Caros,
acabo de passar por uma experiência que acredito possa ajudar. Recentemente li alguns "posts" antigos falande de barulho no motor causado por diesel adulterado.
Pois bem comprei uma HiLux 2.8 CD 00/01 em Campinas e abasteci em um posto Ipiranga, ainda na cidade, pois sempre confiei na bandeira. O carro que eu já tinha testado de todas as formas sem barulho algum, assim que entrou na estrada iniciou um barulho tipo "batendo válvula". Esse som até assustou em um primeiro momento um mecanico conhecido que pensou que o motor estava batendo e, antes de arrancar os poucos cabelos imaginando o pior, ele sugeriu que eu esvaziasse o tanque. Fui a posto também Ipiranga conhecido e, qual não foi minha surpresa e dos frentistas, ao perceber que o que estava no tanque era somente algo parecido com diesel. O combustível tinha um forte cheiro de querosene, e uma textura muito líquida.
Retirei todo o "solvente" lavei o tanque mantendo o bujão aberto e colocando diesel bom. Completei o tanque e a bateção parou. Esse ocorrido me levou a conversar com especialista em motores diesel que me contaram que isso é mais comum do que parece. Um deles me contou que adulteram até com óleo vegetal. Li um antigo post do Sr. Holanda que sugeria abastecer somente em postos Texaco. Como isso já faz algum tempo e parece que agora todos tem estão usando o bio diesel, pergunto se essa opção é ainda a melhor ou será apenas uma questão de sorte?
abraços
Antonio