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  • #1

    alinhamento do eixo




    Desejo saber dos amigos se existe alguma diferença no alinhamento dos diferenciais do engesa em relaçao aos tirantes. O meu esta com uma diferença de aproximadamente 5centimetros o que estou achando muito grande. Estou pensando em novas buchas entao seria uma boa oportunidade de tentar arrumar. Se possivel peço ajuda na escolha do tipo de jogo de bucha deveria adquirir. Aqui nos temos de borracha para mandar fazer, mas tenho que trabalhar os tirantes exatamente na parte do chasis e assim acho as de borrachas fraca no entanto confortavel. Por tudo isto ficarei muito grato por todo que os amigos engeseiros me orientar. Por aqui fico as ordens. Jose Alfredo

  • #2
    Usuário Avatar de Kim
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    Caro jose alfredo noia rocha!

    Se for trocar somente as buchas que ligam a longitudinal ao chassis, pode usar as da F1000/4000.

    Agora se for trocar as buchas da longitudinal/diferencial, coloque as do Marcelo, vem o jogo completo.

    Segue o tel:

    11 5533 9691 horário comercial.
    11 9406 1186 celular.

    Abraços.

    Kim.

  • #3
    Usuário
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    JOSE ALFREDO

    Complementando a DICA do KIM , que na parte do chassi usar as da F-1000 ou F-4000 , e as do eixo as do MARCELO .

    Estas do eixo eu coloquei de PU vermelha (poliuretano) das usadas nas carretas RANDON sem a capa externa de ferro , pois o diametro externo é igual a das originais , e o diametro interno é maior , aí eu utilizei as buchas do amortecedor da BAND tb em PU vermelho que deu certinho para diminuir o diametro interno e colocando o caninho do parafuso , apenas fiz um rebaixo nas buchas da RANDON para encaixar um ressalto que tem nas buchas do amortecedor para ela não passar direto por dentro da maior . No eixo dianteiro ficou tudo por R$68,00 se fizer no trazeiro tb ficará por R$136,00 os dois eixos , bem mais barato do que os KITs prontos , só que dá um pouco mais de trabalho para fazer .
    4X4 Brasil

  • #4

    aliamento do eixo

    Kim e Guilherme muito bem quanto as buchas entendi, me oriente quanto ao alinhamento do diferencial dianteiro pois noto o meu com um pneu mais atraz que o outro. Kim viu como e facil fazer o trabalho de alongamento, quando começa o seu? mande brasa fica legal . Tenhao um bom domingo.Grato

  • #5
    Usuário Avatar de Kim
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    Opa José!

    Recebi as fotos sim, e repassei ao amigo Dr. Guilherme, para discutirmos alguns pontos.

    O serviço não é tão complicado quanto ao chassis, mais em relação a carroceria, deve-se ter cuidados.

    Sobre o alinhamento do eixo, colocamos as buchas em discussão, tendo em vista que na maioria das vesez, é ela quem ocasiona esse tipo de problema.

    Passei por isso.

    Olha em fotim na minha assinatura, ali tem as fotos das velhas e novas.

    Abraços.

    Kim.

  • #6
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    José , o alinhamento , nos eixos tras. e diant. , é feito através do aperto nas buchas na ponta da longitudinal que vai presa na longarina , por isso o Kim e o Guilherme estão comentando das buchas ... se estiverem com o mesmo grau de aperto e mesmo assim tiver fora é sinal de folga nas buchas da longitudinal no eixo ... pode ser empeno da longitudinal tb , mas é muito raro ...

    Se possível passa as medidas entre eixos dos 2 lados da vtr ...

    abs ...
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  • #7
    Usuário Avatar de haundrich
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    Conforme o Gulherme e o Kim, se os eixos não estão no esquadro, além ter que verificar o estado das buchas, bom conferir a distância dos suportes no chassi, se estão parelhos. O ajuste fino pode ser feito adicionando "arruelas" de chapa de ferro no tirante.

