Olá pessoal,
Pretendo instalar um guincho elétrico de 9000 lbs no meu Samurai. Serão necessárias alterações na parte elétrica da viatura? Quais alternadores e baterias são recomendados? O meu alternador é original com uma bateria de 48 ampéres.
Um alternador fácil de se adaptar é o do santana (bosch 90Ah) e tem ele da linha reman com 1 ano de garantia, certamente tera que colocar uma bateria maior.
Ainda não tenho guincho, mas preparei a parte eletrica do meu Samuca com o alternador do santana e uma bateria de 65 Ah!
Eu particularmente acho um guincho de 9000 lbs grande para um Samurai.
O ideal sempre é colocar a maior bateria que for possível, já que na pratica é ela quem toca o guincho quando se pega pesado.
Se for ter uso constante do guincho ai sim deve trocar o alternador.
Se interessar eu vendo guinchos:
O que indico para Samurai é o HDW 6000 E, R$ 1.580,00 a vista ou 6 parcelas de R$ 270,00 num consorcio que estou fechando aqui no grupo.
A grande vantagem é que é um guincho mais leve, a eventual desvantagem é que é mais lento que o modelo abaixo, pois tem um motor de 1,8 Hp contra os 3,6 Hp do 9000.
HDW 9000 G, R$ 1.870,00 a vista, ou 7 parcelas de R$ 270,00 no consorcio.
Desconfie da capacidade em libras de alguns fabricantes.
O melhor para comparar é verificar o diâmetro dos cabos.
Para referencia os cabos que usamos em cada modelo:
3000 cabo de 3/16", cerca de 4,75 mm
6000 cabo de 9/32", cerca de 7,15 mm
8000 cabo de 5/16", cerca de 8 mm
9000 cabo de 21/64", cerca de 8,3 mm
10000 cabo de 3/8", cerca de 9,5 mm
Nossos cabos são padrão aeronáutico, então desconfie de qualquer guincho que informe maior capacidade usando cabos similares.
O ideal sempre é colocar a maior bateria que for possível, já que na pratica é ela quem toca o guincho quando se pega pesado.
Wallace, valeu pelas dicas mas, como posso saber qual a maior bateria que for possível? Há algum problema em colocar uma bateria com amperagem muito maior que a do alternador?
Ainda não escolhi o guincho, com certeza levarei em conta suas considerações e seus guinchos. Estes consórcios já estão com os grupos fechados?
Tem baterias de alguns tamanhos, mas na pratica acho que são dois os tamanhos mais comuns.
Para o tamanho menor a mais forte que encontrei foi de 70 Amperes.
Para o tamanho grande acho que a maior é de 110 Amperes.
Bateria pode colocar a maior possível sem problemas.
O que não pode (ou não deveria) é colocar um alternador/regulador de tensão que carregue a bateria com uma carga superior ao limite da mesma, pois isso vai diminuir a vida útil da bateria.
Quando comprar a nova, guarde a antiga e leve quando foi fazer alguma coisa que possa precisar do guincho.
Eu ja uso um de 12.000 no meu Samuca, sem problemas.
O Alternador agora tem 120A e bateria de 63Ah. Mas antes rodava com a mesma bateria e com alternador de 60A e nunca tive problemas, sabendo usar o guincho. Inclusive com o carro desligado ja usei sem problemas.
Tem as opções do HDW, mas tambem tem os nacionais da Work (www.guinchoswork.com.br). Uso o Work 12.000 compact e nao troco por outro.
Só mudando a sua bateria por uma maior (acho que a de 63ah é a maior devido ao espaço fisico pro Samuca) da pra levar um 9.000 bem.
Sinto informar que seu guincho só deve ter o nome de 12000...
Pois com um cabo de 5/16" não pode ter nem 9000 libras, ou romperia o cabo de aço quando o guincho fosse utilizado puxando próximo das 9000 libras.
Este é o motivo que usamos um cabo de maior bitola no nosso 9000.
Cabo de bitola similar usamos no nosso 8000!
A marca é HDW mesmo ( Hevy Duty Winch ). http://www.askby.com/hdw/hdw.htm
Só o HDW 6000 E que ainda não consta na pagina já que nos primeiros meses somente eu vou ter tal guincho para a venda. Mas posso enviar catalogo para os interesados.
Na realidade o fabricante do guincho não vende direto, mas tem representantes pelo mundo afora que tem a liberdade de colocar a marca que quiser no guincho.
Ele já fabricou mais de 5 milhões de guinchos!
No mercado Brasileiro tem a cerca de 1 ano, não sei precisar quantos já foram vendidos, mas deve ser algo entre 100 e 200 unidades até o momento.
Só sei de um único problema, no caso de cromeação num rolete de um dos guinchos (substituído na garantia pelo que saiba).
E outro provavelmente por uso errado, já arrancou o conector da caixa de solenóides ao tirar o cabo do controle. Mas também foi considerado como garantia.
Sinto informar que seu guincho só deve ter o nome de 12000...
Pois com um cabo de 5/16" não pode ter nem 9000 libras, ou romperia o cabo de aço quando o guincho fosse utilizado puxando próximo das 9000 libras.
Este é o motivo que usamos um cabo de maior bitola no nosso 9000.
Cabo de bitola similar usamos no nosso 8000!
Wallace, poupe-me o papo de vendedor
Angelo, teoricamente não é interessante ter um alternador com maior tensão do que a bateria, simplesmente pq ele carregaria a bateria "muito rápido", e quanto mais lenta a carga da bateria for, mais durabilidade ela terá. Ou seja, teoricamente minha bateria ira pro saco mais cedo do que se usasse um alternador de menor capacidade, mas sempre terei ela sempre carregada.
E nao tem problemas da bateria ser maior que o alternador, pq o alternador vai carrega-la completamente, só que vai demorar mais tempo para isso.
Exemplo, em uma bateria de 100AH, um alternador de 100Ah iria demorar 1 hora pra carrega-la (hipoteticamente, se ela nao tivesse que fornecer energia pra nada). Um alternador de 50Ah iria demorar 2 horas pra carregar, mas carregaria a bateria do mesmo jeito. E um alternador de 200Ah carregaria em 30 minutos.