x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 18
    Usuário Avatar de edu_cramos
    Entrada
    04/01/2008
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Agradecimentos: 0

Question BF 161 queimando óleo

Olá, venho aqui pedir uma ajuda ao pessoal mais experiente do 4x4Brasil.

Comprei um Willys 62 faz um mês, meu primeiro 4x4.

Fiz minha primeira trilha, leve, no ultimo final de semana e notei que ele está queimando um pouco de óleo, principalmente quando exigo mais do motor.

Antes de comprar, levei num mecânico e ele mediu a taxa de compressão do motor, que estava na ordem de 130lbs/pol2.

Ouvi dizer que pode pode ser uma folga no tucho da valvula de admissão. Será?

Alguém pode me dar uma dica do que pode ser e o que posso fazer?

Eduardo

Entrada
    04/01/2008
    Local
    Jaraguá do Sul/SC

Exclamation

Vamo lá pessoal, me ajudem!!
    Já li alguns tópicos e vi que o pessoal aqui tem experiência de sobra para me ajudar!

Obrigado, Eduardo

Edu,
    infelizmente eu não sou dos que podem te ajudar com dicas técnicas, porque não sou nem entendo de mecânica a esse nível. O que posso te dizer é que você deve levar o Jeep ao mesmo mecânico que mediu a compressão para que ele verifique o problema. Fora essa fumacinha você está sentindo o motor mais fraco ?

Entrada
    04/01/2008
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Julinot

Não senti nenhuma perda de potência não. Por sinal, na trilha que fizemos, tinha um pequeno lamaçal, e o meu Jeep não ficou nenhuma vez na lama, já os outros... subidas, tb não, se bem que notei que o BF 161 para subidas apanha um pouco.

Mas vou leva-lo na sexta no mecânico e trocar uma idéia com ele... mas se alguém puder ir postando alguma informação já me ajudaria a chegar lá mais entendido do assunto.

Obrigado Julinot

Opa... apanhou de quem na subida ?
    Você usou a marcha adequada ?

Citação Postado originalmente por edu_cramos Ver Post
    Olá, venho aqui pedir uma ajuda ao pessoal mais experiente do 4x4Brasil.

... notei que ele está queimando um pouco de óleo, principalmente quando exigo mais do motor....

Eduardo,

Como você notou a queima do óleo? Verificou na vareta? Sai fumaça na tampa de óleo? No escape?
    Rodrigo Torrezam Troller TZ4 2021 aut. —- Frota anterior: Triton Savana 2015
    Pajero Sport V6 -
    Wrangler TJ - Willys - Troller 2005, 2014 - TR4

Entrada
    04/01/2008
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Olá Julinot: então, não que tenha apanhado tanto assim não, sobe na boa na segunda ou até na terceira marcha. O meu Jeep tem câmbio 4 marchas da Rural.

============

rctorrezam: não cheguei a olhar a tampa do óleo não, até vou dar uma olhada, mas pelo pouco que observei, dali não sai muita fumaça não. Pode até sair, mas acho que coisa pouca. Observei mesmo foi pelo escapamento, quando piso fundo, se não, não sai. Quanto a vareta, lá só observei que baixa óleo.

Se sair muita fumaça por ali, é um bom ou mau sinal?
    Quanto ao nível do óleo, é normal baixar quanto? Ou aceitável...
    Vou ver hoje a noite e depois posto aqui a resposta.

Obrigado!!

Exclamation Tentando ajudar. Não sou expert em motor.

É difícil de se ver um motor BF que não consome algum óleo, uma vez que estes motores são "velhos", portanto o nível de óleo baixa e não tem como dizer o quanto é normal, pois depende do uso, do óleo, do tempo parado e de diversos outros fatores. O próprio manual do jeep manda verificar constantemente o nível e completar, portanto uma pequena perda de óleo não é muito preocupante.

Fumaça pela tampa onde se coloca óleo no motor, significa que o motor está aquecendo muito. Tente instalar uma ventoinha (de preferência automática) pelo lado de fora do radiador (entre a grade e o radiador), isto eu vi e estou providenciando, pois a refrigeração melhora muito e lógico motor menos quente menor consumo de óleo.

Você está usando óleo adequado? 10 w40, 15 w40 mineral? não acho bom usar sintético, pois isto nem existia quando este motor foi feito e é melhor trocar com maior frequência devido à exigência que oferecemos ao motor.

Seu motor foi reformado? As peças trocadas são originais ou adaptaram peças de opala 6 cil? Não é bom fazer isto.

Verifica a fumaça do escape.

Se for fumaça branca isso Indica a passagem de óleo para as camaras de combustão/ taxa de compressão fora do especificado.. altura de pistão, cabeçote altura das valvulas, retentores danificados ou simplesmente alguma junta vazando. Neste caso poderá requerer uma reforma do motor (troca de peças) ou retífica.

Se for fumaça preta quer dizer que temos muito combustivel para a quantidade de ar, portanto o motor não esta queimando bem (a fumaça preta é excesso de combustível).Pode ser simplesmente falta de ar, por Filtro Sujo ou mal dimensionado (no caso de você ter substituído o original).

Quanto à taxa de compressão, o manual do mecânico Willys diz ser de 140 libras/ pol2 a 185 RPM. Confira com seu mecânico.
    Pajero Sport V6 -

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    Citação Postado originalmente por edu_cramos Ver Post
    Vamo lá pessoal, me ajudem!!
    Já li alguns tópicos e vi que o pessoal aqui tem experiência de sobra para me ajudar!