    Tenho uma pergunta para te fazer. Os pneus traseiros não estão andando no mesmo trilho dos dianteiros?
    Se for o caso, será que sua panhard está correta? Está com molas originais? Foram colocados calços?
    4X4 Brasil Razão: esquadro
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #8
    Usuário Avatar de CAVESO
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    Sempre tive dúvidas sobre como alinhar os eixos através das barras longitudinais.

    O correto é apertar as barras até o final do curso da rosca ou há aperto e meço a distância de cada lado do eixo em relação ao chassis?

    Outra coisa: como as barras longitudinais são móveis no ponto de apoio do chassis (acompanham o movimento da suspensão), qual o melhor tipo de bucha: borracha ou PU?

    Alguém já pensou em usar terminais rotulares no lugar do sistema original com buchas?

  • #9
    Usuário Avatar de haundrich
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    Citação Postado originalmente por CAVESO Ver Post
    Sempre tive dúvidas sobre como alinhar os eixos através das barras longitudinais.

    O correto é apertar as barras até o final do curso da rosca ou há aperto e meço a distância de cada lado do eixo em relação ao chassis?

    Outra coisa: como as barras longitudinais são móveis no ponto de apoio do chassis (acompanham o movimento da suspensão), qual o melhor tipo de bucha: borracha ou PU?

    Alguém já pensou em usar terminais rotulares no lugar do sistema original com buchas?
    Caveso

    Agora não lembro bem, mas deve ser aperto até o fim e usar porca castelo.
    Eu devo pensar que como deveria sair tudo certinho de fábrica, buchas, suporte, tirantes, a fábrica não deverá ficar medindo esse aperto durante a montagem.

    Sobre as buchas, meu sentimento é usar PU nas buchas que seguram o eixo e borracha de F4000 nos tirantes das longitudinais ao suporte do chassi.

    Como é esse sistema de terminal rotular ? Aço contra aço?
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  • #10
    Usuário Avatar de CAVESO
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    Citação Postado originalmente por haundrich Ver Post
    Como é esse sistema de terminal rotular ? Aço contra aço?
    Iguais a esses que o Marilson está vendendo: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=36599

  • #11
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    CARO JOSE ALFREDO

    Essa diferença que vc cita de 5 cm de um lado para outro , NÃO É DIFERENÇA , é uma VIAGEM , normalmente com buchas gastas não dá esta diferença toda não , DEVE TER alguma coisa de GRAVE AÍ .

    Sugiro seguir as dicas do HAUNDRICH , medir o comprimento dos tirantes para ver se são iguais , MEDIR TUDO QUE É POSSÍVEL , pois esta distancia é muito grande , alinhamento do chassi e etc , etc ,etc ,etc e tal .

  • #12

    alinhamento do eixo

    Vou tentar responder a todos; estou providenciando o jogo de bucha do Marcelo porque o que esta no engesa ja vai mais de 5anos se nao fosse outro defeito nao mudaria agora, se nao vejamos este jeep sempre foi bobao ja coloquei 8 amortecedores tem barra estabilizadora no eixo trazeiro e sempre a mesma coisa bobao entao agora resolvi pedir ajuda a voces do forum amanha vou ver esta coisa de fazer dois rastro . Alquem pode perguntar porque tanto tempo na verdade agente termina se acostumando com que nao presta mas agora vou em frente por enquanto muito obrigado. Kim a carroceria nao e dificil nao vejamos; ela sera a primeira coisa a ser feita, antes de tudo voce corta a lateral entre a porta e o começo do guarda lama, vai ate o outo lado so ai voce retira as duas partes , depois vem o chasis feito isto voce coloca as duas partes da carroceria no lugar e vai preencher o vazio, logico antes tem que estudar como sera melhor utilizado,vamos la nao tem complicaçao e o resultado e bom.

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