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Convex Datacenter
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  • #1
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    20/10/2008
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    Veículo de Transporte Subterrâneo com Mecânica Diesel




    Olá, trabalho em uma mina de carvão no Paraná e necessito projetar um carro de transporte subterrâneo para levar o pessoal para as frentes de serviço, me basearei no desenho deste carro: -mad10d.jpg

    Maiores informações em www.damascuscorp.com/vehicles/mac10d.html , minha idéia inicial era de utilizar a mecânica da kombi diesel, contudo após ler muitos relatos falando mal deste motor acredito que este não me atenderia, agora estou pensando em utilizar um motor VW 1.9 TD, juntamente com a caixa e trasmição da kombi diesel, gostaria de receber informações necessárias sobre esta adaptação, onde poderia encontrar esta mecânica, custos, se é possível e viavel.
    Teria como se adaptar uma tração 4x4 integral neste veiculo?
    Outras informações relevantes são: O motor deve ser obrigatoriamente a diesel por motivos de legislação, o ambiente é rico em poeira, terreno acidentado e trechos com lama, rampa de 800 metros a 15° de inclinação, altura máxima da cabeça dos ocupantes deve estar a 1,20m do solo(altura mínima das galerias), a velocidade max no interior da mina não passará de 30 km/h.
    Devido a baixa altura do veiculo, o motor deverá ser traseiro para facilitar o campo de visão do motorista.
    Qualquer sugestão e dica quanto a mecânica, suspenção, direção é mt bem vinda, desde já agradeço.

    Atenciosamente
    Alexandre Porto Bonow
    Engenheiro Mecânico
    bonow.climb@gmail.com

  • #2
    Usuário Avatar de Francisco Lomonaco
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    28/02/2007
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    A Troller faz veículos para essa finalidade, pois quando visitei a fabrica algum tempo atrás tinha alguns deles na linha de produção para uma mineradora. https://www.troller.com.br/site.php?...iais&area2=nao


    Era a mesma plataforma do Troller com algumas modificações mecânicas, tinha duas machas ou coisa assim, pois não era para correr e sim para uma velocidade máxima baixa. A carroceria era baixa e aberta, parecendo uma jardineira de transporte turístico.

    Abraço
    Chico
    4X4 Brasil

  • #3
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    05/01/2004
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    kombi diesel...vei esquece isso, quer deixar teus funcionários a pé no meio do trecho?


    Afinal vai ser um veículo de carga em terreno acidentado, tem que ter uma mecanica bastante robusta e confiável.

    Compartilho a mesma idéia postada acima pelo Francisco.

    []'s e boa sorte na empreitada

  • #4
    aqui em rondonia temos alguns exemplares de engenharia de ultima geracao ...

    o pessoal usa motor estacionario com chassis de jeep, rural, toyota etc...

    tem muita forca e velocidade reduzida...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -foto05.jpg  
    Amarok CS S 17/17
    Ranger CS XL 4x4 3,0 08
    sw4 manual 2006 (sucatona)

  • #5
    Usuário Avatar de ZCC
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    20/07/2008
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    A subaru fez um motor boxer a diesel, não é? esse tipo de motor é extremamente confiavel, com muito torque e perfil baixo... daria até mesmo pra ser instalado na frente do seu carro.

    Faz a tração 4x4 usando transmissões de kombi interligadas como em certas gaiolas, o importante é ter suspenção independente nas 4 rodas

    outra solução, é você usar um pequeno motor a diesel para movimentar uma bomba de óleo e cada roda teria seu próprio motor hidraulico, do tipo usado em certas maquinas agricolas/construção ... nesse caso é bom incorporar valvulas pra que a pessoa possa escolher quais rodas terão tração e quais ficarão livres, do contrario será dificil fazer curvas

    PS: a solução da bomba de oleo pode ser trocada por um gerador no motor e motores eletricos independentes nas rodas e a direção pode ser feita também inteiramente via controle de tração, como em um tanque de guerra

  • #6
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    Diesel?

    Normalmente os equipamentos que já vi funcionando em áreas pouco ventiladas são elétricos ou a GLP.

  • #7
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    03/04/2008
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    bom amigo, acredito que vc já tenha pensado nisso...

    mas como ficará a poluição e o consumo de oxigenio em uma area em que a ventilação é deficitária?


    Será que não é mais indicado um veiculo eletrico?


    confeso que fiquei um pouco curioso com isto! abraços

  • #8
    Usuário Avatar de Cláudio Brasília
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    Elétrico...

    Pode ser que motor elétrico, se não for blindado, pode ocasionar faisca, em ambiente que poderá conter outros gases, até mesmo explosivos. Já pensou...

  • #9
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    Citação Postado originalmente por Cláudio Brasília Ver Post
    Pode ser que motor elétrico, se não for blindado, pode ocasionar faisca, em ambiente que poderá conter outros gases, até mesmo explosivos. Já pensou...


    Mais que um motor a explosão?

  • #10
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    20/10/2008
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    Ok, obrigado pela dica, entrei em contato com a fabrica e estou aguardando a resposta, valew

  • #11
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    Citação Postado originalmente por dudu83 Ver Post
    aqui em rondonia temos alguns exemplares de engenharia de ultima geracao ...

    o pessoal usa motor estacionario com chassis de jeep, rural, toyota etc...

    tem muita forca e velocidade reduzida...
    Olá, estou a pouco mais de um mês na empresa, conversando com um funcionário mais antigo, este me falou que um motor estacionário foi colocado em um outro veiculo só que não deu mt certo, diz ele que por causa do ambiente rico em poeira o motor nunca pegava.
    Mas valeu, vou estudar a possibilidade de colocar um motor destes na na traseira do nosso veiculo.

  • #12
    Usuário Avatar de ZCC
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    Pra poeira monta um sistema de filtragem banhado a óleo bem grande e com estágios de filtragem

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