x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12

Hybrid View

Radiador para Maxxion 2.5

Amigos,

Faz algum tempo que não posto aqui no fórum, mas estou sempre acompanhando e tentando aprender pra cuidar melhor da minha Ranger...aqui tem um vasto acervo, acho tudo que preciso, mas dessa vez não encontrei o que preciso!!!

Vamos ao problema, a pick-up a um mês apresentou um problema no radiador, mais precisamente na caixa, mandei fazer um reparo e fui viajar com o carro!!!Como estamos em periodo bem frio, não tive problema nenhum (NOTA: Estava sem a válvula termostática e com o sistema sem pressurizar)...viajei de pé em baixo bastante tempo e a pick-up absolutamente normal...já no fds seguinte, onde a temperatura estava mais elevada, ela ameaçou esquentar e com isso fui obrigado a percorrer 130km a não mais que 80km/h!!!Aprendi aqui que o uso da válvula termostática é fundamental...então encomendei uma (R$80,00) e uma nova tampa para o resevatório de expansão (Por prevensão, já que provavelmente a tampa não estava aliviando a pressão)...logo após a troca dessas peças sai com a pick-up pra testa-la e ver como havia ficado...exigi mesmo do motor e a temperatura se manteve ideal por todo o tempo, coisa que não acontecia antes...porém ao chegar em casa notei um grande vazamento e constatei o PT nas caixas de meu radiador...
    Após todo o ocorrido fui à Ford Besouro e me cobraram R$800,00 em um radiador 0km...e cotei com duas Fábricas de Radiadores, com caixas de alumínio e colméia nova (R$720,00 em uma e R$750,00 na outra)...

Pergunto aos amigos:

1) O que acham dos preços citados?!
    2) Optariam pelo original ou pelo aftermarket?!
    3) Provavelmente a junta do cabeçote foi-se embora e por isso esteja dando excesso de pressão...tens idéia do preço de uma nova e da MOD?!
    4) Achei um radiador na minha cidade por R$390,00 e provavelmente aceitam o meu danificado na troca (NOTA: minha colméia está excelente)...acham uma boa idéia?!
    5) Eu teria problemas em trocas somente as caixas do meu velho radiador e manter a colméia original?!

Um abraço à todos e agradecimentos antecipados...

P.S: Postei em alguns outro fóruns, mas em nenhum outro tem tantas pessoas expert's nesse motor como aqui no 4x4Brasil...então, me desculpe o incômodo.

OBS: A pick-up é uma Ranger 2.5 Turbo Diesel '98 com 110.000km...Bomba Injetora aberta e 1.2bar de pressão no turbo!

Rogerinho, antes de jogar R$ 800,00 fora, Eu tiraria o radiador, que é muito fácil, e verificaria melhor o ponto de vazamento. Já tive um radiador com trinca numa saída de mangueira e usei DUREPOX para o reparo; rodei com ele mais de 200.000 Km antes de vender e ainda estava perfeito.
    Se fizer o serviço, limpe tudo muito bem com lixa e deixe secar por umas 24 horas.
    Abraços
    Anthoniusnikos
    4X4 Brasil Razão: "A TRATORETTA" Ranger 99/00 diesel 4x4 CD - De pescador novo até o fundo !!!!!!!!

Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Agradecimentos: 0
    Se der para trocar só as caixas, e o profissional for bom, vai ficar igual a 0km. Ele vai vedar com araldite provavelmente. Se for fazer isso, aproveita e pede para ele varetar a colmeia do seu para ficar bala.

Se tiver pressa, eu veria esse radiador semi-novo. Se ele recebesse o seu por uns R$ 100,00 ou 150,00 sairia um bom preço. Radiador não é peça de gasto normal, geralmente eles duram muitos anos sem problemas com praticamente zero de manutenção.

Anthonius, reparar com durepoxi é gambiarra, hehe, mas dá para reparar com solda e onde precisa vedar bem se usa araldite 10mins ou 24hs - já reparei muito radiador (dos outros!) em trilha com araldite 10mins. Inclusive anda na sacola sempre um araldite 10mins junto com silver tape e cabo de aço (fazem milagres).

