
Postado originalmente por
Márcio T
Olá, Vinícius.
Pela potência, é um OHV. No código de identificação do veículo (VIN), o 8º dígito indica a motorização. Por exemplo: 1FMZU34
X: X para motor OHV, E para SOHC. Mas isso não importa muito (o SOHC tem um sensor de "batida de pino" que atrasa o ponto).
Inúmeros fatores podem causar este tipo de problema e o scanner poderia ajudar bastante na identificação. Por exemplo: O módulo de controle despreza a informação da sonda lambda enquanto a temperatura do motor não atinge a temperatura normal de funcionamento (em torno de 78ºC). Então, a princípio, a sonda lambda não seria "culpada" por problemas na partida ou com o motor frio. Aliás, este sensor é só um mensageiro, informando que a mistura está rica ou pobre - ele não "atua" na causa, só informa a conseqüência.
Se eu não tivesse um scanner

, faria o seguinte:
- Inspecionaria com muito cuidado toda a linha de vácuo, pois é muito comum acontecer de quebrar ou encostar nas áreas quentes e queimar. Tanto a válvula de recirculação de gases quanto o regulador de pressão de combustível tem acionamento por vácuo e qualquer vazamento causa mau funcionamento;
- Limparia a resistência interna do sensor MAF com um spray limpa-contatos e a válvula da marcha lenta com WD40;
- Verificaria se a bomba de gasolina e regulador de pressão mantém pressão mínima de 40PSI;
Já se você tiver um scanner disponível, anote os códigos de erro e coloque aqui, p'rá gente discutir os possíveis "culpados". Por exemplo: Mistura pobre deve ser entrada de ar pela linha de vácuo ou pelo manifold de entrada. Mistura rica já é pelo lado do sensor de ar ou pressão de combustível. Se possível, anote a ordem em que os erros diagnosticados apareceram.
Boa sorte.
Márcio