Amigos,

Faz algum tempo que não posto aqui no fórum, mas estou sempre acompanhando e tentando aprender pra cuidar melhor da minha Ranger...aqui tem um vasto acervo, acho tudo que preciso, mas dessa vez não encontrei o que preciso!!!

Vamos ao problema, a pick-up a um mês apresentou um problema no radiador, mais precisamente na caixa, mandei fazer um reparo e fui viajar com o carro!!!Como estamos em periodo bem frio, não tive problema nenhum (NOTA: Estava sem a válvula termostática e com o sistema sem pressurizar)...viajei de pé em baixo bastante tempo e a pick-up absolutamente normal...já no fds seguinte, onde a temperatura estava mais elevada, ela ameaçou esquentar e com isso fui obrigado a percorrer 130km a não mais que 80km/h!!!Aprendi aqui que o uso da válvula termostática é fundamental...então encomendei uma (R$80,00) e uma nova tampa para o resevatório de expansão (Por prevensão, já que provavelmente a tampa não estava aliviando a pressão)...logo após a troca dessas peças sai com a pick-up pra testa-la e ver como havia ficado...exigi mesmo do motor e a temperatura se manteve ideal por todo o tempo, coisa que não acontecia antes...porém ao chegar em casa notei um grande vazamento e constatei o PT nas caixas de meu radiador...
Após todo o ocorrido fui à Ford Besouro e me cobraram R$800,00 em um radiador 0km...e cotei com duas Fábricas de Radiadores, com caixas de alumínio e colméia nova (R$720,00 em uma e R$750,00 na outra)...

Pergunto aos amigos:

1) O que acham dos preços citados?!
2) Optariam pelo original ou pelo aftermarket?!
3) Provavelmente a junta do cabeçote foi-se embora e por isso esteja dando excesso de pressão...tens idéia do preço de uma nova e da MOD?!
4) Achei um radiador na minha cidade por R$390,00 e provavelmente aceitam o meu danificado na troca (NOTA: minha colméia está excelente)...acham uma boa idéia?!
5) Eu teria problemas em trocas somente as caixas do meu velho radiador e manter a colméia original?!

Um abraço à todos e agradecimentos antecipados...

P.S: Postei em alguns outro fóruns, mas em nenhum outro tem tantas pessoas expert's nesse motor como aqui no 4x4Brasil...então, me desculpe o incômodo.

OBS: A pick-up é uma Ranger 2.5 Turbo Diesel '98 com 110.000km...Bomba Injetora aberta e 1.2bar de pressão no turbo!