Depois de ter seu radiador arrumado, você veja se ele continua a esquentar. A Ranger 2.5 em nenhum momento deve passar do meio do medidor, se começar a esquentar, pode parar o carro e procurar outro problema (talvez junta, talvez bomba dágua, etc)

Ojaneri,

Andei uns 15km dentro da cidade com pé embaixo, ou seja, saidas de curva e sinais sempre atingindo o máximo da faixa de torque em "green line" (3800rpm)...e "todo" esse trajeto a temperatura se manteve na faixa ideal...o que realmente não acontecia antes, oscilava de acordo com a posição do acelerador...

Bomba d'água e ventoinha estão normais...o que leva a crer que meu problema era realmente a válvula termostática, uma pena que não tive tempo pra pegar alguma serra ou uma bela reta em estrada!!!Se o problema de aquecimento ou excesso de pressão persistirem irei trocar a junta do cabeçote...e vamos ver o que dá...

Falei com o rapaz que fabrica os radiadores ainda à pouco e o mesmo me disse que me cobrará R$250,00 para trocar somente as caixas pelas de alumínio...estou tentado a fazer isso....

Agradecido pela colaboração amigo...
    Um forte abraço

Rogério. Então primeiro verifique a válvula termostática. Retire e coloque-a em um caneco com água e aqueça no fogão, quando estiver por volta de 90oC, se estiver boa, ela deve abrir. Cuídado com o parafuso do suporte da válvula na carcaça, se a chave em milímetros estiver um pouco folgada é porque é em polegadas, daí se tentar tirar pode arredondar a cabeça do parafuso. Arranje uma chave em polegadas.
    Nota: Junta do cabeçote queimada produz fumaça branca na saída do escapamento, com conseqüente perda de água de arrefecimento (o nível do reservatório de água vai abaixando).
    Abraços
    4X4 Brasil Razão: "A TRATORETTA"

e aí pessoal, to estreando ae no fórum, a mama acabou comprando uma ranger dupla, 4x4 2.5 maxxion.. ela me lembrou muito a deserter que meu bom velhinho teve uns anos atrás, guardadas as proporções, é óbvio. não sei absolutamente nada do carro, a não ser alguma noção básica de motores diesel, e espero q o pessoal ae do turbo envenenado esteja ao menos usando bio-diesel, e inclusive, essa é uma das minhas primeiras dúvidas. Ouvi dizer que dependendo do motor, o bio-diesel não vai bem, estraga, engripa, sei lá o q mais, é verdade ? lenda ?

segundo: suspensão.. olhei por baixo do carro.. ela me parece bem parruda, mas d novo, não sei nada desse carro.. tem como levantar a suspensão dela em pelo menos 1 (uma) polegada ?, daí troco os peneus pelos 31, ou até o 32, né .. diz q fica bom.. hehe
    VITARA V6 2.0 - 235-70/16r Ost Oligator + 2"susp + guincho + braço e coragem

Anthoniu,

1° - Pode chamar de Rogerinho mesmo, quando me chamam de Rogério é pq deu alguma merda grave ou quando estou trabalhando...e realmente não gosto de nenhuma das duas coisas...hehehehehehehe

2° - A válvula me pareceu estar ok...mas por via das dúvidas vou retira-la para testar !!! Hoje eu resolvo o dilema desse radiador...

3° - O carro não baixa nem 1ml de água, ou melhor, até baixava mas era água do reservatório de expansão (Estava com a tampa, mas sem a carcaça...então não tinha vedação suficiente!) !!! O que está me deixando encucado com a junta é o fato da água borbulhar um pouco, bem pouco mesmo, no reservatório de expansão...e da pick-up estar com excesso de pressão do sistema de arrefecimento...

Novamente muitíssimo obrigado,
    Um abraço.

Anthoniusnikos,

Eu sou muito curioso () e antes de levar a algum mecânico sempre tento saber/entender o que está acontecendo!!!Hoje retirei o radiador e realmente as caixas estão esgarçadas...o que na minha opinião, mostra que está com excesso de pressão...e provavelmente é junta queimada...!!!

Muitíssimo obrigado pela resposta!!!
    Um forte abraço

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem