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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1
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    Problemas injeção Ranger 4x4 V6!




    Bom dia amigos, estou com um problema na minha Ranger e está dificil a solucao.
    É o seguinte : Ela as vezes dá uma ratiada (engasga), principalmente quando liga ou com o motor frio... (parece os antigos carros à alcool)...Isso tb ocorre as vezes, quando o motor está quente e se pisa de forma brusca no acelerador.... As velas são novas, mas mesmo assim, uma estava com problema de queima...
    Para solucionar, passei o scaner e acusou problemas na sonda lambda e sensor de temperatura... Ambos foram trocados e aproveitei e tb e troquei o regulador de pressão da bomba (ele já estava na hora da morte e adaptei um de carro turbo - aqueles grandes, de aluminio....).
    Logo apos essas alterações, a camionete ficou ótima, mas passados uns trinta dias, os problemas voltaram...Novamente acendeu a luzinha do check engine e o motor voltou a ratiar... O que será que pode ser?
    Apenas para fazer um teste, coloquei a gasolina podium no tanque e a camionete ficou perfeita... entao, o que será que é? Falha na alimentacao ou na queima? Será que é a bobina ou o cabo de velas? Os mecanicos nao conseguem descobrir o problema e já tao naquela fase de trocar tudo....
    Abraço e obrigado mais uma vez!
    Vinicius.

  • #2
    Olá, Vinícius.

    Para evitar trocar sensores e peças sem necessidade, seria interessante zerar as falhas, acoplar o scanner e rodar o ciclo completo (tenho uma cópia e vou tentar digitalizar e postar mais tarde). O scanner vai ler e identificar as falhas e é possível perceber a ordem que ocorreram, auxiliando corrigir somente o que está com problema. Por exemplo, foi trocado o sensor de temperatura (do ar ou da água?) e a sonda lambda. Acontece que, se o sensor estiver com problema (principalmente o de ar), a sonda lambda vai "errar" a mistura. O scanner vai indicar falha no sensor e na sonda, mas o "defeito" é só no sensor. Outra coisa, é que às vezes basta limpar o elemento do sensor p'rá ele funcionar bem.

    Pelos sintomas, pode ser falha no sensor da marcha lenta ou até mesmo no PCV. O motor é SOHC ou OHV?

  • #3
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    gasolina

    Se com gasolina Podium o problema se resolve, ...
    Então o problema está na gasolina ruim.

    A minha falha também qd o motor está frio, mas é só passar 2 minutos q se estabiliza. Já faz + de ano q está assim e não pretendo ir atrás de resolver o problema.

    Daniel

    Citação Postado originalmente por Vinicius Hauagge Ver Post
    Bom dia amigos, estou com um problema na minha Ranger e está dificil a solucao.
    É o seguinte : Ela as vezes dá uma ratiada (engasga), principalmente quando liga ou com o motor frio... (parece os antigos carros à alcool)...Isso tb ocorre as vezes, quando o motor está quente e se pisa de forma brusca no acelerador.... As velas são novas, mas mesmo assim, uma estava com problema de queima...
    Para solucionar, passei o scaner e acusou problemas na sonda lambda e sensor de temperatura... Ambos foram trocados e aproveitei e tb e troquei o regulador de pressão da bomba (ele já estava na hora da morte e adaptei um de carro turbo - aqueles grandes, de aluminio....).
    Logo apos essas alterações, a camionete ficou ótima, mas passados uns trinta dias, os problemas voltaram...Novamente acendeu a luzinha do check engine e o motor voltou a ratiar... O que será que pode ser?
    Apenas para fazer um teste, coloquei a gasolina podium no tanque e a camionete ficou perfeita... entao, o que será que é? Falha na alimentacao ou na queima? Será que é a bobina ou o cabo de velas? Os mecanicos nao conseguem descobrir o problema e já tao naquela fase de trocar tudo....
    Abraço e obrigado mais uma vez!
    Vinicius.

  • #4
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    Daniel, certeza que nao é combustível. No princípio também achei que era isso, mas abasteci em tres postos que tem gasolina com procedencia.
    Alem disso, ela funcionou direitinho durante um mes e pouco, apos a troca das peças já citadas...
    Márcio, como saber se é o OHC ou SOHC? Ele tem 163 hp de potencia....
    Obrigado novamente,
    Vinicius!

