x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11
    Usuário Avatar de GBarros
    Entrada
    10/11/2006
    Local
    Brasilia/DF
    Agradecimentos: 0

Thumbs up Motor parado por mais de um ano, o que fazer?

Gente, venho perguntar algo que está me deixando com duvidas. Estou a um ano e meio reformando meu jipe, que possui um motor 4cc de opala. Desde o inicio da reforma, esse motor não foi funcionado, ficando parado durante todo esse tempo. Agora que estou terminando a reforma, fica a pergunta: é só colocar óleo e funcionar, sendo que ele estava funcionando perfeitamente antes da reforma, ou vou precisar fazer o motor todo? E se eu puder funcioná-lo, como faço a lubrificação nele antes de funciona-lo?
    Obrigado!

GBarros, como vai? Já vi um tópico assim, se não me engano, o Elmer participou... mas estranho... não achei. Elmer? Pode repetir? Hehehehehehe... O assunto era relacionado justamente à lubrificação antes do renascimento do motor. Quando peguei meu jeep o óleo dele estava com 2 anos e tinha rodado 200 km. Mas nao tinha jeito, eu tive que andar pra sair da casa do cara que me vendeu. Então, a primeira coisa que fiz foi trocar o oleo, as velas e a água do radiador/bloco.

[s], torcendo pro teu motor funfar logo
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 2
    Amigo tenho a mesma dúvida...e no meu caso o motor foi retificado e ficou um tempo parado..

Abs

Entrada
    10/11/2006
    Local
    Brasilia/DF

Thumbs up

Pois é, procurei algo semelhante nos topicos, mas não achei o que realmente eu quero saber. O problema que eu vejo e imagino, é a falta de lubrificação que existe nele logo no momento que eu der partida. Como posso fazer essa lubrificação manualmente? Pergunto isso porque entendo de motor no mesmo tanto que entendo de dormir, rs.....
    aguardando soluções possiveis!

Usuário Avatar de CJ 60
    Entrada
    23/03/2003
    Local
    Vinhedo - Interior/SP
    Solte as velas pra facilitar a compressão, e retire o fio da bobina, pra ter uma garantia a mais, vire o motot "na mão" (pela polia do virabrequim) depois de uma partida, a bomba irá mandar o oleo e o motor como estara sem a bobina ligada nao corre o risco de tentar pegar.. depois só montar tudo e mandar ver !!

abç
    =======
    Wilson

Usuário Avatar de Paulo Fernando
    Entrada
    06/10/2007
    Local
    Curitiba/PR
    Boa Noite, Passei Há Bem Pouco Tempo Atrás Algo Muito Semelhante, Meu Jeep Ficou Parado 4 Anos (que Tristeza), Então Peguei Algumas Informações Com Mecanicos De Minha Confiança, E Não Foi Um Só Não, E Fiz Eu Mesmo Dessa Forma: Comprei 2 Ou 3 Potes De Wd40 Retirei Carburador, Tampa De Válvulas E Velas, E Coloquei Wd à Vontade, Pelos Orifícios Das Velas E Por Cima Das Válvulas Espera 1 Ou 2 Dias A Com Uma Chave De Boca Ou Estrela Vira A Polia Do Virabrequim, Coloca Mais Wd E Faz O Mesmo Processo (sempre Trabalho Manual Não Esqueça De Desligar A Elétrica Por Precaução), Após Você Constatar De Está Solto Tire A Tampa Do Cárter Lava, Monta, Faz A Mesma Coisa Com O Carburador (colocar Wd,pode Ser Sem Desmontar Ou Apenas Trocar As Juntas) Troca As Velas, Põe óleo Novo Liga O Motor E Seja Feliz Hehehe, Só Não Esqueçe De Olhar Bem A Posição Do Ponto Do Motor Ou Marcar A Posição Dos Cabos De Vela, Pois Eu Não Fiz Isso E Graças A Esse Maravilhoso Site E Algumas Pessoas Eu Consegui Fazer Funcionar O Motor Mas, Me Deu Um Trabalho Danado Depois é Só Acertar O Carburador.
    Espero Ter Colaborado
    Abraço

