brasil MUITO CARA. Importando: mais barata que muito carro pequeno nacional. Com algumas peças um pouco mais salgadas, mas novamente DE GRAÇA se comparado aos preços aqui praticados.
Quanto ao consumo, vale lembrar que estamos falando de um motor V8. Acredito que pelo custo do veiculo (doação, certo?) se nao estamos falando de um carro que rodara muito, nao vejo muito problema.
Uma bandeirante tambem esta igualmente preparada para nossas estradas, tera um manutencao bem mais barata, porem, com MUITO MENOS conforto. E talvez lhe de manutenção com um pouco mais de frequencia. Principalmente porque boa parte das bands que estao a venda foram carros de trabalho que nao tiveram uma manutenção adequada. Uma demostração de sua robustes, visto que ainda rodam sem muitos problemas. Pontos a favor da Band: Motor diesel e peças em praticamente qualquer esquina. Sem contar que mecanico nenhum tem medo de mexer nelas, o que as vezes acontece com nossas lands.
Desculpe talvez alimentar mais ainda suas duvidas, mas com qualquer um dos dois você estara MUITO BEM acompanhado.
Não dá pra aceitar a doação e depois trocar com uma Bandeirante cabine dupla? No seu caso a Bandeirante é mais adequada, o motor diesel dá menos manutenção e o consumo é menor, com preço inferior.
eu tentaria vender o motor original e adaptar o 2.8 da s10 a diesel... uma alternativa seria procurar uma retífica daquelas que trabalham com venda de motores de veículos importados usados à base de troca...
Aceite a doação e comece a usar.Cada veículo está de um jeito.Caso não atenda suas prioridades, troque facilmente por aqui mesmo por uma bandeirantes toyota, cabine dupla para poder levar pessoas também...use, e tire as dúvidas por aqui...
Abraço e feliz ano novo
Aceite a doação e comece a usar.Cada veículo está de um jeito.Caso não atenda suas prioridades, troque facilmente por aqui mesmo por uma bandeirantes toyota, cabine dupla para poder levar pessoas também...use, e tire as dúvidas por aqui...
Abraço e feliz ano novo
Excelente ideia Carlao. Como o carro vai ser doado, voce nao vai perder nada se depois troca-lo por um de menor valor.
Puxa, nao é que esse forum funciona mesmo? (foi o que me disseram qdo indicaram o 4x4 BR)
bem, nao entendo muito desses veiculos, menos ainda um importado. mas parece que as participaçoes ate aqui ja nos abriram MUITAS possibilidades. entao ja agradecemos e muito.
nao ficamos com mais duvidas nao, pelo contrario nos setimos orientados e otimistas.
o Rafael Fernadez nos apresenta uma reflexao interessante:
se as LD sao de fato robustas (entenda-se resistentes e adequadas) creio dao menos manutençao, logo compensaria ficar com ela. dessa forma o custo beneficio se justificaria. O que nos leva ao pornto de vista do Cralao; se na pratica isso nao se confirme "bola pra frente" tentar troca-la por outro mais proximo das nossas possibilidades.
mas todo novato tem direito a "abusos" entao pregunto: vcs teriam uma ideia (palpite mesmo, chute, ...) de qto custaria uma revisao inicial pra por o veiculo pronto pra uso?
Puxa, nao é que esse forum funciona mesmo? (foi o que me disseram qdo indicaram o 4x4 BR)
bem, nao entendo muito desses veiculos, menos ainda um importado. mas parece que as participaçoes ate aqui ja nos abriram MUITAS possibilidades. entao ja agradecemos e muito.
nao ficamos com mais duvidas nao, pelo contrario nos setimos orientados e otimistas.
o Rafael Fernadez nos apresenta uma reflexao interessante:
se as LD sao de fato robustas (entenda-se resistentes e adequadas) creio dao menos manutençao, logo compensaria ficar com ela. dessa forma o custo beneficio se justificaria. O que nos leva ao pornto de vista do Cralao; se na pratica isso nao se confirme "bola pra frente" tentar troca-la por outro mais proximo das nossas possibilidades.
mas todo novato tem direito a "abusos" entao pregunto: vcs teriam uma ideia (palpite mesmo, chute, ...) de qto custaria uma revisao inicial pra por o veiculo pronto pra uso?
mais uma vez SUPER obrigado pelo apoio
Em primeiro lugar uma Feliz 2009 a Todos.
A troca de motor gasolina para diesel voces irão arrumar problemas, mesmo sendo 4x4 com reduzida o Detran e Ciretran esta dificultando.(sei que existe modos para fazer esta troca gasolina x diesel,mais a qualquer momento podemos arrumar problemas ...Existem otimos Mecanicos Adaptadores para estes casos,...sempre será um carro montado nunca um original...Experiencia propria.....)A melhor proposta por ser um carro destes Discovery,seria vender (se é que pode por se tratar de uma carro de doação)por um preço bom e trocar por uma Defender 110 este sim diesel original ,cabendo varias Pessoas e carga muito bem acomodado.Voces iriam ficar muito bem servidos e com uma manutenção bem mais em conta.Sendo um carro muito forte em relação aos outros carros concorrentes.
Desejo sorte nesta empreitada.
Puxa, nao é que esse forum funciona mesmo? (foi o que me disseram qdo indicaram o 4x4 BR)
bem, nao entendo muito desses veiculos, menos ainda um importado. mas parece que as participaçoes ate aqui ja nos abriram MUITAS possibilidades. entao ja agradecemos e muito.
nao ficamos com mais duvidas nao, pelo contrario nos setimos orientados e otimistas.
o Rafael Fernadez nos apresenta uma reflexao interessante:
se as LD sao de fato robustas (entenda-se resistentes e adequadas) creio dao menos manutençao, logo compensaria ficar com ela. dessa forma o custo beneficio se justificaria. O que nos leva ao pornto de vista do Cralao; se na pratica isso nao se confirme "bola pra frente" tentar troca-la por outro mais proximo das nossas possibilidades.
mas todo novato tem direito a "abusos" entao pregunto: vcs teriam uma ideia (palpite mesmo, chute, ...) de qto custaria uma revisao inicial pra por o veiculo pronto pra uso?
mais uma vez SUPER obrigado pelo apoio
Agora vc apertou... isso não dá pra responder sem ver a vtr, mas se for trocar correias, pastilhas, embreagem, velas, filtros, óleos, fluidos e mais umas besteirinhas, pode preparar umas 5.000 pilas, e não confie em qualquer mecanico, pois aí o que já não é barato sai mais caro ainda!!!
Pessoal, só lembrando que é um Discovery II, ou seja se for automático o câmbio tem gerenciamento eletrônico. O motor idem, tem controle de tração, suspensão traseira ar. Um monte de sensores espalhados pelo carro.....
Abs
Sergio