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Convex Datacenter
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  • #1

    Regulagem do 4x4 da cherokee sport 97




    Galera estou com um problema no meu 4x4 low da ckerokke. Sport 97. Toda hora que coloco o 4x4 low e quero voltar para o 4x2 ele não sai, a alavanca volta, mas percebo que continua no 4x4 hi. Isso só acontece quando coloco no 4x4 low, pois nos outro ele volta normal. A alavanca tem regulagem? O que pode ser?

  • #2
    Explica um pouco melhor a situação, que não entendi muito bem.
    Mas não pode esquecer que quando está em LOW, pra trazer de volta é durinho mesmo....e tem um jeitinho pra coisa....não é força, e sim jeito. Pelo esquema da alavanca, descobri que se fazer força lateral na alavanca pra puxá-la de volta, a coisa vira uma moleza.

    Abs,

  • #3
    Bom dia Leo! O problema não é com a alavanca, pois consigo volta-la para o 4x4 full e o part time e depois 4x2. O problema é que posiciono a alavanca em 4x2 mas da para sentir que o carro não destravou, continua traçado mesmo com a alavanca em 4x2. Isso só acontece quando eu preciso usar o 4x4 low, nos outros 4x4 consigo destraça-lo sem problema algum.

  • #4
    Citação Postado originalmente por alexroch Ver Post
    Bom dia Leo! O problema não é com a alavanca, pois consigo volta-la para o 4x4 full e o part time e depois 4x2. O problema é que posiciono a alavanca em 4x2 mas da para sentir que o carro não destravou, continua traçado mesmo com a alavanca em 4x2. Isso só acontece quando eu preciso usar o 4x4 low, nos outros 4x4 consigo destraça-lo sem problema algum.

    Alex, quem sabe tem solução em um dos manuais de serviço, www.freitasarato.com.br/xj.html, tem um exclusivo da caixa de transferência.

    Tem um outro fenômeno ainda por ninguém explicado, é o seguinte: depois que se usa o 4x4 e se volta para 4x2, alguma coisa "prende" no diferencial da frente, de tal forma que mal dá para esterçar, fica preso, "raspa" tudo, parace um moedor de carne.

    Basta dar um tempo parado que tudo solta e volta ao normal; já aconteceu comigo, com outras pessoas, mas ainda não temos a explicação do fenômeno, que, ainda bem, se resolve sozinho.

  • #5
    Luís, sabe que lembro mesmo de alguém ter reclamado disso por aqui tbém, mas não lembro quem foi....
    Diferencial, não poder ser neste caso, pq o dianteiro é simples....talvés alguma coisa na T-case....mas não consegui visualizar ainda....

    Eu nunca tive isso na minha....e mesmo não usando ela pra off-road direto, sempre que pego uma terrinha, eu engato o 4x4 Part e o Low só pra estar sempre avaliando o sistema....

    Vai entender....

    Abs,

  • #6
    Citação Postado originalmente por Leo - Beethoven Ver Post
    Luís, sabe que lembro mesmo de alguém ter reclamado disso por aqui tbém, mas não lembro quem foi....
    Diferencial, não poder ser neste caso, pq o dianteiro é simples....talvés alguma coisa na T-case....mas não consegui visualizar ainda....

    Eu nunca tive isso na minha....e mesmo não usando ela pra off-road direto, sempre que pego uma terrinha, eu engato o 4x4 Part e o Low só pra estar sempre avaliando o sistema....

    Vai entender....

    Abs,
    Também acho que não seja o diferencial, embora o barulho de raspação seja lá na frente e, ooutro sintoma, quando acontece, não dá para fazer curvas rápidas, aliás a direção não esterça direito, tem que ir bem devagar (como muitos podem gostar, ui). Sei lá, talvez seja a saída da TCase para frente que "trave" ou tente travar o cardã ? vai saber.

    Já vi uma recomendação no manual da Pajero GLS-B, acho que era 1999, que em certa configuração de tração o carro corria o risco de não fazer curvas direito. Mas não lembro direito o que era isso.

    Comigo aconteceu duas vezes, o susto só foi na primeira (como muitos podem gostar, ui), na segunda já havia expeiência! Espero que haja a terceira.

  • #7

    Talking

    Estimado I Luis Trissimo,

    Tal evento cabalistico ocorre devido as diferenças entre o part-time e o full time.........qdo vc esta em part-time a grosso modo expricativo, fica como se a viatura não tivesse diferencial central, q faz o papel de '''distribuir''' ...certa porcentagem de tração entre os eixos (Traseiro/Dianteiro).......então a mesma tração q é jogada para o eixo traseiro tambem vai para o eixo dianteiro,, é justamente essa igualdade de torque q deixa a direção dura pa caraiusss.........por isso q o proprio manuel diz q é para pisos escorregadios e linha reta......uso temporário...i blablaba.....pq se vc vira a direção, como todas as rodas tem o mesmo....digamos... ''giro''.... fica uma bost...e a direção dura.....

