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  • #1

    Question Velas Bosch Super 4 - dúvidas




    http://www.bosch.com.br/br/autopecas...as/super4.html

    Alguém aí usa? Foi possível perceber melhorias de desempenho e consumo? E o preço?

    Até!
    [SIZE="3"]André Carvalho
    "There's no replacement for displacement."

  • #2
    Citação Postado originalmente por cmte_carvalho Ver Post
    http://www.bosch.com.br/br/autopecas...as/super4.html

    Alguém aí usa? Foi possível perceber melhorias de desempenho e consumo? E o preço?

    Até!
    eu sei que isso vai gerar polemica, e muita.....
    não recomendo.....
    a unica vantagem é q ela "dura mais".....
    esse negocio de ganho de economia e autolimpeza dela é fria.....
    até pode melhorar um pingo num sistema de ignição deficiente, dai ela facilita o centelhamento, pq ela tem 8 caminhos pra centelha saltar, e vc sabe q eletricidade sempre procura o caminho mais facil,mas nunca o mais facil é o melhor.....

    a e não recomendo o uso em platinado, pq a abertura dos eletrodos dela é em torno de 1mm, isso força o sistema e queima o platinado mais facil.....


    mas gosto é gosto........

  • #3
    Seguinte, já usei essas velas e sinceramente acho a relação custo/benefício ruim, ou seja, não valem o preço para o benefício que a que se propoem.
    Para carros com planinado, não é uma boa, pois a abertura dos eletrodos (gap) é grande, teria que mudar a ignição pra usar uma bobina com maior potência....o que na prática significa optar pela mudança pela ignição eletrônica....
    Em materia de consumo, não notei absolutamente nenhuma mudança significatica, a única melhoria que vi foi a durabilidade (mas não muito maior) e em alto giro o motor tende a falhar menos....de resto, nada muda.
    Detalhe: Não prestam pra quem usa GNV.

    Abs.

  • #4
    Usuário Avatar de Zepi
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    Pq ruim para GNV Leo?
    Minhas velas duram bem menos usando GNV....
    Será que essas, com ignição e bobina forte, não durariram um pouco mais?

    Abs

  • #5
    CAmaRAdas, esse assunto de "velas de múltiplos eletrôdos" foi "dissecado" pelo Sukys no tópico Como aumentar a potência?,
    mais precisamente, nos Post #27 e Post #28, que são - juntos - um verdadeiro tratado sobre Velas de Ignição.

    Mais tópicos, que falam de Velas de 4 - ou mais - eletrôdos:

    - VELAS DE IGNIÇÃO P/ JEEP

    - VELAS PARA OPALA TURBINADO

    []'s

  • #6
    Citação Postado originalmente por Zepi Ver Post
    Pq ruim para GNV Leo?
    Minhas velas duram bem menos usando GNV....
    Será que essas, com ignição e bobina forte, não durariram um pouco mais?
    Zepi, por incrível que pareça a temperatura de ignição do GNV é muito maior que da gasolina...não acreditava quando vi a primeira vez que o Gás Natural não abria chama por exemplo com um a brasa de um cigarro....fiz o teste e é verdade....o que não acontece com a gasolina, bateu pegou....
    Bom, dentro da cÇamara de combustão comprimido, a coisa muda em função da compressão, mas o que faz queimar melhor o GNV é o tamanho da faísca, quanto mais melhor...nessa aí de 4 eletrodos, existe uma melhor garantia de que sempre terá faísca e que "nunca" vai falhar, mas se vc observar a construção física dela, vai ver que a faísca vai ser menor que uma vela convencional......Não é que ela não pode ser usada com GNV, mas acho que é jogar dinheiro fora....Vc disse que as velas duram menos em carros com GNV, isso de uma certa forma está correto, não pq o GNV estraga a vela mais rápido, mas pq ele precisa delas operando com maior eficiência do que com a gasolina....
    Sacou a idéia ?

    Abs.

  • #7
    Usuário Avatar de Zepi
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    sim compreendo,elas duravam menos mas na gasolina elas ainda poderiam ser usadas.Já tinha notado isso.
    Mas é que se essas velas duram mais poderia compensar o seu custo entende?
    Se elas custam o dobro mas duram 3 vezes mais,dá pra pensar...por exemplo.

    Entendeu minha idéia?

    Abs

  • #8
    Citação Postado originalmente por Zepi Ver Post
    sim compreendo,elas duravam menos mas na gasolina elas ainda poderiam ser usadas.Já tinha notado isso.
    Mas é que se essas velas duram mais poderia compensar o seu custo entende?
    Se elas custam o dobro mas duram 3 vezes mais,dá pra pensar...por exemplo.

    Entendeu minha idéia?
    Entendi a minha idéia sim. Eu também cai nesse conto da única vez que comprei....custam o dobro, mas duram 30-50% a mais que as convencionais.
    Não vejo custo benefício nessas velas, a não ser em um carro com o Marea 5 Cil que pra trocar as velas dá um trampo miserável e MO custa uma grana...

    Abs.

  • #9
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    Pessoall

    Usei no meu carro (injetado) e nao houve NENHUMA mudanca, nem consumo nem durabilidade. Paguei mais caro achando que ia ter me.lhora e nao melhorou nada hehehehehe..
    CJ-5 1961 Verde- Gm151S-5m, 35", DH, Winch 9000, HID
    GPW 1942 Ex EB - Gm151S-5m, 33", DH, Ramsey 8000
    Xterra 2004 + Ups

  • #10
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    Citação Postado originalmente por Zepi Ver Post
    sim compreendo,elas duravam menos mas na gasolina elas ainda poderiam ser usadas.Já tinha notado isso.
    Mas é que se essas velas duram mais poderia compensar o seu custo entende?
    Se elas custam o dobro mas duram 3 vezes mais,dá pra pensar...por exemplo.

    Entendeu minha idéia?

    Abs

    Aí é q ta... elas custam 4 vezes mais!
    e eu duvido q durem 3 vezes mais

  • #11
    Usuário Avatar de Zepi
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    Ah bom pessoal... se vcs dizem, eu assino em baixo!hehehehe!!

    Se não duram tanto assim voltemos às velas convencionais!
    Obrigado...esse fórum já me faz economizar horrrores...


    Abs

  • #12
    No site do Sukys (http://www.geocities.com/rsukys/teoria.html), tem algumas coisas interessantes sobre velas vai aí algumas delas:

    Normalmente as velas apresentam um único eletrodo externo. Velas com um número maior de eletrodos não garantem um número maior de faíscas por ciclo mas sim a possibilidade da faísca ocorrer com maior facilidade. Lembre-se que uma descarga elétrica ocorre no percurso que apresentar a menor resistência.
    Com o resultado da combustão tanto o combustível como o óleo lubrificante acabam gerando resíduos sólidos na câmara de combustão, altamente indesejáveis, principalmente se depositados nos eletrodos das velas pois além de aumentarem a resistência elétrica dos mesmos, podem incandescer-se e ocasionar pré-ignição.
    Para diminuir a formação destes resíduos, as velas de ignição são fabricadas com materiais que apresentam uma capacidade de auto-limpeza, que está intimamente ligada a temperatura de funcionamento das mesmas.

    Vale a pena dar uma conferida no site dele... tem muita coisa bacana.
    4X4 Brasil

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