Obrigado, Eduardo
    Acho q ninguem respondeu antes porque já temos vários tópicos com assunto semelhante, veja alguns:

Óleo nas velas

Motor BF 161

Espirrando Óleo

BF-161 batendo valvulas

Taxa de compressão do BF – 161

E para casos mais complexos:

fazer motor

Pistões para o Bf-161

PS: Usem a pesquisa

[]'s

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    Citação Postado originalmente por rctorrezam Ver Post
    É difícil de se ver um motor BF que não consome algum óleo, uma vez que estes motores são "velhos", portanto o nível de óleo baixa e não tem como dizer o quanto é normal, pois depende do uso, do óleo, do tempo parado e de diversos outros fatores. O próprio manual do jeep manda verificar constantemente o nível e completar, portanto uma pequena perda de óleo não é muito preocupante.
    Concordo

Fumaça pela tampa onde se coloca óleo no motor, significa que o motor está aquecendo muito. Tente instalar uma ventoinha (de preferência automática) pelo lado de fora do radiador (entre a grade e o radiador), isto eu vi e estou providenciando, pois a refrigeração melhora muito e lógico motor menos quente menor consumo de óleo.
    Se tiver fumaçando ali na tampa e no respiro(lateral inferior) é sinal de problema, é normal sair um pouco de vapor(alívio da pressão interna) mas se tiver soprando tem coisa errada, não tem nada haver com temperatura pois a temperatura ideal de trabalho da maioria dos motores é de 90°C. Pode aparecer alguma fumaça devido ao contato do vapor interno com a temperatura ambiente.

Seu motor foi reformado? As peças trocadas são originais ou adaptaram peças de opala 6 cil? Não é bom fazer isto.
    Impossível pois não existe nenhum componente compatível entre GM250 e BF161.

Verifica a fumaça do escape.

Se for fumaça branca isso Indica a passagem de óleo para as camaras de combustão/ taxa de compressão fora do especificado.. altura de pistão, cabeçote altura das valvulas, retentores danificados ou simplesmente alguma junta vazando. Neste caso poderá requerer uma reforma do motor (troca de peças) ou retífica.
    Se for fumaça preta quer dizer que temos muito combustivel para a quantidade de ar, portanto o motor não esta queimando bem (a fumaça preta é excesso de combustível).Pode ser simplesmente falta de ar, por Filtro Sujo ou mal dimensionado (no caso de você ter substituído o original).
    Isso também pode ser observado com o motor desligado bastando passar o dedo no cano pra ver como estão os resíduos, se tiver queimando óleo o cano vai estar com uma leve camada de borra, se a queima estiver normal vai ter apenas fuligem.

[]'s

motor bf

Gostaria de aproveitar o tópico e deixar também registrado o que acontece com o meu motor..

Ha um tempo atras, meu jeep soltava uma fumaça preta, bom como era preta, não esquentei muito e logo depois mandei no mec para regular o carbura...não sei que merda o cara fez que agora o bicho ta soltando fumaça branca quando piso forte nele.....tb achei que o motor esta um pouco fraco, sem muita potência...já troquei as velas, os cabos, tampa distribuidor e o rotor....mas nada mudou...
    Passei em outro mec e o mesmo falou que ele estava fora de ponto, totalmente atrasado....ai achei até estranho o cara pegou uma chave soltou o parafuso do distribuidor e a olho nu mudou o ponto e disse que agora estava legal....bom realmente melhorou um pouco...mas não ficou uma brastemp....
    Agora, meu jeep esta em outro mec que por sua vez falou que o motor esta totalmente desregulado, o carburador esta dando excesso de gasolina, na sua base esta melado de óleo, a faisca da bobina está bem fraquinha, tampa do oleo totalmente entupida.......
    Agora, espero que de jeito nessa fumaça....pois parece carro velho casseta...hahahahh e o pior de tudo que o motor não bate nada, esta macio pra caramba......
    Resumindo, espero que seja algum desses pontos que estejam causando a fumaça.....sei lá...

Abraços.
    Marcio

Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Se tiver fumaçando ali na tampa e no respiro(lateral inferior) é sinal de problema, é normal sair um pouco de vapor(alívio da pressão interna) mas se tiver soprando tem coisa errada, não tem nada haver com temperatura pois a temperatura ideal de trabalho da maioria dos motores é de 90°C. Pode aparecer alguma fumaça devido ao contato do vapor interno com a temperatura ambiente.
    []'s
    Concordo que seja normal sair algum vapor, tendo em vista o aquecimento do motor. Me expressei mal ao dizer fumaça.
    Você não acha que a instalação de um "ventilador" pelo lado de fora, empurrando mais ar no radiador pode diminuir a temperatura do motor e que isto é positivo? Vi isto em um jeep de um companheiro e parece uma central de ventilação, é só ligar e ver o ponteiro da temperatura do motor baixando.
    Aproveitando, você indicaria a troca da tampa original por alguma outra, uma vez que com uma travessia de rio, por exemplo, pode-se entrar água no motor, contaminando o óleo?

Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Impossível pois não existe nenhum componente compatível entre GM250 e BF161.
    []'s
    Foi mal, li algo neste sentido, recentemente, em algum outro tópico. Vai ver que não era o do opala e talvez algum outro motor ou eu é que entendi mal.

Valeu pela correção.
    4X4 Brasil
    Pajero Sport V6 -

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem