Ontem à noite eu tive que ir acompanhar um serviço numa periferia meio barra pesada (Px ao cemitério de Bom Pastor em Natal-RN) quando acabamos o serviço e fui ligar a viatura ela deu uma sova e pegou com um barulho horrível como uma correia "gritando"!!
Por sorte uma das viaturas que estavam comigo ainda não tinham saído e pudemos usar os faróis dela para ajudar na inspeção do meu problema.
Simplesmente a correia do compressor do AC deu um laço numa mangueirinha de retorno do radiador (nº 20 na figura das peças do radiador). Aparentemente os danos à mangueria foram mínimos além disso ela é de fácil substituição e barata .
Minha dúvida é quando a correia do AC:
1-Quais outros sistemas ela movimenta? (DH?, Alternador?)
Ela foi um pouco forçada com uma chave de fenda. Nada de muito absurdo (para ter uma idéia a chave de fenda tinha 20cm) e a correia foi deslocada +- 1cm para soltar a mangueira.
2-Os tensores (se existirem) absorveriam essa "forçada na correia" ou seria indicado subsituí-la logo?
PS: Isso só aconteceu pq anteriormente substituí a mangueirinha original por um mangote (de algum outro carro) que é um pouco mais comprido que a mangueira original. Ele estava posicionado do reservatório de expansão seguindo por baixo do filtro de diesel e do filtro de ar até chegar na parte superior do radiador.