    Ja na full-time, existe a compensação de torque entre os eixos, o torque do eixo dianteiro é sempre menor o q permite a dirigibilidade da viatura.............

    O causo do retorno pra 4x2 e a mardita Part-time engatada (na minha só aconteceu uma vez...).., é pq o engate/desengate da part-time é mecanico e milimetrico, qq folga da alavanca ou da CT pode ocasionar este problema, mas não é nada grave, é só dar uns tranquinhos no acelerador q ela solta ou na pior das hipoteses dar uma rezinha....

    Esta é uma expricação simpres sem muitos prolegomenos...

  • #8
    Citação Postado originalmente por nzardo Ver Post
    Estimado I Luis Trissimo,

    Tal evento cabalistico ocorre devido as diferenças entre o part-time e o full time.........qdo vc esta em part-time a grosso modo expricativo, fica como se a viatura não tivesse diferencial central, q faz o papel de '''distribuir''' ...certa porcentagem de tração entre os eixos (Traseiro/Dianteiro).......então a mesma tração q é jogada para o eixo traseiro tambem vai para o eixo dianteiro,, é justamente essa igualdade de torque q deixa a direção dura pa caraiusss.........por isso q o proprio manuel diz q é para pisos escorregadios e linha reta......uso temporário...i blablaba.....pq se vc vira a direção, como todas as rodas tem o mesmo....digamos... ''giro''.... fica uma bost...e a direção dura.....

    Ja na full-time, existe a compensação de torque entre os eixos, o torque do eixo dianteiro é sempre menor o q permite a dirigibilidade da viatura.............

    O causo do retorno pra 4x2 e a mardita Part-time engatada (na minha só aconteceu uma vez...).., é pq o engate/desengate da part-time é mecanico e milimetrico, qq folga da alavanca ou da CT pode ocasionar este problema, mas não é nada grave, é só dar uns tranquinhos no acelerador q ela solta ou na pior das hipoteses dar uma rezinha....

    Esta é uma expricação simpres sem muitos prolegomenos...

    Falou e disse amici Niltinho, assim que acertar a suspensão, hoje já de bunda levantada, vou testar esse tar de partime, oras bolas.

  • #9
    Zardo, eu pensei a mesma coisa qie vc, mas como esplicaria não virar a direção ?

    Luís, esse fato de não virar a direção, isso com o carro parado ou andando ?
    Se for andando, e no asfalto, com certeza é pq não saiu do Part Time como o Zardo disse. Se for parado...sei lá, danou-se....Só de CSI pra descobrir mesmo.

    Abs.

  • #10
    Citação Postado originalmente por Leo - Beethoven Ver Post
    Zardo, eu pensei a mesma coisa qie vc, mas como esplicaria não virar a direção ?

    Luís, esse fato de não virar a direção, isso com o carro parado ou andando ?
    Se for andando, e no asfalto, com certeza é pq não saiu do Part Time como o Zardo disse. Se for parado...sei lá, danou-se....Só de CSI pra descobrir mesmo.

    Abs.
    é com o carro andando, em linha reta nem faz o tal barulho e raspação; se for isso, digo que não entendo qual a função efetiva do partime.... ok,ok, a explicação do manual sei de cor e salteado, mas digam para mim, a verdade somente a verdade nada mais que a verdade!!!

  • #11
    Luís, é isso mesmo....então é apenas o Part Time que não está desengatando direito. O Nzardo até falou da regulagem.

    O Part Time é pra rodar somente na terra, lama....se rodar no asfalto vai fazer isso mesmo. Vc até pode rodar em Full-Time na lama, mas se levantar uma roda sequer, vc perde muita tração, pq o bloqueio 70% de fábrica não ajuda muito.....Então é Part-Time mesmo na terra e se quiser, full time no asfalto.

    Abs.

  • #12
    Citação Postado originalmente por Leo - Beethoven Ver Post
    Luís, é isso mesmo....então é apenas o Part Time que não está desengatando direito. O Nzardo até falou da regulagem.

    O Part Time é pra rodar somente na terra, lama....se rodar no asfalto vai fazer isso mesmo. Vc até pode rodar em Full-Time na lama, mas se levantar uma roda sequer, vc perde muita tração, pq o bloqueio 70% de fábrica não ajuda muito.....Então é Part-Time mesmo na terra e se quiser, full time no asfalto.

    Abs.
    mas, com o tar de partime não posso fazer curvas? só dá para usar em lama, lama? qual a vantagem se posso usar o fulltime direto? em que condição haveria vantagens de usar o partime/

    aliás, esse sistema partime não seria parecido com o das Ecosport? 4x4 sob demanda? só que nesse caso usa direto e a opção 4x4 direta usa somente nas condições mais severas.

    calma ai, não tenho Ecosport 4x4 não. só li a respeito.

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