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Convex Datacenter
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  • #1
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    Coletor de escapamento 6x2x1




    Galera,

    Estava pesquisando sobre coletores de escapamento para motores 6 cilindros.

    Tem bastante gente que defende que para nossas viaturas seja melhor o 6x2x1 ao invés por exemplo do 6x2. Pois o 6x2 oferece um melhor rendimento apenas numa pequena faixa de altas rotações.

    Imagino que isso seja de interessa de todos, mesmo que não seja de interesse prático.

    Alguém sabe comentar sobre isto?


    []s


    peleje

  • #2
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    Re: Coletor de escapamento 6x2x1

    Alguém tb sabe me dizer se é possível fazer um desses coletores pro BF?
    Quem faz com boa qualidade?

    []s


    peleje

  • #3
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    Re: Coletor de escapamento 6x2x1

    Galera,

    Existe um 2600 com este coletor de escape da foto, será que realmente mellhoraria alguma coisa, até onde pesquisei esse coletor melhora a eficiência volumétrica, alguém tem algum depoimento sobre isso?
    Conseguiria mandar fazer um desses pro meu BF?

    Mais uma dúvida, como já disse antes estou dando uma geral no meu BF, e precisaria mandar plainar o cabeçote, pois o bicho tem nada menos que 44 anos e nunca passou por isso, minha dúvida é a seguinte: pelo fato do coletor de admissão ser junto do cabeçote eu enfrentaria algum problema?

    Estou pesquisando o melhor carburador pra adaptar tb.

    []s cheio de idéias malucas


    peleje
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Coletor de escapamento 6x2x1-motorbf161pb_159.jpg  

  • #4
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
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    Fala Peleje

    Andei vendo uma revista, aqui em casa a AutoPower nº27 , e tem um Gol 2.0 16v com esse sistema, só q é claro 4x2x1 , q aparentemente vou fazer tbm no meu :P .

    Aqui diz q vc sacrifica a potência em alta rotação, mas acaba privilegiando o torque , tudo q a gente precisa 8) . Esse sistema é muito comum nos EUA 8)

    Aqui diz q quem fez esse serviço nesse carro foi a Giba Escapes

    O tel. é (11)43671170 ou (11)43682916
    Fica na Av. Senador Vergueiro,2441 - São Bernardo Campo- SP

    [s]naum comissionados
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  • #5
    Usuário Avatar de leopoldo
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    fórmula.

    Quanto maior o nº de canos, melhor o rendimento em alta e pior em baixa. Quanto mais curto também.

    Os escapamentos são casados para uma faixa estreita de rotações.

    No jeep, a biela é longa, o escape é 6x1 e o venturi é estreito = torque em baixa portanto para os projetistas da Willys Jeep = Trator.

    Vocês querem modificar tudo?

    O problema é a falta de dinamômetro para avaliar o comportamento do motor com qualquer modificação de escape ou carburador.

    As vezes modificações no escape só se traduzem numa equação:

    BARULHO INFERNAL E PERDA DE POTÊNCIA.

    Um exemplo disso é uma mobilete mexida que se ouve a 10 km de distância e uma Ninja a 1/2 metro.....a bichinha não ronca......só faz tremer o chão.

    Só respeito o barulho se for Dragster........bom, aquilo não é barulho....é música.

    Vocês querem o jeep para altas velocidades em estrada ou máximo torque em 1º reduzida?

    Sobre rebaixamento de cabeçote......só se tira alguns décimos de milímetro.........só uma "limpada". Nada mais, senão começa a dar problema de Taxa de compressão.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
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  • #6
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    Re: fórmula.

    Leopoldo,

    Vc sabe me dizer o pq este 2.6 da foto, que é uma derivação do BF, saiu com carburação dupla e com este coletor de escape chega a 110cv e com um torque maior que o "BF tradicional" na mesma faixa de rotação. Com certeza é por causa dessas mudanças. Ou isso é fantasia? Pois o diâmetro e curso dos pistões são idênticos.

    Vc já viu alguma viatura rodando com esse motor?

    Agora pelo que já vi, é os 6x2 que são barulhentos e que prejudicariam o torque em baixa ao contrário do 6x2x1.

    O 6x2x1 consegue utilizar de forma otimizada a descarga em baixas rotações, não é isso?

    Só não vale perguntar pq quero fazer estes experimentos no meu BF ao invés de trocá-lo logo de uma vez.

    Com certeza não conseguiria comprovar isso com um dinamômetro. A não ser que arrume uma oficina preparadora interessada em estar investindo nisso, coisa que é meio cumplicada e utópica.


    []s

    Peleje

  • #7
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    Re: fórmula.

    Citação Postado originalmente por p.peleje
    Vc sabe me dizer o pq este 2.6 da foto.......
    Acho que era do itamaraty.

    Citação Postado originalmente por p.peleje
    .....Ou isso é fantasia? Pois o diâmetro e curso dos pistões são idênticos.
    Lá em cima, não tinha mencionado em colocar 2 carburadores, tinha colocado uma regra geral para um mesmo motor.

    O coletor desse motor facilita o fluxo em altas rpm e combinado com 2 carburadores, desenvolve um pouco mais de potência, mas a uma faixa de rpm um pouco maior. Tem que ser a uma rpm maior.

    Para desenvolver mais potência na mesmo rpm só com turbo ou com taxa
    maior, ou usando alcool hidratado.

