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Convex Datacenter
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  • #1
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    01/02/2008
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    Dúvidas Sobre As Molas De Uma Sr5 Que Pula Demais...




    Boa tarde, amigos. Adquiri há cerca de um ano uma Pickup Hilux SR5 CD 4x4 2.8 D ano 93/93, e estou gostando muito dela. Gosto de umas trilhas light, eventualmente no fim de semana, mas esta é a minha primeira Pick-up, pois até então só havia tido CJ-5 e Niva, nem havia sequer dirigido nenhuma, por isso sou absolutamente leigo no assunto. Também não tive a oportunidade e a curiosidade de observar estes detalhes em outra SR5, para efeito de comparação. Esta pick-up veio com feixes de molas na dianteira e traseira e equipada com rodas 15" e pneus 235/75. Ocorre q o veículo está bastante alto (a borda mais alta do pára-lama está a exatamente 90 cm do chão), talvez até um pouco mais alto q o normal, e pula demais, a qualquer buraco, lombada ou depressão. Deste modo, as minhas dúvidas são:

    1 - Este carro já saiu desta altura originalmente ou foi modificado e levantado? Pois sei q existem muitas deste ano q são bem baixinhas, o q as torna até feias e impraticáveis para o offroad. Me parece q somente a partir de 95 é q ficaram mais altas. Qual a real informação a respeito disto?

    2 - Este carro já era feixe de molas mesmo, original, ou foi modificado? Me parece q as mais novas, a partir de 95, são de mola espiral, ao menos na frente. Qual a real informação a respeito disto? E qual a possibilidade e as possíveis desvantagens/vantagens de se colocar mola espiral na dianteira?
    3 - Já ocorreu duas vezes a quebra da lâmina mestra do feixe de molas dianteiro, enquanto a traseira, apesar de já ter carregado peso absurdo em viagem longa, nunca quebrou. Será q isso é um indicativo de q realmente a suspensão foi modificada? A colocação de mais uma lâmina pra reforçar o feixe dianteiro pode ajudar ou vai prejudicar, deixando ela mais alta e pulando ainda mais?

    4 - Esta lâmina mestra e mesmo o feixe de molas completo, é igual ao de outro carro, Bandeirantes, por exemplo? Eu poderia utilizar ou adaptar a lâmina mestra ou o feixe completo de outro carro?


    5 - A etiqueta na porta indica pneus 225/75 15" com pressão D25/T29 somente para a SW4, sendo q para a SR5 4x4 indica pneus 205 16" com pressão D25/T44. Será q o fato dela estar com pneus 235/75 15" com pressão D35/T35 está influenciando no fato dela pular tanto? Existe alguma coisa q possa ser feita para amenizar esse efeito?

    Desculpem a ignorância a respeito do modelo e do assunto, porém, se alguém puder responder a estas indagações, sou desde já grato pela atenção. No aguardo. Um abraço a todos. Tony Portugal.

  • #2
    Usuário Avatar de Leonardo Dic
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    01/05/2004
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    Tony, até 96 as pick up sairam com feixe de molas na dianteira. A partir de 97 quando passaram a vir da Argentina que a frente ganhou bandejas e barra de torsão. Mola espiral só nas novas a partir de 05.

    O pneu original é o 205 no aro 16. A minha quando comprei tinha o 215, depois tive 245 e 265, nunca deu diferença.

    Certa vez querendo levanta-la mandei arquear as molas, aí sim ficou dura e perdeu todo curso da suspensão.
    Voltei ela ao normal, o feixe dela normalmente é reto. coloquei jumelos maiores, na frente amortecedor HDS e na traseira da Ranger cofap.

    Ficou excelente, claro que não é macia como as argentinas, mas não me incomodava.
    Nunca quebrei nenhuma mola mestre, apenas uma do meio traseira por excesso de carga.

    Não vejo vantagem nehuma no sistema de bandeja.
    A sua é muito mais robusta, e com 200 pila troca-se todas as buchas que eu rodei 80.000 km com cada jg. Enquento na outra, tem buchas da bandeja, pivos...

    Me disseram q dava pra adaptar a mola traseira da S10, mas nunca vi.

    A minha era alta mesmo, pois alem dos jumelos, tinha calços debaixo das molas. Original ela já é mais alta que as IFS.

    É isso aí.

    Qualquer coisa estamos aqui.

    Abraço
    Leonardo Diccini
    Blazer "Chalana"
    Exs: Land Cruiser HDJ80, Hilux CD 95 TDI, Band 14B TDI, JPX 2.5TDI Mit, Niva 1.8AP

  • #3
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Tony
    Com este pneu 235 vc deveria utilizar apenas 23 a 24 libras na dianteira e algo perto de 28 a 29 libras na traseira(carro vazio) , até 40 a 42 libras na traseira (carregada).
    Lógico que com 35 lb na dianteira e pneu mais largo , vai pular mesmo.