Entrada
    10/11/2006
    Local
    Brasilia/DF

Thumbs up

Citação Postado originalmente por Paulo Fernando Ver Post
    Boa Noite, Passei Há Bem Pouco Tempo Atrás Algo Muito Semelhante, Meu Jeep Ficou Parado 4 Anos (que Tristeza), Então Peguei Algumas Informações Com Mecanicos De Minha Confiança, E Não Foi Um Só Não, E Fiz Eu Mesmo Dessa Forma: Comprei 2 Ou 3 Potes De Wd40 Retirei Carburador, Tampa De Válvulas E Velas, E Coloquei Wd à Vontade, Pelos Orifícios Das Velas E Por Cima Das Válvulas Espera 1 Ou 2 Dias A Com Uma Chave De Boca Ou Estrela Vira A Polia Do Virabrequim, Coloca Mais Wd E Faz O Mesmo Processo (sempre Trabalho Manual Não Esqueça De Desligar A Elétrica Por Precaução), Após Você Constatar De Está Solto Tire A Tampa Do Cárter Lava, Monta, Faz A Mesma Coisa Com O Carburador (colocar Wd,pode Ser Sem Desmontar Ou Apenas Trocar As Juntas) Troca As Velas, Põe óleo Novo Liga O Motor E Seja Feliz Hehehe, Só Não Esqueçe De Olhar Bem A Posição Do Ponto Do Motor Ou Marcar A Posição Dos Cabos De Vela, Pois Eu Não Fiz Isso E Graças A Esse Maravilhoso Site E Algumas Pessoas Eu Consegui Fazer Funcionar O Motor Mas, Me Deu Um Trabalho Danado Depois é Só Acertar O Carburador.
    Espero Ter Colaborado
    Abraço

na verdade, nesse tempo que ele ficou parado, eu desmontei a tanpa das valvulas e joguei muito oleo diesel, pra tirar todo o encruste de oleo de motor velho. Abri tb a parte de baixo, pois o oleo que estava nele parecia gel, e precisava tirar aquilo de lá. Aproveitei e borrifei oleo diesel lá tb, e limpei tudo, tirei todo o encruste. Agora, é que fica a minha duvida na lubrificação, pois sei que lavei ele com oleo diesel por dentro e ele tira todo o oleo que poderia minimizar o atrito das peças. Vou fazer isto que vc disse aí em cima, wd40 nele, e se moer tudo por dentro, a gente retifica e fica logo com um motor zero bala. Valeu!

Usuário Avatar de Paulo Fernando
    Entrada
    06/10/2007
    Local
    Curitiba/PR
    Pode colocar wd tranquilo, o objetivo principal é colocar bastante pelos orifícios das velas pra descer pelos pistões e soltar os anéis, sempre rodando o motor manualmente,coloca o ws espera p/ ele agir, gira o motor,coloca mais wd, gira de novo até vc sentir que tá girando sem muito sacrifício,
    fora disso tranquilo, boa sorte e abraço
    Paulo Fernando

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    Citação Postado originalmente por Cacá Ver Post
    GBarros, como vai? Já vi um tópico assim, se não me engano, o Elmer participou... mas estranho... não achei. Elmer? Pode repetir? Hehehehehehe... O assunto era relacionado justamente à lubrificação antes do renascimento do motor. Quando peguei meu jeep o óleo dele estava com 2 anos e tinha rodado 200 km. Mas nao tinha jeito, eu tive que andar pra sair da casa do cara que me vendeu. Então, a primeira coisa que fiz foi trocar o oleo, as velas e a água do radiador/bloco.

[s], torcendo pro teu motor funfar logo
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...190#post522190

[]'s

meu carro ta na reforma tem um tempo tb , uns 7 meses . o q eu faço , todo mes eu giro o motor, pego uma chave de boca vou la na polia e giro na mao msm , para fazer girar o oleo, etc ..

Entrada
    10/11/2006
    Local
    Brasilia/DF

Thumbs up

Citação Postado originalmente por Santoro Ver Post
    meu carro ta na reforma tem um tempo tb , uns 7 meses . o q eu faço , todo mes eu giro o motor, pego uma chave de boca vou la na polia e giro na mao msm , para fazer girar o oleo, etc ..

Santoro, acho que ficou mesmo as dicas citadas acima: WD 40 nos locais das velas, girar o motor devagar até sentir uma leveza maior na polia. Acho que já vou fazer isso com o óleo novo no carter. Não sei se a bomba irá puxar o oleo do carter, mas na duvida, vou colocá-lo. Acho que não tem mesmo mais o que fazer. É pagar pra ver e rezar pra não dá nenhum problema lá dentro. Valeu!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem