
Postado originalmente por
themoteo
Estive lendo todas as mensagens desse tópico e, embora não tenha domínio sobre o assunto, resolvi dar minha opnião. O que tenho percebido é que as comparações estão sendo feitas em máquinas distintas. lembro de uma mensagem que chamava um motor com 2,3L 150CV e 22Kgf.m de raquitico frente à um 3.0 TD que tem 163CV e 35Kgf.m. Ora, teriamos que comparar 3.0 D com 3.0 G. Ou seja, para que seja posísvel um carro à Diesel ter mais potência que um a gasolina, é preciso de um motor maior, quase 50%. Colocar um turbo e um intercooler(que com certeza é dos fatores que encarecem os carros Diesel). Então, para poder comparar vou usar dados do Grand Vitara que disponibilizava as duas versões D e G com a mesma cilindrada. Um GV 2.0 TD 2001 pot 87CV 17Kgf.m custava em jan/06 em torno de R$ 50.000,00. Já o GV 2.0 Gas 2001 pot 128CV 22Kgf.m custava algo de R$ 35.000,00 . Desta forma com certeza não é pela potência/torque do carro que estamos pagando a mais.
Se tirarmos o turbo e intercooler dos carros à diesel, qual seria um outro fator que contribuiria para elevar seus preços? Não acredito que a redução do custo do combustível tenha impacto no seu preço de custo, poderia apenas ser usado como fator de marketing...
Algumas pessoas falam de menor custo de manutenção...lenda ou realidade?Mesmo que seja verdade, esta característica não impactaria no custo de fabricação, mas apenas no mercado.
Bem, gostaria muito de ouvir(ler) alguma justificativa balizada.