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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1

    Temperatura nas alturas (alarme falso)




    Gente,

    Meu filho me deu um baita susto.

    Estava andando com ele normalmente quando, de repente, o ponteiro da temperatura foi pro vermelho.

    Imediatamente parei o carro e fui fazer as verificações de estilo.

    A água estava no nível, as mangueiras inteiras, radiador idem, não havia qualquer cheiro de quente no compartimento do motor ou muito menos fumaça.

    Ao religar o contato da chave, antes de dar partida no motor, observei que o marcador de temperatura tinha voltado para o normal.

    Liguei o carro, deixei o bicho funcionando enquanto fazia mais algumas observações e vi que ele estava normal.

    O problema se repetiu algumas vezes e todas as vezes eu parava e não era nada, o que me levou a conclusão de que poderiam ser duas coisas:

    1. Sensor de temperatura ficando maluco.
    2. Válvula termostática preguiçosa.

    No caso de ser o sensor, o que acho mais provável, alguém sabe se a peça é padrão Maxion, ou seja, o da Ranger antiga ou S10 serviria?

    A troca da peça é tranquila e pode ser feita em casa? Se positivo, como?

    To com medo desse stress estragar minha viagenzinha no Carnaval...hehehe...

    Abços a todos,
    Rodrigo.

  • #2
    Usuário Avatar de Edu MB
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    Tá com cara de problema na parte elétrica
    Toyota Land Cruiser Prado 2006
    (Ex) D.U.W. Defender Utility Wagon

  • #3
    Não quero assustar, mas pode ser a embreagem viscosa do ventilador. Ja aconteceu com minha e só quando motor estava em rotação, deixa 1 minuto em marcha lenta e a temperatura volta ao normal.
    O sensor tem 2 versões, uma com anel verde que é o painel "moderno" (velocimetro eletronico) e um anel preto que é dos antigos. Acho que só tem da land, sem similares no mercado. (Particularmente acho dificil esta peça da problema deste, geralmente não marca nada quando esta quebrado)
    A valvula termostatica é facil de trocar e voce encontra nas autorizadas internacional ou nas concessionarios ford, mercedes etc...

  • #4
    Elodef, Zemarra,

    já tinha pensado na possibilidade da ventoinha e fiquei assustado!!!

    Mas a descartei pq não acontecia só em rotação. Em baixa rotação ele tb pira.

    Além disso, o ponteiro indicador tá tão maluco que ele não só sai do meio pro vermelho, como também fica "passeando" entre o frio e o normal.

    De repente ta no meio e cai pro frio e vice-versa.
    Parece até um curto-circuito, sei lá.

    Por isso a desconfiança do sensor de temperatura da agua estar mandando informações equivocadas ao ponteiro do painel.

    De qq forma, como não se brinca com temperatura, levei o carro pro estaleiro hoje. Assim que tiver notícias do diagnóstico, mando mensagem.

    Desde já, valeu pelas dicas. É sempre bom chegar no mecânico já com as idéias na mente....
    abços,
    Rodrigo.

  • #5
    Usuário Avatar de _portela
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    Provavelmente é algum problema de aterramento.

    Abs.,
    Jimny 4All

  • #6
    O Portela e suas respostas diretas, simples e sinistras...acho que esse cara nasceu com a "planta" da Defender na cabeça...hahaha...
    Vou saber amanhã e falo.
    Abços,
    Rodrigo.

  • #7
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    Bom dia pessoal, minha ranger está com um problema parecido com o de vocês porem um pouco diferente.


    Ranger 2007 3.0 eletronic MWM International - 180.000 km rodados


    Descrição do problema: Acende a luz da temperatura e o ponteiro fica maluco variando do frio ao quente (vermelho) depois para e volta ao normal, detalhe: O carro não chega a esquentar de verdade!

    Histórico:






    Meu carro estava com problema de escapando compressão no quarto bico. nada de mais, pois o carro não perdia potência em nenhum momento. mandei fazer o assentamento pq o barulho que fazia era feio e eu gosto de deixar o carro impecável sem serviços a fazer.




    Quando foi segunda-feria passada (09/11) eu levei o carro para um bombista para fazer o assentamento. (segundo relatos de amigos, ele eh um dos melhores bombistas aqui da região e de fato é, o cara tem um oficina bem equipada e fez um bom trabalho no bico)




    depois de 2 dias ele fez o serviço mas não conseguiu botar o carro para funcionar, ligaram para mim para saber se o carro tinha algum segredo e eu informei que não. 30 minutos depois me retornaram a ligação e me informaram que foi pq lavaram o motor do carro antes do serviço e o mesmo não pegava mas depois de um tempo voltou a pegar.
    Eu não sei o que aconteceu, eu desconfio que deve ter batido aguá em alguma parte eletrica ou até msm no chicote e eles deram um jeito de enxugar bem e o carro voltou a funcionar mas ai foi onde começou meu pesadelo.




    O carro começou a ascender a luz da temperatura e o ponteiro caia e subia subtamente para o vermelho mas o carro não esquentava...




    Motor sempre frio mas o ponteiro e a luz ficaram com esse funcionamento maluco.




    já trocamos o sensor de temperatura, da valvula termostatica, revisou a parte eletrica do carro, já fizemos um jump direto do do sensor de temperaruta para a central para matar qualquer possibilidade de fio partido do chicote mas o problema continua.




    Eu desconfio de que eles fizeram alguma merda na parte eletrônica do carro para o carro ficar assim, como o 4º bico fica perto da central e da passagem do chicote.




    Resultado, levei o carro p resolver um problema mecânico simples e agora estou com um problema complexo eletrônico.


    no final das contas, o eletricista da oficina pegou o fio da direita do sensor de temperatura e ligou direto no aterramento do carro. aparentemente resolveu o problema pois o ponteiro pareceu não dar mais o problema mas convenhamos que isso foi uma gambiarra e eu temo que venha prejudicar a central do carro ou outra coisa mais na frente.


    Esse carro nunca deu problema de esquente, sempre trabalhou frio e nao baixa o nivel de água. Uma verdadeira máquina!


    a três meses fui de Natal a Brasília, rodei mais de 5000 km e o carro nem o ponteiro mexia da temperatura. um avião como diria meu pai (rsrs).


    Agora me encontro desesperado com medo de pegar a estrada e a viatura me deixar na mão.


    alguém tem uma dica de ouro ai para me ajudar?


    Abraços.

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