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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1
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    Diesel Adulterado




    Caros,
    acabo de passar por uma experiência que acredito possa ajudar. Recentemente li alguns "posts" antigos falande de barulho no motor causado por diesel adulterado.
    Pois bem comprei uma HiLux 2.8 CD 00/01 em Campinas e abasteci em um posto Ipiranga, ainda na cidade, pois sempre confiei na bandeira. O carro que eu já tinha testado de todas as formas sem barulho algum, assim que entrou na estrada iniciou um barulho tipo "batendo válvula". Esse som até assustou em um primeiro momento um mecanico conhecido que pensou que o motor estava batendo e, antes de arrancar os poucos cabelos imaginando o pior, ele sugeriu que eu esvaziasse o tanque. Fui a posto também Ipiranga conhecido e, qual não foi minha surpresa e dos frentistas, ao perceber que o que estava no tanque era somente algo parecido com diesel. O combustível tinha um forte cheiro de querosene, e uma textura muito líquida.
    Retirei todo o "solvente" lavei o tanque mantendo o bujão aberto e colocando diesel bom. Completei o tanque e a bateção parou. Esse ocorrido me levou a conversar com especialista em motores diesel que me contaram que isso é mais comum do que parece. Um deles me contou que adulteram até com óleo vegetal. Li um antigo post do Sr. Holanda que sugeria abastecer somente em postos Texaco. Como isso já faz algum tempo e parece que agora todos tem estão usando o bio diesel, pergunto se essa opção é ainda a melhor ou será apenas uma questão de sorte?
    abraços
    Antonio

  • #2
    Usuário Avatar de ramalho-vitoria
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    Prezado Antonio,

    De adulteração não posso comentar pois ainda não tive esse disabor, entretanto tenho planilhado o consumo de minha Nissan e os melhores resultados de consumo tem sido com o diesel da Texaco Aditivado.

    Em Macaé abasteci com o diesel podium e o carro também ficou outro.

    Ou seja, não contribui muito mas recomendo a colocar diesel em postos onde haja movimento e que tenha sistema de filtragem.

    Um abraço.

  • #3

    diesel adulterado

    Antonio.

    Apesar de combustível adulterado influenciar negativamente no funcionamento dos veículos, acredito que, no seu caso, por ser do ano 2001, suportará melhor que os atuais motores eletrônicos. Esta minha opinião não tem nenhum embasamento técnico. É apenas a constatação de um usuário que, desde 1982, sempre usou veículos a diesel. Já tive D-10, D-20, S-10 e atualmente estou com uma camioneta Hilux SRV 2007, adquirida 0 km, que teve a bomba injetora trocada (na garantia) por danos causados por diesel de má qualidade, com 45.000 km rodados. Os demais nunca tiveram problemas, sendo que rodei 350.000 km com a D-20 e 240.000 km com a S-10. Esclareço que a Toyota não colocou nenhum obstáculo e trocou a bomba injetora na garantia, apesar de a concessionária ter constatato que o diesel que restava no tanque era de má qualidade (não sei dizer os critério usados para a constatação).
    Perguntei ao consultor técnico se seria recomendável o uso de aditivo (tipo bardhal), mas fui informado que a Toyota não aprova o uso de nenhum aditivo.
    Pessoalmente, acredito que o uso de um aditivo de boa qualidade é benéfico, pois as fábricas recomendam o uso de combustível aditivado ou, no mínimo, não se posicionam de forma contrária.
    Espero que estas minhas opiniões e informações sejam de utilidade.
    Osvaldo

  • #4
    Usuário
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    03/06/2004
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    Agradeço ao Ramalho e ao Konai pelas ponderações.
    Informo que, como o o barulho voltou (bem menor e intermitente), mandei a HiLux para uma revisão completa. Espero receber o carro de volta nessa quarta e depois comento o resultado esperando que não tenha muitos dissabores com essa experiência.
    abraços
    Antonio

  • #5
    Usuário Avatar de w@ldo
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    24/01/2005
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    Eu estou com um MWM 2.8 no Jeep e na semana passada tive de fazer a bomba (não tive sorte de ter garantia), o carro ficou ruim de pegar e levamos em um bombista que verificou que a mesma tinha água e um pouco de areia (sujeira do combustível), fiquei surpreso pois rodei no máximo 3.000 km com o filtro de diesel e ele me informou o seguinte, no meu caso o principal problema foi a água, como a utilização do carro é apenas de finais de semana ele aconselhou a guardar o carro sempre com o tanque cheio para que a evaporação não crie muita água (característica do diesel), falou para sangrar o filtro toda a semana e se abastecer em um lugar onde o posto não inspira muita confiança, coloque um litro de óleo de motor no tanque, ele falou que com isso os problemas serão raríssimos.
    na minha L200 nunca tive problemas, só diferença entre consumo e quase sempre abasteço em Shell e Ipiranga..

  • #6
    Pessoal,
    A minha camionete tava fazendo uns barulhos muito estranhos, uns barulhos de grilo que acompanhavam a rotação. O famoso "grilando" do motor. Quando o mecanico deu uma volta ficou bem preocupado, mas no final das contas descobrimos que era só a vedação do cano do escape que estava desgastada.
    Até entrei nesse tópico achando que eu tava forrado de diesel adulterado, mas achamos o problema!

  • #7
    Recentemente sai para um percurso de 1500 km ainda na ida notei o veiculo com falta de força demorando mais que o usual para aumentar o giro. No segundo tanque melhorou consideralvemente , voltando a piorar no terceiro até constatar velocidade máxima de 120 km e 3000 giros e uma sensação de rateada. Pensamos sempre no pior, mas antes de qualquer coisa troquei o filtro .O anterior tinha trocado há pouco tempo. E ... o problema desapareceu.

  • #8
    Usuário
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    20/08/2011
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    Alguem aqui já ouviu em aduteraçao de diesel S50?

  • #9
    Alguem aqui já ouviu em aduteraçao de diesel S50
    O diesel é higroscópico...logo ele naturalmente absorve a umidade do ar, que se transforma em água no diesel...a grande maioria de problemas em bico em bomba causados por diesel de má qualidade tem como culpado o filtro de má qualidade, que tem a função de filtrar o diesel...mas não filtra...

    [ ]'s
    Éverson (Chuck) Lopes EQUIPE JEEPBOM
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