Salve galera,

meu primeiro post nesse sensacional fórum, já lí inúmeros post anteriores e sem dúvida é bastante esclarecedor... parabéns a todos os participantes....

Bom galera é o seguinte:

adquiri recentemente (03/08/2007) meu primeiro 4x4, uma sportage MRDI 96/96 2.0 gasolina, assim que peguei o carro, levei para a oficina que cuidava da minha antiga caminhonete (S10), para fazer uma revisão, 4 dias depois a surpresa:
Correa dentada, tensor da correa, rolamento auxiliar da correa, jogo de velas, filtro de combustível, filtro de ar, correa do alternador, junta coletor admissão, junta retentor TBI, barra direção central, braço auxiliar de direção, balança superior LD, kit embreagem + mão de obra e uma facada de R$ 2500,00.
Beleza, primeira revisão, ninguém sabia como o antigo dono cuidava, peguei o carro, mas não fiquei satisfeito, o carro melhorou, mas ainda não estava bom, engasgando e bebendo mais que eu 4.2km por litro e eu digirindo igual a minha avó, pq se pisar já viu....
Nada do mecânico achar oq era, encontrei esse fórum e lí aqui que alguns fazem 8km na cidade e andando normalmente... putz, me deu vontade de arrastar o mecânico pela cidade inteira amarrado na sportage.
25 depois de o carro sair dessa revisão, ele para, levei em outra oficina e o diagnóstico foi que 1 bico injetor estava travado, carro 2 dias lá e nada de conseguir recuperar o bico, nesse interim fiquei sabendo que a sportage não tinha recebido limpeza nos bicos na primeira revisão e que 3 bicos eram originais mas 1 era adaptado, o bico adaptado é o da Ranger 4.0 (0280150972), também não conseguimos nenhum bico original para suprir a falta do bico com problemas (original), então o mecânico fez alguns testes de vazão, etc, e chegou ao do Omega, Vectra e Santana 2.0 (0280150962), foi feita a mesma adaptação do bico da ranger e instalado, após análise, trocou a Sonda Lambda e junta do coletor de admissão, porém a empresa não possui o conector para rastrear o carro no computador. Existe a suspeita do sensor MAF estar com problemas mas não foi trocado. O carro foi entregue, melhorou mais que na primeira revisão, melhorou o consumo, mas ainda não consegui chegar aos 5,5km por litro....
Preciso de ajuda, sugestão, reza de quem conhece e tem sportage, pq assim num dá, não era isso que esperava do carro, sempre tive vontade ter uma sportage, mas até agora só decepção...

Alegria só uma, troquei a S10 nela pq gosto de descer meu barquinho no rancho e pra chegar lá é um morro enorme, a S10 penava pra descer com o barco (lancha 16pés + motor 6cc e rabeta), subir o morro, só com trator puxando, já a sportage é traçar e subir de boa.... só por isso ainda não vendi esse carro...

Grande abraço a todos e espero trocar muitas informações...

Wender A. Paderes
Uberlândia-MG