    Mas mexendo no escape, entenda que o que manda lá é o som.......ondas sonoras que correm enlouquecidas de um lado para outro ressoando da válvula de escape até a boca do escape. Isso funciona de uma maneira tal que se você corta digamos 10 cm de escape, pode ganhar ou perder potência de um mesmo motor , pois as ondas de choque podem ajudar a mistura que vem do carburador a entrar no cilindro (ganha potência) ou pode até fazer com que os gases de escape não queiram mais sair da câmara de combustão e tentem empurrar a mistura para de volta ao venturi (perde potência). É a contra pessão e a lavagem do cilindro.

    O que eu quiz dizer é que nem sempre escape modificado ou barulhento... e não tô dizendo que é o que você quer.......é melhor.

    Dependendo do caso, um escapamento sem vergonha é mais que suficiente. Só cuidado de não achar que um mega escape vai fazer do motor um Hulk. Pode na verdade ficar um frango.

    Citação Postado originalmente por p.peleje
    Vc já viu alguma viatura rodando com esse motor?
    Sim....um Bernardão marrom escuro, em são paulo, há uns 20 anos, numa garagem dum prédio na rua antonio coelho, vila mariana.

    Citação Postado originalmente por p.peleje
    Agora pelo que já vi, é os 6x2 que são barulhentos e que prejudicariam o torque em baixa ao contrário do 6x2x1.
    O 6x2x1 consegue utilizar de forma otimizada a descarga em baixas rotações, não é isso?
    Pode ser mas não há que eu saiba um modelo matemático para escapamento. Não é uma coisa tipo a+b/c= escape bom.
    Isso é ajustado em banco. Pode ser que em um motor BF fique bom mas em outro, tipo 3.0 fique horrível. Cada caso , um caso.

    E temos o problema do banco de provas. Cê já viu que nas revistas americanas quando um cara faz uma reportagem sobre um escape mostra os efeitos num gráfico de potência?

    Mata a cobra e mostra a ferramenta.
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  • #8
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    Re: fórmula.

    Galera,

    Na pesquisa que estou fazendo, percebi que a vantagem do 6x2x1 é o aumento da vazão dos gazes e menor perda de carga, consegue-se melhorar a vazão sincronizada de todos as vávulas.

    Achei até uma formulazinha:

    L=(360-T)/RPM

    L=comprimento dos tubos até a junção
    T=tempo em graus do virabrequim que a válvula de descarga permanece aberta a um levante superior a 0,05" (folga de enquadramento do comando)
    RPM=rotação entre o torque e potência máximos pretendidos.

    Alguém que realmente entenda, sei lá um engenheiro, ou algum ser especialista gostaria de comentar sobre esta maluca fórmula.

    Queria apenas ampliar minhas singelas noções neste assunto.

    Espero que este assunto seja de interesse da galera.

    []s alucinados


    Peleje

  • #9

    6 X 2 X 1

    Fala P.Peleje,


    Seguinte, a minha estória é +- assim. O meu coletor de saída quebrou uma de suas orelhas de fixação, consultando alguns soldadores, a opinião em geral era que qualquer processo de soldagem não ofereceria uma solução confiável em função do tipo, da idade e das condições físicas da peça e do local. Já a algum tempo um amigo me havia mostrado em uma revista de preparação de motores uma empresa que havia desenvolvido uma aranha 6X2 para o BF, aí pensei: Bom, entre ter que gastar para colocar um coletor original fundido (atenção, eu disse fuNdido)usado e correr o risco de voltar a ter o mesmo problema, por que não arriscar e colocar a tal da "aranha" ? E foi o que eu fiz, coloquei um 6X2, melhor dizendo, a peça original é 6 X 2 mas fiz um " Y " e juntei ambos em um cano de 2,1/2 ". Para domesticar o barulho, cerca de uns 0,50 cm do final do " Y " coloquei um abafador tipo JK ( o barulho/som ficou bom)e segui com o cano até o final. Minha avaliação prática é a seguinte: Embora na ocasião não tivesse feito maiores considerações técnicas a respeito, considero o resultado prático muito bom e faria novamente, considerando o seguinte: Torque: Uma melhora pequena porém perceptível em baixas e médias rotações, proporcionando uma elasticidade maior no motor. Devido ao fato de usar o "carro" diariamente e às características daquí onde moro é praticamente terceira o tempo todo. Consumo: Uma pequena melhora que não pude mensurar exatamente (estou sem odometro).
    A empresa que forneceu o produto chama-se Truck e fica em Guarulhos. A "aranha" em sí, na época ( uns 3 meses atrás) custou 380 latas, o Y se não me engano + 30 e o JK + 70, acho que foi isso. Não tenho o tel deles aquí e agora, mas se você tiver interesse me avise. Outra coisa, se vc for de Sampa e região, recomendo que você leve o bichinho e faça a instalação lá, eu fiz em casa mas apanhei para safar a bomba de óleo das curvas, sendo que lá além de mais recursos, o pessoal é 10.


    []´s


    Munhoz


    Ps.: Vou tentar postar umas fotos pra vc e pro Maurão que eu to devendo faz tempo.

  • #10
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    Re: 6 X 2 X 1

    Valeu Munhoz,

    Se vc tiver esse fone de Guarulhos, eu agradeço.
    Posta as fotos pra dar uma olhada.

    []s


    Peleje

  • #11

    Demorou mas saiu !

    Salve Peleje,

    Descupe a demora mas aí estáo as fotos. O tel, te mando depois (hoje ainda) preciso pegar com um amigo.


    Gde Abraço


    Munhoz
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Coletor de escapamento 6x2x1-motor02_860.jpg   Coletor de escapamento 6x2x1-motor01_150.jpg  

  • #12
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    Re: Demorou mas saiu !

    Valeu Munhoz!!!!

    []s


    Peleje

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