  • #5
    Olá, Vinícius.

    Pela potência, é um OHV. No código de identificação do veículo (VIN), o 8º dígito indica a motorização. Por exemplo: 1FMZU34X: X para motor OHV, E para SOHC. Mas isso não importa muito (o SOHC tem um sensor de "batida de pino" que atrasa o ponto).

    Inúmeros fatores podem causar este tipo de problema e o scanner poderia ajudar bastante na identificação. Por exemplo: O módulo de controle despreza a informação da sonda lambda enquanto a temperatura do motor não atinge a temperatura normal de funcionamento (em torno de 78ºC). Então, a princípio, a sonda lambda não seria "culpada" por problemas na partida ou com o motor frio. Aliás, este sensor é só um mensageiro, informando que a mistura está rica ou pobre - ele não "atua" na causa, só informa a conseqüência.

    Se eu não tivesse um scanner , faria o seguinte:
    1. Inspecionaria com muito cuidado toda a linha de vácuo, pois é muito comum acontecer de quebrar ou encostar nas áreas quentes e queimar. Tanto a válvula de recirculação de gases quanto o regulador de pressão de combustível tem acionamento por vácuo e qualquer vazamento causa mau funcionamento;
    2. Limparia a resistência interna do sensor MAF com um spray limpa-contatos e a válvula da marcha lenta com WD40;
    3. Verificaria se a bomba de gasolina e regulador de pressão mantém pressão mínima de 40PSI;

    Já se você tiver um scanner disponível, anote os códigos de erro e coloque aqui, p'rá gente discutir os possíveis "culpados". Por exemplo: Mistura pobre deve ser entrada de ar pela linha de vácuo ou pelo manifold de entrada. Mistura rica já é pelo lado do sensor de ar ou pressão de combustível. Se possível, anote a ordem em que os erros diagnosticados apareceram.

    Boa sorte.

    Márcio

  • #6
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    Beleza Márcio, agradeço e irei fazer isso! Porém vou viajar hoje e só retorno sexta, portanto acho que postarei os códigos de erro apenas na proxima semana!
    Outra coisa que acho importante e esqueci de mencionar...
    Parado, o motor eleva de giro super rápido. Porém em movimento, ainda mais quando esta frio, ele demora para subir dos 1.000 até os 2.000, 2.500 rpm e a camionete fica "manca".... Depois disso, o giro sobe rapido e os problemas de engasgar acabam...
    Ela tb está bem "bêbada"', acredito que nao deve tá fazendo mais que 5km/l.... Se bem que eu só rodo na cidade mesmo...
    Abraço e obrigado mais uma vez!
    Vinicius!

  • #7
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    Retificando mensagem anterior... Ela demora para levantar o giro entre os 1.000 aos 2.000 (um pouco menos)... Depois que eleva essa rotação, nao apresenta mais problemas. Fica dificil as vezes para arrancar em subidas, principalmente com o motor frio...

  • #8
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    sohc x ohv

    Márcio,

    A minha ranger tem 210 cv, ano 2002, v6, ... era para ser SOHC pelo q diz os fóruns de internet, porém, o início do chassi é 8AFDR13X... Pelo q vc diz é OHV...

    Fórum 1:
    http://www.explorerforum.com/forums/...p/t-91332.html
    "to 205hp in the sohc"
    "about going from 160hp from the ohv"

    Fórum 2:
    http://www.comunidaderanger.com.br/p...6f8306b6fb08c1

    "tando o SOHC (210cv de 2001 até 2003)quanto o OHV (162cv até alguns modelos 2001)"


    Retifica isso... Relaciona SOCH com os 210 cv e OHV com 163...
    Interessante q pelo q eu pesquisei saiu umas ranger com v6 SOHC a partir de 98, nos EUA. (Sempre as coisas boas saem antes por lá)...

    Daniel

    Citação Postado originalmente por Márcio T Ver Post
    Olá, Vinícius.

