
Postado originalmente por
nzardo
Estimado I Luis Trissimo,
Tal evento cabalistico ocorre devido as diferenças entre o part-time e o full time....

.....qdo vc esta em part-time a grosso modo expricativo, fica como se a viatura não tivesse diferencial central, q faz o papel de '''distribuir''' ...certa porcentagem de tração entre os eixos (Traseiro/Dianteiro).......então a mesma tração q é jogada para o eixo traseiro tambem vai para o eixo dianteiro,, é justamente essa igualdade de torque q deixa a direção dura pa caraiusss......

...por isso q o proprio manuel diz q é para pisos escorregadios e linha reta......uso temporário...i blablaba.....pq se vc vira a direção, como todas as rodas tem o mesmo....digamos... ''giro''.... fica uma bost...e a direção dura.....
Ja na full-time, existe a compensação de torque entre os eixos, o torque do eixo dianteiro é sempre menor o q permite a dirigibilidade da viatura......

.......
O causo do retorno pra 4x2 e a mardita Part-time engatada (na minha só aconteceu uma vez...

).., é pq o engate/desengate da part-time é mecanico e milimetrico, qq folga da alavanca ou da CT pode ocasionar este problema, mas não é nada grave, é só dar uns tranquinhos no acelerador q ela solta ou na pior das hipoteses dar uma rezinha....
Esta é uma expricação simpres sem muitos prolegomenos...