    Nunca essa japonesa vai ser macia tanto qto as SR5 por bandeja, mas , aguenta muito o off road. Esse eixo, em adaptações , suporta até pneus 38".
    Samurai Maracujá:Motor 1.6, eixo Hilux tras LR , Calmini 4.16 , SPOA, Jumelo revolver , Warn XD9000-i, 3k guerra 305/70-16

  • #4
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    01/02/2008
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    Obrigado, amigos João e Leonardo, pelas prontas respostas, que sem dúvida foram bastante esclarecedoras. Um forte abraço. Tony.

  • #5
    A Hilux baixinha que você citou é a 4x2.
    Já verificou os amortecedores de sua picape? Pois com amortecedores "estourados" ela pula mesmo!
    Sem dúvida a Hilux com feixe na frente só traz vantagens.
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
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  • #6
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    Citação Postado originalmente por DieselPower Ver Post
    A Hilux baixinha que você citou é a 4x2.
    Já verificou os amortecedores de sua picape? Pois com amortecedores "estourados" ela pula mesmo!
    Sem dúvida a Hilux com feixe na frente só traz vantagens.
    Valeu, DieselPower. Os amortecedores estão bons, o q eu acho q está acontecendo é q os feixes estão um pouco arqueados. Talvez isso esteja fazendo ela pular um pouco a mais q o normal, mas diante dos esclarecimentos dos colegas mais experientes, creio q o incômodo vale a pena. Um abração.

  • #7
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    10/05/2007
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    Citação Postado originalmente por Leonardo Dic Ver Post
    Certa vez querendo levanta-la mandei arquear as molas, aí sim ficou dura e perdeu todo curso da suspensão.
    Voltei ela ao normal, o feixe dela normalmente é reto. coloquei jumelos maiores, na frente amortecedor HDS e na traseira da Ranger cofap.

    Ficou excelente, claro que não é macia como as argentinas, mas não me incomodava.
    Nunca quebrei nenhuma mola mestre, apenas uma do meio traseira por excesso de carga.

    Me disseram q dava pra adaptar a mola traseira da S10, mas nunca vi.

    É isso aí.

    Qualquer coisa estamos aqui.

    Abraço
    Leonardo, aproveitando o seu know how, o "voltar ao normal" foi rebater as mesmas molas arqueadas ou a substituiçao por novas.

    No meu caso foi feita uma revisao, tinha uma mestra quebrada, pedi que levantassem um pouco, e a viatura ficou como um caminhao sem carga. Antes batia no fim de curso, agora parece um kart. As buchas sao de PU, duráveis e duras.

    Observei na época q a mestra quebrada era mais fina (original), imagino que a qualidade (marca) da mola também deva influenciar.

    Enfim, ja estou a algum tempo "estudando" as possíveis soluçoes como molas mais longas, da S10, da Fiorino, a ar etc, mas me parece que recuperar a originalidade resolveria, mas molas originais japas devem ser inviavei$.
    A maioria das "soluçoes" que encontrei, inclusive nos foruns gringos, nao foca o conforto, e sim o desempenho no offroad.

    Alguem teria dicas práticas....algo como espaçadores entre as molas, calços, graxa, cuicas a ar, benzedura etc

    Esta é a minha 1a postagem, usualmente faço as cosultas pesquisando, pois num forum maduro como este praticamente tudo ja foi debatido.
    4X4 Brasil

  • #8
    Usuário Avatar de Leonardo Dic
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    Amigo, Hart no meu caso quem voltou foi o moleiro mesmo. Sei que o melhor era ter trocado, mais acabei optando por economizar um pouco, mas elas nunca me incomodaram.

    Eu acho que se vc mantiver elas retas, colocar um jumelo um pouco maior e um bom amortecedor, não vai se incomodar.

    Abraço
    Leonardo Diccini
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  • #9
    se vc nao quer fazer trilh pesda decha as mola reta originais coloca amortecedor bom,ma bom de verdade.
    ela vai melhorar muito. roda com 25-28 libras

  • #10
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    Valeu, amigos, pelas dicas e informações. Na verdade, já estou me acostumando à minha SR5. Realmente não tenho do que reclamar. Abraço a todos.

  • #11
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Tony , mas vc ainda está usando 35 lb na dianteira??
    Samurai Maracujá:Motor 1.6, eixo Hilux tras LR , Calmini 4.16 , SPOA, Jumelo revolver , Warn XD9000-i, 3k guerra 305/70-16

  • #12
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    Calibragem

    Pois é, amigos, agora tô usando 26/28 mesmo, ao invés das 35 de antes. Apesar de não ter sentido uma melhora substancial, como disse, já tô me acostumando. Eu tava vacilando, pq o antigo dono, usava erradamente 35 e eu continuei usando tbm, pois na minha ignorância, uma carro tão grande e pesado e com pneus tão grandes, não poderia usar a mesma calibragem de um Uninho, entendem? E como já não tinha mais as rodas e pneus do tamanho original, simplesmente ignorei as informações da etiqueta e do manual. Mas agora tá tudo de acordo. Um abraço e obrigado.

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