Acabei de voltar de um safari na África por Botswana e Namíbia e Africa do Sul e fiquei super impressionado com a nova Land Rover 2008 nas estradas de areia de Botswana. Pegamos o carro em Joanesburgo com apenas 278 kms rodados e rodamos 6180 kms. Como o veículo era todo equipado com geladeira, barracas de teto, tanque de 120 litros de diesel, tanque embutido com 40 litros de água potavel, compressor, ferramentas e tudo mais, o motor inicialmente me pareceu fraco, pois o carro estava pesado. Só de garrafas de água mineral, levamos 140 litros, a metade em cada carro, muito peso. A estabilidade no asfalto com as barracas, muita sensibilidade a ventos laterais, me preocupou inicialmente, andar a mais de 120 km/h passa insegurança. Atravessamos o deserto do Kalahari, só areião pesado, a reserva de Moremi, Savuti, Chobe, só areião o tempo todo, ai ela mostrou que não tem para ninguém. Depois seguimos pelo Caprivi até o parque Etosha, simplesmente sensacional! A Mazda B2500 atolou umas duas vezes e seguia com mais dificuldades. Fiquei incrédulo como funciona maravilhosamente bem o controle de tração das novas Lands, fantástico. Quando a situação fica feia e ela começa a patinar, automaticamente o TC(traction control) entra em ação, acendendo a luzinha do TC no painel. E mesmo no areião pesado não precisamos colocar nem reduzida, era colocar segunda e pisar fundo, ou as vezes uma primeirinha resolvia. Me deu até vontade de trocar a minha toyota por uma máqina dessas, que beleza de 4x4.