Boa tarde, pelo horário local, a todos os joteiros e jipeiros. Mais um novo usuário/jipeiro entrando pra "família", mais especificamente dos sofredores... cof... joteiros.

Bom, minha estória começou em 1996 quando meu pai adquiriu o veículo novo 0km. Com o tempo, apenas as manutenções rotineiras foram feitas, somado a falta de mão de obra especializada os problemas mais graves começaram a aparecer aos poucos. Soluções paleativas foram adotadas pela falta de conhecimento específico sobre o jota. Conforme fui pesquisando na internet encontrei várias referências e mais tarde soube do grave estado do projeto comm seus erros de design, etc... Bom não quero entrar no mérito de reclamar, muito pelo contrário. Como todos aqui quero na verdade encontrar soluções definitivas para poder, aos poucos, ter um carro confiável. Bom pulando todo o resto vamos a configuração atual:

Motor XUD-9A (não intercoolado)
Pneus originiais Pirelli Scorpion R16 AT em rodas de aço.
Suspensão original.
Parte elétrica orginal e sistema de arrefecimento tb.
Escapamento direto sem abafador. 8-) (Acho que a maioria aqui nunca deve ter ouvido a barulehira infernal que o XUD produz sem abafador.)
Alternador de Vectra. (O original foi pro saco ainda em 1996.)
Fltro de ar esportivo duplo-fluxo (Em forma de furacão.)
Cabeçote novo. (O antigo teve que ir para o Sul para ser feito a revisão devido a problemas constantes de superaquecimento o que levou a uma fissura no mesmo.)
Troca de óleo do motor e filtro de óleo feita a menos de 200Km. (Praticamente ontem. Também foi adicionado ao óleo um aditivo Pro-Longa, para motores com mais de 50.000Km.)
Trooca da junta por uma nova feito junto a troca do cabeçote. Estou usando a Taranto de 1.7mm.
Vidros elétricos.
Alarme Positron. (Desperdício de dinheiro.) :/

Problemas atuais:

1- Superaquecimento, pra variar.
2- Shimmi/Shimy/Tremedeira/Trepidação/Convulsão/ sei-lá... Muito forte atualmente.
3- Suporte da mola dianteira direita empenado para trás. (Grave)

Bom o que foi citado acima é um breve resumo do "resumo" para começar. Assumi oficialmente a administração do veículo a menos de um mês pois meu pai já não aguentava mais gastar dinheiro e estava prestes a vender.

Continua...