Acredito firmemente nas propriedades miraculosas do óleo em manter em suspensão as impurezas e fico satisfeito em mandar elas para reciclagem junto com o óleo usado, mas estou pensando em juntar tudo e vender para usn colegas que pretendem rodar 45000km.
Abaixo algumas colocações de pesquisadores para sua meditação após a cesta:
"....Van Gerpen et al. (1996) colocaram sob suspeição a eficiência dos filtros separadores
de água convencionais do sistema de combustível diante da maior afinidade do biodiesel
com água (1500ppm contra 50ppm do óleo diesel). Isso causaria a oxidação dos
componentes ferrosos do sistema de injeção e, possivelmente, redução na eficiência da
combustão e uma maior contaminação do óleo no cárter.
Torna-se evidente a importância de se analisar o óleo lubrificante na avaliação do
biodiesel como combustível. O óleo lubrificante atende a uma quantidade de horas de
funcionamento do motor, durante as quais recebe continuamente contaminantes formados
da própria deterioração pela ação do calor do motor e de produtos da atmosfera, gases da
combustão e frações de combustível não queimado (BOUMAN, 1950). Uma possível
diluição por combustível causaria a diminuição da viscosidade do óleo do cárter. Em
contrapartida, a contaminação por água torná-lo-ia mais viscoso (CAINES e HAYCOCK,
1996). Adicionalmente, a quantidade de elementos metálicos indicariam o desgaste dos
componentes do motor...."