Pessoal,

Estou preparando minha viatura para durar mais dentro d'água.

O problema é que encontrei dois modelos de respiro para diferencial e câmbio. Um na Donatti, como já citado aqui no fórum (respiro com mangueira até uma parte alta do veículo) e outro que encontrei na garra4x4 que não necessita da mangueira, como diz a descrição abaixo.


MODELO DA DONATTI


" O Kit é composto por:
3 tubos de poliuretano de ¼ com o comprimento ilustrado ao lado.
3 conexões de 45 graus para ser instalados nos lugares dos respiros originais.
1 conexão redutora para a caixa de marchas.
uma presilha de fixação para os tubos de poliuretano.
uma central de respiro com 3 conexões retas, (que deve ser instalada a uma altura condizente com a preparação do carro).
4 parafusos.
50 presilhas plásticas para fixação dos tudos de poliuretano ao longo do chassis.
Manual de instalação."

MODELO DA GARRA4X4


"Descrição
A vantagem deste sistema é que não tem mangueiras para escapar ou ser arrancada por galhos na trilha.
O espaço que sobra vazio no balão de ar é suficiente para compressão e dilatação do ar restante no sistema do eixo ou da reduzida.
A finalidade deste é que esta compressão ou dilatação não force os retentores.
Caso o respiro seja original, quando o veiculo esta com o eixo quente devido ao movimento das engrenagens e todo conjunto, ao passar por agua ou lama, no momente em que este é resfriado, existe uma pequena contração, o que faz com que o respiro chupe ar ou agua para dentro do eixo ou reduzida, contaminando todo óleo."

Na opinião de vocês, qual o melhor sistema?