    Pela potência, é um OHV. No código de identificação do veículo (VIN), o 8º dígito indica a motorização. Por exemplo: 1FMZU34X: X para motor OHV, E para SOHC. Mas isso não importa muito (o SOHC tem um sensor de "batida de pino" que atrasa o ponto).

    Inúmeros fatores podem causar este tipo de problema e o scanner poderia ajudar bastante na identificação. Por exemplo: O módulo de controle despreza a informação da sonda lambda enquanto a temperatura do motor não atinge a temperatura normal de funcionamento (em torno de 78ºC). Então, a princípio, a sonda lambda não seria "culpada" por problemas na partida ou com o motor frio. Aliás, este sensor é só um mensageiro, informando que a mistura está rica ou pobre - ele não "atua" na causa, só informa a conseqüência.

    Se eu não tivesse um scanner , faria o seguinte:
    1. Inspecionaria com muito cuidado toda a linha de vácuo, pois é muito comum acontecer de quebrar ou encostar nas áreas quentes e queimar. Tanto a válvula de recirculação de gases quanto o regulador de pressão de combustível tem acionamento por vácuo e qualquer vazamento causa mau funcionamento;
    2. Limparia a resistência interna do sensor MAF com um spray limpa-contatos e a válvula da marcha lenta com WD40;
    3. Verificaria se a bomba de gasolina e regulador de pressão mantém pressão mínima de 40PSI;
    Já se você tiver um scanner disponível, anote os códigos de erro e coloque aqui, p'rá gente discutir os possíveis "culpados". Por exemplo: Mistura pobre deve ser entrada de ar pela linha de vácuo ou pelo manifold de entrada. Mistura rica já é pelo lado do sensor de ar ou pressão de combustível. Se possível, anote a ordem em que os erros diagnosticados apareceram.

    Boa sorte.

    Márcio

  • #9
    Olá, dsamaz, você está com razão. Consultei o site Ford Fleet Maintence e realmente há uma distinção no 8º dígito do VIN - dependendo da classe do veículo (Passenger, SUV, Light Truck, Medium Truck, etc.). Obrigado pela correção.

    Um abraço,

    Márcio

  • #10
    Olá, Vinícius.

    Scanner, com certeza. E um pouco de paciência. Ou então vai continuar trocando tudo o que estiver "um pouco" fora do padrão. Não tô dizendo que as trocas são injustificadas, mas talvez não sejam absolutamente necessárias. Por exemplo: Uma bomba de gasolina que mantenha pressão de 3 BAR (+40PSI) não é de se jogar fora - ela só não está 100%. Você sentiu diferença porque a bomba nova deve estar compensando alguma outra falha. E além da bomba, já foram também um sensor de temperatura e uma sonda lambda, não é?

    Investigue as linhas de vácuo; Limpe os sensores, a válvula de marcha-lenta e o PCV (se não estiver "chacoalhando", retire e limpe com gasolina); Teste o regulador de pressão (vazamento na linha de vácuo compromete o funcionamento do regulador de pressão). A propósito, trocou o filtro de combustível?

    Se eu não tivesse um scanner para vender, te aconselharia a comprar um.

    Boa sorte.

    Márcio

    Citação Postado originalmente por Márcio T Ver Post
    Se eu não tivesse um scanner , faria o seguinte:
    1. Inspecionaria com muito cuidado toda a linha de vácuo, pois é muito comum acontecer de quebrar ou encostar nas áreas quentes e queimar. Tanto a válvula de recirculação de gases quanto o regulador de pressão de combustível tem acionamento por vácuo e qualquer vazamento causa mau funcionamento;
    2. Limparia a resistência interna do sensor MAF com um spray limpa-contatos e a válvula da marcha lenta com WD40;
    3. Verificaria se a bomba de gasolina e regulador de pressão mantém pressão mínima de 40PSI;

    Já se você tiver um scanner disponível, anote os códigos de erro e coloque aqui, p'rá gente discutir os possíveis "culpados". Por exemplo: Mistura pobre deve ser entrada de ar pela linha de vácuo ou pelo manifold de entrada. Mistura rica já é pelo lado do sensor de ar ou pressão de combustível. Se possível, anote a ordem em que os erros diagnosticados apareceram.

    Boa sorte.

    Márcio

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